Substituição Do Substrato Sem Remoção Dos Peixes.


Luiz Arthur

Recommended Posts

Senhoras(es),

 

Devido a escassez de nutrientes para as plantas do meu aquário montado a mais de 3 anos (embora usando fertilização e CO2), estou tendo necessidade de substituir o substrato de fundo.

 

O principal motivo é que não tenho onde colocar os peixes e alguns não são faceis de serem capturados (como as cobrinhas Khully que passam a maior parte do dia enterradas).

 

Pergunto:

 

Será que a substituição do substrato sem retirar os peixes teria algum prejuizo no crescimento das plantas? A troca poderia ser feita por etapas com o auxilio de um sifão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Eu já uso o Flora Pride da Tetra.

 

Inicialmente era suficiente, más atualmente as folhas da Amazonense voltaram a apresentar furos.

 

Quanto tempo tem o substrato do aquário de voces?

 

Luiz Arthur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Infelizmente nem sempre basta a fertilização pela coluna de agua, visto que as plantas tanto usam as raizes como as folhas para retirarem os nutrientes que precisam. Se falha nas raizes, dificilmente as folhas conseguirão o que falta. O que vou dizer é contra-natura na aquariofilia, mas o problema de escassez de nutrientes no substracto acontece porque nós fazemos limpeza de areão.

Paulo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar montar um aqua novo e queria uma opiniao sobre substrato estou a pensar no da JBL proflora ou no da Sera ou o da Prodac...qual aconcelham?

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Eu já uso o Flora Pride da Tetra.

 

Inicialmente era suficiente, más atualmente as folhas da Amazonense voltaram a apresentar furos.

 

Quanto tempo tem o substrato do aquário de voces?

 

Luiz Arthur

 

 

podes enterrar granulado no areao sem o estar a remover ou mesmo injectar com uma seringa de plastico no areao.

 

de certeza que os buracos sao falta de fertilizaçao? ha varias especies de peixes que gostam de petiscar umas folhinhas... eu infelizmente tenho um pleco a comer tudo o que e verde...

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais