Recommended Posts

Publicado

Boas ppl,

Vou fazer mais uma daquelas perguntas de beginner.

Qual é a melhor ordem para colocar a matéria filtrante no filtro? Tenho daquela lã esquesita, umas pedrinhas pequenas, ceramica e uma esponja. A água circula de cima para baixo. Como devo então colocar a matéria filtrante?

Publicado:

Viva,

De cima para baixo:

esponja,lã,ceramica, pedras

ou

esponja,ceramica,lã,pedras

Publicado:

boas ,

eu fazia assim de baixo para cima:

-esponja,ceramica,lâ sintetica, essas bolinhas,que suponho sejam de argila refractaria,e uma camada final de la sintetica

abraço

Publicado:

Olá,

Antes de mais deixa-me estranhar a água correr de cima para baixo no filtro. Pensei que já nenhuma marca cometia esse erro (a não ser que seja um seco-húmido)... enfim. :?

A ordem deve ser a seguinte à passagem da água:

1º Massas filtrantes biológicas (pedras e cerâmicas... são a mesma coisa)

Necessitam de oxigénio e degradam a matéria orgânica, devem apanhar com a "porcaria"

2º Esponja grossa, para uma primeira filtragem mecânica, não deixando as partículas grandes chegar à massa filtrante "fina".

3º Esponja fina, ou lã de vidro, para a última e mais apurada filtragem mecânica.

Portanto se no teu filtro realmente a água "cai"... então deves colocar a esponja fina, depois a esponja grossa e por último em cima de tudo as massas para fixação bacteriológica.

Atenção pessoal, isto não é dominó! não há duas maneiras de fazer a coisa correctamente. Todas as sequências possíveis funcionam, mas com menor eficácea do que a correcta. :?

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!