Discu Com Ténias Urgente


joao costa

Recommended Posts

olá pessoal, ontem aconteceu uma cena muito caricata, o meu azul turqueza expeliu uma ténia, esta tinha 8cm, erta gigante, agora o que me está a preocupar é que já lhe tinha feito pelo menos dois tratamentos com flagyl á cerca de tres meses e nunca tinha dado sinais de ter um bicharoco daqueles dentro dele , até pq come muito bem e é bastante activo.

 

voltei ontem a misturar flagyl na comida , vamos lá ver se ainda tem lá mais alguma coisa...

 

uma questao , como é o ciclo reprodutor das ténias, deixam ovos ou outros vermes no hospedeiro????

pq é que o discu a expeliu dado que as ténias alimentam-se no interior do sistema digestivo?????

 

até me assustei ver o gajo a (palavra censurada) uma cena daquelas, até deixou que eu aspirasse a ténia com o sifao do cu do gajo ...

 

estou a aplicar flagyl na alimentaçao toda, desfaço um quarto de comprido e lquidifico-o com água para poder ser absorvido pelos alimentos...... os gajos comem todos muito bem e têm as cores 5 estrelas.

 

mas aí está a razao pela qual ele nao se estava a desenvolver como os outros em termos de crescimento, a ténia estava a ficar-lhe com o alimento todo

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

granulado jbl, para discus

artemia congelada

flocos omega one

e papa para discus, coraçao de boi com espinafres ,gambas, alho e complexo vitaminico

 

e aplico-lhes vitaminas esha optima

 

é muito estranho.......

 

como se processa o ciclo de reproduçao das ténias????

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

para tratares isso tens que ir á farmácia e compras tenilvet

que é o medicamento que se dá aos cães e gatos para desparasitar

serve para lombrigas e ténias

 

obs:no entanto deves aguardar mais uns dias porque se a ténia saiu toda o peixe ficou limpo

a reprodução da ténia faz-se por aneis ou seja a ténia mãe que está dentro do hospedeiro

está agarrada ao intestino do mesmo por meio de uma boca tipo a da lampreia (boca circular cheia de dentes tipo anzol de pesca)

tem um corpo anelidio que vai deixando largar por segmentos quando o hospedeiro caga as fezes vem acompanhadas de alguns desses aneis que ao serem engeridos por outros seres desenvolvem-se novas tenias e assim o ciclo continua

quando se dá o caso de se soltar a ténia toda á prior interrompe-se o ciclo dado que não subrevive muito tempo sem a dependencia do seu hospedeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao posso estar descansado????

a ténia deixando o hospedeiro interrompe o ciclo reprodutivo?? é isso???

é assim acho que ela saiu toda , pois quando a observei tinha um lado mais gordo que o outro e toda ela mechia , nadava livremente no garrafao para onde foi sugada, e duvido que haja mais, pois faço tpas de 30% de 3 em 3 dias e faço-as aspirando o areao com o sifao e por vezes com o auxilio de um aspirador a pilhas.......

 

a gaja foi sugada directamente do cu do hospedeiro para o garrafao , atravéz do sifao, e o peixe até parecia estar a agradecer o facto de eu lhe estar a tirar aquela cena bué comprida, 8 cm é fruta, ela já lá devia estar a muito tempo, para se desnvolver dessa maneira......

entao o flagyl não resulta???? né???

e convem comprar o tenilvet , né????

entao como é que se aplica o tenilvet?????

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tênias são vermes platelmintos, parasitas intestinais do homem, de corpo achatado como uma fita. Os seus hospedeiros intermediários são o porco, no caso da "taenia solium", o boi no caso da Taenia saginata e os peixes no caso do Diphyllobothrium latum. Além de ser o hospedeiro definitivo, quando tem o lúmen do intestino parasitado, (de forma quase sempre benigna) causando a doença Teníase, o homem, também pode se tornar hospedeiro intermediário sendo acometido por uma doença mais grave, a Cisticercose

Diphyllobothrium latum é a "tênia do peixe", causadora da difilobotriose ou esparganose. Os ovos (1), na água limpa, liberam coracídios que são ingeridos por pequenos artrópodes; os artrópodes são ingeridos por peixes, e as larvas procercóides infestam o organismo do peixe e, se esse for ingerido por um peixe maior, o maior infestar-se-á. A infecção humana se dá pelo consumo de peixe cru contendo esparganos. No homem, o verme adulto (2) se localiza no jejuno, e mede entre 3 a 15 metros de comprimento (é o maior cestódeo que pode parasitar o homem). Entre as manifestações clínicas, pode ocorrer dor epigástrica, dor de fome, anorexia, náuseas, vômitos, astenia, perda de peso, eosinofilia. Uma complicação peculiar dessa helmintose é a anemia perniciosa (anemia hipercrômica macrocítica), pois o parasito adulto tem a capacidade de absorver intensamente a vitamina B12 no intestino do hospedeiro. Contudo, esta infecção pode ser assintomática. O diagnóstico consiste em observação dos ovos nas fezes do paciente. A prevenção se faz pelo cozimento adequado dos peixes, dar destino higiênico aos excretos humanos, inspeção do pescado e congelamento adequado dos peixes nos frigoríficos.

Taenia saginata

[Recentemente reclassificada como Taeniorhyncus saginata]

 

 

Proglótide de T. saginata

Há também a tênia saginata, cujo hospedeiro intermediário não é o porco mas o boi. No caso da tênia saginata o homem pode ser apenas hospedeiro definitivo, diferente do que ocorre com a tênia solium. As proglótides são eliminadas individualmente e fora das evacuações, forçando o esfíncter anal do portador. Esta espécie está disseminada mundialmente e o número de portadores humanos está estimado entre 40 e 60 milhões. T. saginata pode atingir até 10m de comprimento.

 

 

A carne de vaca mal passada é a origem da infecção com T. saginata

A T. saginata tem quatro ventosas mas não tem ganchos no escoléx, o que a diferencia da T. solium.

A T.saginata asiatica é uma subespécie que infecta também o porco, causando cistos infecciosos no seu fígado.

[editar] Diphyllobothrium latum

 

 

O peixe de água doce mal passado é a origem das infecções com D. latum

Esta tênia tem até 10m de comprimento. O seu ciclo de vida é complexo e tem dois hospedeiros intermediários, os crustáceos e os peixes de água doce. Nos peixes se fixam de forma semelhante às outras tênias, e se o peixe infectado for consumido por outro peixe, migra para o músculo deste último, refixando-se. Os humanos são infectados se consumirem peixes de água doce crus ou mal-passados que contêm a tênia. Os ovos são excretados nas fezes e se alcançarem a água doce, eclodem liberando um miracídio (forma minuscula ciliada móvel). Os miracídios nadam até encontrarem um pequeno crustáceo (géneros Cyclops e Diaptomus), no qual se alojam, assumindo a forma de larva. Esta forma é infecciosa para o peixe que se alimenta dos crustáceos. No peixe invade os tecidos e se fixa no músculo.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da teníase intestinal é feito pela obervação dos ovos ou proglótides nas amostras fecais, observadas ao microscópio óptico, O diagnóstico da cisticercose é por imagiologia (TAC) com confirmação pela análise de biópsia de tecidos afectados. A distinção entre as duas espécies quase nunca é necessária mas pode ser feita pela técnica de reconhecimento de ADN, a PCR.

O tratamento da teníase intestinal é feito com fármacos antiparasíticos como a nitazoxanida, o praziquantel ou o mebendazole. Na cisticercose são usados praziquantel e corticorticóides.

 

 

 

 

estes excertos foram retirados de http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnia

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas se sabias isso tudo porque é que perguntaste isto

 

 

é muito estranho.......

 

como se processa o ciclo de reproduçao das ténias????

 

 

 

 

o tenilvet tem por prencipio activo o praziquantel

a aplicação faz-se da mesma maneira do flagyl

NO ENTANTO se fosse a ti observava os peixes durante uns dias até teres a certeza que continuam a sofrer da doença

PORQUE pode-se ter dado o caso que com o tratamento que fizeste com flagyl tenhas resolvido o problema NÉ???????? ;):puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas zé

obrigado por tudo

olha eu não sabia isto tudo, estes conhecimentos foram adquiridos no site wikipedia a seguir ao teu post, e postei essa info toda para que alguem tenha ou que venha a ter animais com este problema poder atacar o mal .....

 

pelo quevejo és um grande entendido nesta matéria, já tiveste com este problema?????

 

olha em relaçao ao meu discu o gajo parece limpo ,mas parece que tem ainda algo á porta do anus , tipo branco, é assim, a tenia pode nao ter saido toda, ou entao o animal esta a revelar o seu porte masculo, pois por momentos penso que seja isso até pq o gajo esta a tornar-se maisagrssivo para com os outros, principalmente com o vermeho turqueza que desconfio ser uma femea....

mas como dizes vou esperar...... mas para evitar infecçoes bacterianas vou continuar o flagyl via oral

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi adquiri um medicamento na farmacia, chama-se drontel , contem 230mg de ebonato de parintel e 20mg de praziquantel...... gostaria de saber se é apropriado, e se a sua composiçao é semelhante ao tenil-vet??????

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

os gajos já estam desparasitados, tratei os com Tremazol da Sera, o Antigo Moneol da Alpha biocare, estou muito satisfeito, após 24h o que libertou a tenia, voltou a libertar outra , já morta..... o tremazol é constituido por praziquantel, 7,47 g por 100ml..... pelo que me pareceu, tanto tratou a infestaçao de tenias com tb tratou possiveis parasitas da pele nao visiveis a olho nu, já que os gajos se deixaram de coçar.....

 

 

Tremazol...... Recomendo

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, o medicamento custou ceca de 16euros e tal, carote, mas dá para montes de vezes, espero nao utilizar mais, mas nunca se sabe.

 

Comprei numa loja em alges , creio que a maior parte dos vendedores que têm produtos da Sera devem vender....

apesar de ter ido á megapet em alcoitao e nao tinham, pq o produto foi lançado este ano....

 

este produto nem sequer é produzido pela Sera, é da Alpha Biocare, mas a alpha vendeu a patente á Sera.....

 

este medicamento é só vantagens pois tb cura de parasitas das guleras... o pior é que se tem de fazer tpas brutais após 6 horas do inicio do tratamento

 

A loja chama-se D'Estimaçao quase ao lado dos bombeiros de alges, quase em miraflores, á frente do polidesportivo

Editado por joao costa

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Eu não percebo nada de discos, só relativamente de ténias, graças as minhas aulas interessantissímas de microbiologia e parasitologia que tive o (des)gosto de assistir com essa bicharada toda.

Para além do testamento super esclarecedor já postado com todos os promenores das diferentes ténias há uma coisa que acho que tens que ter em conta...

Não sei se é assim também para a subespécie que afecta os peixes ou se é só na ténia que afecta o ser humano (mas é possível, informa-te, porque elas têm estruturas semelhantes), mas a desparasitação não resolve totalmente o problema.

Sabes, é que, por exemplo, se tu tiveres uma ténia, ela cresce dentro do teu organismo (no intestino) até ser suficientemente grande para te provocar sintomas. Quando isso acontece e tu fazes a desparasitação com o Flagyl e o que acontece é que eliminas a ténia com as fezes mas a cabeça dela continua agarrada.

Isto é uma cabeça de ténia:

 

62-taenia-taenifornis.jpg

 

Tem aqueles ganchinhos na ponta?.... Fica sempre no organismo do hospedeiro.

Estes têm duas soluções: ou fazem desparasitação periódicamente (que com o passar do tempo pode perder a eficácia...) ou removem-na cirurgicamente (que é a unica forma de deixarem de ter ténia de vez...).

 

A ténia tem um ciclo de vida haplonte - é assexuada: reproduz-se 'espontaneamente' (sozinha, a maluca...). Tu retiras o corpo fica lá a caebça que com o passar do tempo reproduz-se e 'ganha' outro corpinho que vai crescendo até produzir sintomas outra ves e por ai fora....

 

É a porcaria de uma dor de cabeça!....

De qualquer maneira tenta informar-te em sites de microbiologia... pode ser que não seja nada disso ;) MAS.........

 

Não sei se o teu peixinho se livra assim com desparasitante dessa coisa.... Só para avisar :puppydogeyes:

(e é melhor teres cuidade com os outro peixes, nas fezes dos portadores podem sair óvulos do parasita que eles podem ingerir e.. bem.. o resto já sabes, não e? :S)

 

Mas há-de haver alguém que saiba mais disso do que eu :P

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, as dosagens dependem daquilo que se trata,

 

 

Tremazol

Sera Tremazol (formerly Moneol) is a ready-to-use solution to ;) parasitic flatworm infections with aquarium fish. The drug ensures quick therapeutic success and is well tolerated by the fish.

 

General signs of an infection with parasites are scratching against decorative objects in the aquarium, jammed fins, rapid breathing, feeding reluctance and slimming, reduced mobility, and darkening of colours. If the fish are affected by gill worms they breathe rapidly, in some cases one gill cover is raised more than the other one. An infection with skin worms is typically diagnosed by the fish holding back the tail fin and scrubbing against decorative objects in the aquarium. In case of tapeworm and scale worm infections the fish usually lose weight.

 

If the fish are affected by gill worms add 1 ml Sera Tremazol per each 15 litres of tank water. Pour the substance from the dosing mug into the water spreading it all over the surface and stir it quickly by means of a spoon or stick. At least 80% of the water must be replaced about 8 hours after the treatment. If the water gets dull before, do the water change immediately. Carry out a second treatment with subsequent water change after 8 days. Two treatments each will be necessary to cure gill worms, as these parasites produce eggs in which the embryos cannot be reached by the pharmaceutical substances.

 

 

Tremazol 25ml

 

 

 

 

 

Fresh water and marine aquariums

 

The second treatment hits the then hatched worms, too. In case of skin worm, tapeworm and scale worm infections give 1 ml Sera Tremazol per each 20 litres of water into the tank. A single treatment will be sufficient for skin worms, which do not produce eggs, and for tapeworms and scale worms.At least 80% of the water must be replaced about 6 hours after the treatment. Tremazol was formerly known as Alpha-Biocare Moneol.

 

 

este medicamento mata os bichinhos, e eles sao expelidos pelo hospedeiro, eu por exemplo, ontem testemunhei o meu discus e deitar fora pelos menos + 5 tenias, e á noite estava a largar mais 5 , todas mortas, e com cabeça, pois esta é visivel pelo seu formato........ parece que tem um polvo agarrado no anus

 

 

em relaçao ao principio activo acho que é apenas praziquantel , o restante apenas excipiente

 

tou é com algum receio , pois um dos outros discus comeu um bocado de uma tenia morta, será que irá tb ficar afectado??????????

Editado por joao costa

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este discu foi adquirido no stand da casa dos discus na petfil, num outro topico fala-se de eles terem bastantes discus doentes nas baterias, dicus de clientes, acho que o problema que os afecta será o mesmo

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais