Novo Aquário - Ciclideos - Que Peixes Colocar?


spyrifex

Recommended Posts

Boa noite.

 

Sou novo nisto, sem qualquer experiência e preciso de uma pequena ajuda.

 

Comprei um aqua 100X45X65 (cerca de 290 l brutos), onde tenho um Fluval 305 (1000l/h) e uma cabeça motorizada.

 

Como estou a pensar em ciclídeos coloquei areão carbonatado e rocha calcária de forma a fazer abrigos suficientes.

 

Agora faltam-me as plantas e o principal...os habitantes.

 

Que tipo de plantas devo utilizar? (pretendo colocar algumas para disfarçar os equipamentos que estão dentro do aqua)

 

E o mais importante. Sendo eu novo nisto...que tipo de peixes (ciclideos) acham que devia colocar? Gostaria de ter alguma variedade, mas acima de tudo um aqua com peixes "dinâmicos" se é que me entendem.

 

Obrigado pelas vossas sugestões.

 

Abraços

 

C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não entendo nada de ciclideos mas posso te sugerir um peixe que acho que tem uma personalidade muito fixe: Pseudotropheus sp. "kingsizei".

 

Experimenta procurar na net e também pelo fórum que devem ter por aqui muita coisa

(pelo areão que usas deves estar a falar de ciclideos africanos certo?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais bem vinda ao mundo dos ciclideos.

 

Ciclideos tens vários, que tipo de ciclideos tavas a pensar? Africanos? Dentro dos Africanos tens Malawi, Tanganika, Lago Victoria e Fluviais.

Normalmente quando me falam de Africanos associasse a Mbunas mas existem mais, tens de ver muito bem na Internet e ver lojas se quiseres manda mp que eu indico-te algumas que deves visitar.

 

Partindo que vais para Mbunas:

Para um aquário do tamanho do teu eu recomendo-te apenas duas especies, não sendo de excluir a possibilidade de monoespecie. Isto porque os africanos normalmente são muito territoriais e precisam de muito espaço para nadar e 100 é pouco, o meu é de 120 e já estou a pensar no próximo.

 

Se escolheres duas especies (Escolhes 2 destas, que não te traram problemas de maior)

Iodotropheus sprengerae

Labidochromis caeruleus

Labidochromis sp. "Hongi"

Pseudotropheus sp. "Kingsizei"

 

Tens os fuellborni também que são muito pacificos mas são muito grandes.

 

Se optares por monoespecie, devido as cores que diferenciam machos de femeas e crias:

Pseudotropheus Saulosi

 

Tens ai muita info das especies que pretendes

http://www.ciclideos.com/index.php?show=especies

 

Depois vai dizendo as combinações que tás a pensar para encontrarmos o melhor para ti.

 

Quanto ao filtro, a meu ver este é insuficiente. Deves ter para africanos 5-10x a litragem do Aquario. Ou seja algo que faça 1250 - 2500 l/h. Eu colocava um interno da Fluval a ajudar isso talvel um Fluval3 seja mais que suficiente.

 

Abraço espero ter ajudado e vai dando notícias

 

João Ferreira

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.