manuel meireles Publicado Janeiro 1, 2007 Publicado Janeiro 1, 2007 Estou a pensar acabar com as tpas. sobre o meu aquario tenho uma torneira que posso deixar ligada com um fio aí de 1/4 de litro por minuto. assim em cada 24 horas entria no aquario entrariam 360 litros de agua nova (um pouco menos de metade da capacidade do aquario) A água em excesso sairia na sump, ao atingir um certo nível. A agua a intoduzir no aquario é de um furo e sai com PH 6.5 assim teria uma TPA diaria automática de 50% alguém já utiliza um sistema semelhante ? que vos parece? caracteristicas do aquaruio: capaciadade 850 litros + sum/filtro de 250 l Temp. 30 graus pH 6.5 CO2 ligado a controlador de ph muito plantado com discus cardinais coridoras botias sae e muitos caracois agradeco comentários
duarte36 Publicado: Janeiro 1, 2007 Publicado: Janeiro 1, 2007 Estás a esquecer que a temperatura baixa muito (doença nos discus), porque entra muita água por hora e os aquecedores não conseguem compensar. Menos caudal está bem Duarte www.discusmaster.com
manuel meireles Publicado: Janeiro 1, 2007 Autor Publicado: Janeiro 1, 2007 Estás a esquecer que a temperatura baixa muito (doença nos discus), porque entra muita água por hora e os aquecedores não conseguem compensar. Menos caudal está bem tendo termostatos com grande potencia (3x250W), estou convencido que o fluxo de água é demasiado pequeno para que tal aconteça não achas ?
ricardobenfica Publicado: Janeiro 1, 2007 Publicado: Janeiro 1, 2007 olá , podias brindar-nos com umas fotos desse aqua Ricardo Ferreira o meu plantado http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907
manuel meireles Publicado: Janeiro 1, 2007 Autor Publicado: Janeiro 1, 2007 olá , podias brindar-nos com umas fotos desse aqua acho que sim, vou tirar fotos e enviar Mas e a ideia? acham que resulta ? Será melhor ou pior que as TPAs tradicionais ? Alguém tem este sistema de TPA contínuas funcionar ? Já agora os dados da agua que sai da torneira: Temp 20º (ao passar pelos canos da casa deve aquecer, porque à saída do furo, mesmo no verão é 12º) PH 6.4 KH <3 GH <3 Amónia 0 Nitritos 0 nitratos 10 analise bacteriológica do mês passado ´potavel, bacteriologicamente pura´ agrace comrntários MM
duarte36 Publicado: Janeiro 1, 2007 Publicado: Janeiro 1, 2007 consegues colocar a água em 33º num dia com esses aquecedores no aquário? Se consegues podes colocar essa água num dia. E a ideia é boa eu também uso mas gota a gota Duarte www.discusmaster.com
manuel meireles Publicado: Janeiro 1, 2007 Autor Publicado: Janeiro 1, 2007 consegues colocar a água em 33º num dia com esses aquecedores no aquário? Se consegues podes colocar essa água num dia. E a ideia é boa eu também uso mas gota a gota creio que sim que consigo por a agua a 33º num dia. com o sistema gota a gota, consegues evitar fazer TPAs manuais ? estou a pensar comecar amanha, talvez com um caudal mais pequeno, aí de 0,1 litos por minuto ... MM
duarte36 Publicado: Janeiro 1, 2007 Publicado: Janeiro 1, 2007 (editado) Isso são segredos bem pagos Para mudares 30% por dia faço assim: - gota a gota 15% - Aspiro o fundo todos os dias +-15% mas ficam a faltar 15% que entram (depois de fazer a TPA) dum depósito que tenho à parte com água aquecida Mas Se tens um plantado, bem plantado, não podes aspirar, o fundo é biológico ou me engano? Claro que com discus não há fundo que resista Mas Vi que tinhas um Sump Então devias pensar uma maneira de ao aspirar caso o faças de a água voltar a entrar na sump e ficar o lixo nas esponjas (que depois limpas) e assim não sai os tais 15% de água e já podes manter ou aumentar os outros 15% gota a gota Editado Janeiro 1, 2007 por duarte36 Duarte www.discusmaster.com
manuel meireles Publicado: Janeiro 1, 2007 Autor Publicado: Janeiro 1, 2007 (editado) o meu aquario Links : undefined undefined agradeço comentários MM Editado Janeiro 1, 2007 por manuel meireles
manuel meireles Publicado: Janeiro 1, 2007 Autor Publicado: Janeiro 1, 2007 Isso são segredos bem pagos Para mudares 30% por dia faço assim: - gota a gota 15% - Aspiro o fundo todos os dias +-15% mas ficam a faltar 15% que entram (depois de fazer a TPA) dum depósito que tenho à parte com água aquecida Mas Se tens um plantado, bem plantado, não podes aspirar, o fundo é biológico ou me engano? Claro que com discus não há fundo que resista Mas Vi que tinhas um Sump Então devias pensar uma maneira de ao aspirar caso o faças de a água voltar a entrar na sump e ficar o lixo nas esponjas (que depois limpas) e assim não sai os tais 15% de água e já podes manter ou aumentar os outros 15% gota a gota eu nunca aspirei o fundo do meu aquario. as botias, as coridoras e os discus tratam disso e as plantas usam o que sobra. As tpaS que tenho feito consistem em tirar agua do aquario e colocar nova á mesma temperatua a qualidade da agua tem-se mantido boa. pelo novo método vou fazer o mesmo mas de forma contínua. os peixes sentirão menos mudanças e a agua deverá continuar com bons parâmetros. amanhã vou começar a monitorizar o novo sistema e vou dando notícias MM
manuel meireles Publicado: Janeiro 2, 2007 Autor Publicado: Janeiro 2, 2007 quase 24 horas depois de ter iniciado a TPA contínua com um fluxo de 0,15 litros/minuto,- dá uma mudanca de 216 litros/dia (prox.25% da capacidade do aquario) eis os parametros: temp - 30ºC amonia =0 Nitritos =0 Nitratos = 10 Os nitratos baixaram para o nivel da água de entrada em apenas 1 dia provavelmente as plantas vão sentir ... mas os discus agradecem. o meu maior medo era que a temperatura baixasse mas tal não aconteceu. Parece que resulta! poupa-se bastante trabalho e os peixes começam a pensar que agora estão numa ribeira. Agradeço comentários Obrigado MM
manuel meireles Publicado: Janeiro 2, 2007 Autor Publicado: Janeiro 2, 2007 quase 24 horas depois de ter iniciado a TPA contínua com um fluxo de 0,15 litros/minuto,- dá uma mudanca de 216 litros/dia (prox.25% da capacidade do aquario) eis os parametros: temp - 30ºC amonia =0 Nitritos =0 Nitratos = 10 Os nitratos baixaram para o nivel da água de entrada em apenas 1 dia provavelmente as plantas vão sentir ... mas os discus agradecem. o meu maior medo era que a temperatura baixasse mas tal não aconteceu. Parece que resulta! poupa-se bastante trabalho e os peixes começam a pensar que agora estão numa ribeira. Agradeço comentários Obrigado MM
cabares Publicado: Janeiro 2, 2007 Publicado: Janeiro 2, 2007 Caro manuel, Penso que a tua ideia é boa, mas poderias melhor o sistema, se utiliza-se gotejadores autocompensantes, que não variam o caudal, com a variação da pressão. Não necessitarias de estar a regular a abertura da torneira e poderias até utilizar uma valvula com relogio na torneira, para controlares melhor a agua a colocar no aquario. desta forma poderás "injectar" menos agua por hora, mas poderás estar 24 horas a colocar agua nova. Se tiveres um tubo de "ladrão" no sump, funcionará às 1000 maravilhas. espero ter ajudado, um abraço, Kaba
manuel meireles Publicado: Janeiro 2, 2007 Autor Publicado: Janeiro 2, 2007 (editado) Caro manuel,Penso que a tua ideia é boa, mas poderias melhor o sistema, se utiliza-se gotejadores autocompensantes, que não variam o caudal, com a variação da pressão. Não necessitarias de estar a regular a abertura da torneira e poderias até utilizar uma valvula com relogio na torneira, para controlares melhor a agua a colocar no aquario. desta forma poderás "injectar" menos agua por hora, mas poderás estar 24 horas a colocar agua nova. Se tiveres um tubo de "ladrão" no sump, funcionará às 1000 maravilhas. espero ter ajudado, um abraço, Kaba Eu tenho um tubo ladrão na sump A minha ideia é ir introduzindo agua limpa no aquario de forma contínua, de modo a conseguir as condições ideais para os peixes e plantas, partindo da teoria de que uma tpa continua é menos agressiva e menos stressante que as tpas tradicionais Falta-me no entanto saber, qual a quantidade optima de agua NOVA a introduzir por dia. 25%? 50%%? 75%? Eu sei que o maior cuidado é de nao deixar que a temperatura baixe dos 30º, mas isso resolve-se com mais ou menos aquecedores e até tem a vantagem de arrefecer a agua no pico do verão. A ideia da valvula/ gotejadores é interessante. Conheces alguma marca ou tipo que me possas aconselhar? Cumprimentos e obrigado pelas dicas. MM Editado Janeiro 2, 2007 por manuel meireles
Neptenor Publicado: Janeiro 3, 2007 Publicado: Janeiro 3, 2007 Eu tenho um tubo ladrão na sump Olá Ricardo. Estou a escrever pela curiosidade da Sump. Eu tenho um aquário 190x50x45 que gostaria de transformar numa sump para um tanque de 300x60x60, mas não sei como a hei-de dividir. Tb me faz coñfusão o sistema de bombagem. Como se controla os níveis de água (a água que sai tem que ser na mesma quantidade que a que entra, né?). O aquário principal é especialmente para discus. Abraço Neptenor
cabares Publicado: Janeiro 3, 2007 Publicado: Janeiro 3, 2007 Caro Manuel, Quanto à quantidade de agua que deverás mudar, não te poderei aconselhar, uma vez que já não estou metido no Hobby à alguns anos, mas pelo que tenho lido, as TPA´s mais usuais variam entre os 25 e os 50%....por semana.... Relativamente à ideia da utilização da electrovalvula e gotejadores, estou a dar-te uma ideia que já tinha tido para montar num próximo aquário. Então é assim: O Material poderás ver no seguinte link www.irricampo.pt Nos espaços verdes procura por gotejadores. Tens vários gotejadores autocompensantes e com diferentes caudais. Terás que ver qual a quantidade de agua que gostarias de colocar por hora para definires o numero de gotejadores a colocar. Não sei se estarias a pensar “injectar” a agua directamente no aqua ou se seria para o sump, mas a segunda hipótese parece-me a melhor e a mais prudente. Relativamente à válvula, na mesma secção dos espaços verdes, procura pelos controladores. Como poderás ver existem válvulas com um relógio incorporado. Os materiais que te falo penso que poderás encontrar num AKI ou loja deste género, pois no link que te dei só vendem em grandes quantidades. Espero ter ajudado com esta minha ideia, Um abraço, Kaba
Marco Teixeira Publicado: Janeiro 3, 2007 Publicado: Janeiro 3, 2007 Tendo em conta que o objectivo de um aqua é simular a natureza o melhor que se possa, essa tua ideia é genial e em relação à quantidade de agua a entrar e sair deves ter em conta isso mm, simular o habitat natural dos tipos de peixes que tens. Tendo em conta que são discus, e que vivem em aguas mais paradas (e seu estiver a dizer algum disparate corrijam-me pois estou a falar por logica e sem qq base cientifica) a mivimentação da agua é muito mais reduzida que num rio corrente e consequentemente a sua renovação tb não se dá à mm velocidade. Eu tb já pensei num sistema desse e deparei-me com problemas pontuais como falta de ponto de agua perto do aqua e a unica agua que tenho ser da torneira (cloros e afins) mas eu optava por fazer tipo uma muda de 10% em menos tempo que 24h (muito menos) ... tipo em 2 horas .... isto para a agua nova realmente provocar efeito de TPA, pois se for muito lentamente todas as alterações e condições da agua do aqua propagam-se mais rapidamente e tem tendencia a manter-se e perdes o efeito da TPA, se for mais rapido as alterações pretendidas com uma TPA são alcançadas. Optaria por pré-aquecimento .... para que quando a agua entasse no aqua fosse a uma temperatura aceitavel e se calhar por pré filtragem. A questão da tpa se feita em menos tempo podes usar qualquer dispositivo temporizador, tal como electrovalvula ou aqueles programadores de jardim para ligar directamente à torneira. julgo que assim conseguirias manter o equilibrio da agua sem criares choque de qualquer especie para os seus habitantes. Mas isto não passa da minha opinião de leigo e como já afirmei sem quaisquer bases cientificas. PS: entretanto se montares o sistema temporizado vais controlando os parametro da agua e se verificares alterações podes sempre reduzir ou aumentar o tempo e a quantidade de agua para rectificares o que for necessário. Mas quem me dera conseguir fazer uma TPA de 10% diaria ..... Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
manuel meireles Publicado: Janeiro 3, 2007 Autor Publicado: Janeiro 3, 2007 Continuo com o mesmo fluxo contínuo de agua a entrar no aquario e as medições de hoje (48 horas depois de comecar) sao as seguintes: Temperatura : 30ºC Amónia : 0 Nitritos : 0 Nitratos : 5! A agua parece-mais cistalina os peixes parecem todos saudaveis e cheios de apetite. Estranhei a medida dos nitratos a 5 pois a agua do meu furo um mês atrás tinha 10 e resolvi verificar a medição dos nitratos da agua do furo que agora (talvez por ser inverno com muita chuva) apresenta um valor de nitratos de 0,1 conclusão parece que o sistema resulta não acham ? Falta ver como as plantas reagem a um teor de nitratos tão baixo. MM
Recommended Posts