scythe Publicado Março 19, 2004 Publicado Março 19, 2004 Boas ppl, Vou fazer mais uma daquelas perguntas de beginner. Qual é a melhor ordem para colocar a matéria filtrante no filtro? Tenho daquela lã esquesita, umas pedrinhas pequenas, ceramica e uma esponja. A água circula de cima para baixo. Como devo então colocar a matéria filtrante? Citar
Visitante Publicado: Março 19, 2004 Publicado: Março 19, 2004 Viva, De cima para baixo: esponja,lã,ceramica, pedras ou esponja,ceramica,lã,pedras Citar
Mónica Nunes Publicado: Março 19, 2004 Publicado: Março 19, 2004 Mas o kie essas tais pedras? Será k é 1 substrato filtrante da eheim? Citar All the pretty things are going to hell!!!
scythe Publicado: Março 19, 2004 Autor Publicado: Março 19, 2004 Sim deve ser isso. Já vinha no aquario qd a minha progenitora o comprou! Thx ppl Citar
p.moreno Publicado: Março 20, 2004 Publicado: Março 20, 2004 boas , eu fazia assim de baixo para cima: -esponja,ceramica,lâ sintetica, essas bolinhas,que suponho sejam de argila refractaria,e uma camada final de la sintetica abraço Citar
Pedro Borges Publicado: Março 20, 2004 Publicado: Março 20, 2004 Olá, Antes de mais deixa-me estranhar a água correr de cima para baixo no filtro. Pensei que já nenhuma marca cometia esse erro (a não ser que seja um seco-húmido)... enfim. A ordem deve ser a seguinte à passagem da água: 1º Massas filtrantes biológicas (pedras e cerâmicas... são a mesma coisa) Necessitam de oxigénio e degradam a matéria orgânica, devem apanhar com a "porcaria" 2º Esponja grossa, para uma primeira filtragem mecânica, não deixando as partículas grandes chegar à massa filtrante "fina". 3º Esponja fina, ou lã de vidro, para a última e mais apurada filtragem mecânica. Portanto se no teu filtro realmente a água "cai"... então deves colocar a esponja fina, depois a esponja grossa e por último em cima de tudo as massas para fixação bacteriológica. Atenção pessoal, isto não é dominó! não há duas maneiras de fazer a coisa correctamente. Todas as sequências possíveis funcionam, mas com menor eficácea do que a correcta. Abraço, Pedro Citar 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Recommended Posts