Molly Assediada


Recommended Posts

é assim, desde que mudei a iluminação do aquário as mollys andam estranhas. tenho 4 machos atrás da mesma molly dálmata e não a largam ela está a ficar cada vez mais exausta e já não sei o que fazer, dois desses machos só tem 2cm mas também não a largam, andam os 4 uns atrás dos outros atrás da fêmea. o problema é que eu não tenho falta de fêmeas no aquário porque devo ter mais umas 5 ou 6, mas eles não demonstram interesse absolutamente nenhum por elas, apenas gostam da dálmata. A dálmata duvido que aguente muito mais tempo nesta situação porque nota-se mesmo que está cansada. de momento tenho as luzes todas apagadas para ver se acalmam, mas isto não pode continuar assim, tem alguma sugestão? é que isto nunca me tinha acontecido, acho que é muito estranho só andarem, atrás da dálmata talvez com a nova iluminação gostem mais das cores dela.... não consigo encontrar explicação...... :P

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Experimenta aumentar o número de fêmeas de forma a perfazer um ratio perfeito de 1:2 (1 macho para 2 fêmeas), ou então aumenta a vegetação no teu aqua de forma a que a fêmea tenha mais esconderijos, ou ainda....faz as duas coisas ao mesmo tempo :P:) .

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas já tenho as duas coisas..... o problema é que eles não ligam nenhuma ás outras, e ela ainda se esconde nas plantas e tenta despistá-los a passar lá pelo meio, mas como são muitos descobrem-na logo e voltam a atacar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas marta

espero k para alem disso esteja tudo bem

olha, aparentemente não vejo solução para tal comportamento com os machos

só posso dizer que isso tambem dá nos humanos, que podemos fazer?

quais as dimensões do teu aqua? e o nº de individos?

pode ser a falta de espaço que atrapalhe a fuga da femea

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olha lembrei-me de outra hipótese: se tiveres espaço, separa os machos das fêmeas por uma semanaisso deve servir para estimula-los para a reprodução, de tal modo que quando os introduzires no aqua eles vão "distribuir o mal pelas aldeias", deixando se de focar numa só fêmea para distribui as suas atenções por todas elas. Atenção que isto não é nenhum método comprovado, é apenas uma ideia que acabei de ter :P

 

Cumps

Editado por Bangai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, mas visto que eles agora apenas se interessam por ela... se eu os separasse, depois quando voltasse a junta-los podiam ainda andar mais atrás dela do que o que já andam agora.. é que alguma coisa eles vêem nela...

só se eu separa a fêmea, assim enquanto aquela fêmea tivesse "de férias" eles tinham de se entreter com as outras, então quando as "férias" dela acabassem e a pusesse no aqua outra vez talvez eles já tenham as atenções mais distribuídas porque tiveram de se habituar ás outras. a tua ideia até foi boa.... talvez faça isso se não houver mais nenhuma boa sugestão, mas só a vou poder por no outro aqua amanha porque não tenho termómetro cá em casa para medir a temperatura do outro aqua

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas marta

espero k para alem disso esteja tudo bem

olha, aparentemente não vejo solução para tal comportamento com os machos

só posso dizer que isso tambem dá nos humanos, que podemos fazer?

quais as dimensões do teu aqua? e o nº de individos?

pode ser a falta de espaço que atrapalhe a fuga da femea

 

 

o aqua tem 60cm (50litros). confesso que está a ficar um bocadinho sobrelotado :P tenho noçaão disso, mas não posso fazer muito.... adultos e bem granditos tenho 2 guppys, 2 mollys dálmata, 2 mollys balão e uma platy. o problema é que tenho bastantes pequenotes entre os 3,5cm e 1cm(cerca de 20, e alguns já se andam a atirar a dálmata de 7cm!!!), estava a espera que o outro aquário acabasse de ciclar para os por lá, depois vou ter de acabar por vende-los porque para se reproduzirem parecem ratos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação às mollys a temperatura não é o maior dos seus problemas :P . Se os valores forem identicos aos do aqua onde ela está a temperatura não é um grande problema (digo isto baseado no artigo http://www.viviparos.com/Fichas/P%20sphenops.htm no qual dá para veres a tolerância das mollys à temperatuda da água :) ). Já agora, essa molly é do mesmo tamanho que as tuas outras fêmeas?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, como é dálmata é maior que a balão e as outras fêmeas ainda estão em crescimento. Mas eles nunca ligaram muito a esta fêmea, agora de repente não saiem de cima dela....

pois mas eu não faço a mínima ideia da temperatura a que o outro aqua está, tanto pode estar a 30º como a 25º... não sei mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já vi o artigo e já vi que toleram mesmo grandes temperaturas, mas acho que não há necessidade de fazer isso, até porque essas não são de todo temperaturas aconselháveis para ela. Vou esperar até amanhã, compro um termómetro e regulo melhor a temperatura do aqua para depois a por lá. hoje não há problema porque se continuar com a luz apagada não acontece nada (acho eu...)

obrigada :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Realmente não é muito aconselhável fazê-las passar por uma mudança desse tipo a nível de temperaturas, mas dei-te o tal artigo mais por caso tu visses que era realmente necessário mudá-la de um aqua para o outro com urgência e tivesses algum tipo de receio que tivesse um risco elevado para a saúde da tua molly ;)

Acho que se não tens certeza de se os machos andam a assediar a tua fêmea durante a noite (isto assim até parece uma cena de crime :rainbowafro::):lol: ), devias confirmar se tal acontece :):?

De nada, sempre às ordens bigsmile

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ás vezes as coisas mais obvias são aquelas em que não reparamos!!!

finalmente percebi porque é que ela estava tão cansada e quase imovel no fundo do aquário, estava a ter filhotes ;) :D :D e como já estava muito cansada os machos tinham mais facilidade em presegui-la...

a barriga dela nem estava muito grande, mas suponho que tenha tido bastantes, quando cheguei ao quarto deveriam haver cerca de 30, vi alguns que não fugiam a serem comidos e enquanto apanhava alguns para por dentro da maternidade metade desses 30 forma comidos,porque os peixes mais pequenos infiltravam-se por entre as plantas para caçarem os recem nascidos. é a lei da vida, também não podia ficar com todos porque não tenho muito espaço. mas mesmo assim ainda tenho cerca de 14 na maternidade todos contentes :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Realmente, é sempre a última coisa de que nos lembramos quando isso acontece :P .

Já agora: cheerscheers avó (salvo seja :lol: )!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ás vezes as coisas mais obvias são aquelas em que não reparamos!!!

finalmente percebi porque é que ela estava tão cansada e quase imovel no fundo do aquário, estava a ter filhotes :lol::P :D e como já estava muito cansada os machos tinham mais facilidade em presegui-la...

a barriga dela nem estava muito grande, mas suponho que tenha tido bastantes, quando cheguei ao quarto deveriam haver cerca de 30, vi alguns que não fugiam a serem comidos e enquanto apanhava alguns para por dentro da maternidade metade desses 30 forma comidos,porque os peixes mais pequenos infiltravam-se por entre as plantas para caçarem os recem nascidos. é a lei da vida, também não podia ficar com todos porque não tenho muito espaço. mas mesmo assim ainda tenho cerca de 14 na maternidade todos contentes cheers

 

 

Ola Marta

 

Nao te preocupes com os machos atraz da femea isso é normal pois eles ja sabian que ela ia ficar novamente pronta para acasalar .

Depois de ela ter as crias eles ainda vao andar atraz dela mais um dia ou dois , mas depois isso passa .

Comigo acontece o mesmo mas no fim volta tudo ao normal

 

Boa sorte com as crias cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez um dia........

loooooool

por agora não, quando o aquário ficar giro eu ponho fotos dele aqui no fórum

(tradução: e melhor esperares sentado cheers )

 

'Brigado pela dica cheers

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tão com um belo aspecto! Agora já sabes é náupios pa cima, e daqui a uns mesinhos já estão jeitosas pa se reproduzirem cheers !

Mas olha que a ideia do Mendez não tá mal pensada não...será que se formos muitos a pedir tu metes cheers ?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mas tens vergonha porquê? Não tem as plantas no sitio, está muito espartano, não tem organização, rezumidamente, é um aqua comum sem grandes cuidados? Não tens nada que ter vergonha do teu aqua. O meu não tá nada de especial (tou para aqui a dar bitates quando eu também não meto aqui as fotos do meu aqua :| ), por isso o teu não pode ser pior que o meu :) , mas apesar disso não tenho vergonha do mê aqua :D .

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olha o meu tem areão e tá na fase de inicio de uma tentativa de fazer uma parede de musgo de java (inda só se vê rede). Mas olha que meto :) (já agora, comé que se metem as fotos aqui no fórum :| , é que nunca reparei/pensei muito nisso).

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso o www.imageshack.us ou .com nem sei... É o 1º quando no google se escreve image shack

 

 

Nem precisa registo e permite aumentar o tamanho da foto. Assim que acaba o upload, tem logo o link, que é só copiar e postar aqui. Diz lá "hotlink for foruns"

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais