Guppy C/ Boca Branca


Pedrokas88

Recommended Posts

Olá pessoal gostaria imenso que me ajudassem se fosse possivel . Eu tenho uma fêmea guppy que está grávida, já veiu gravida desde quando a comprei , e ja tinha um macho guppy que desde o primeiro dia nao para de andar a lhe tar picadas pelo corpo e a fêmea as vezes defende-se mas ele nunca pára. Ontem ela estava normal e hoje de manhã apareçeu com uma ligeira mancha branca na boca apenas num canto da boca tanto na parte de cima como na de baixo. Será que me poderiam ajudar a descobrir qual é o problema ?

 

Um abraço para todos!!!!

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podem fungos. essa mancha não está ligeiramente saliente???

se forem fungos aumenta um bocadinho a temperatura.e tambem era bom se pusesses sal mas 1º diz-me que tipo de peixes tens no aqua. e aconselho-te a comprar um bom antifungos, como o fungol da jbl por exemplo (é o meu preferido).

mas acho que também pode ser uma infecção bacteriana. aconselho-te a esperar por mais opiniões dos mais entendidos no assunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Doenças não é o meu forte, mas recentemente tive um problema semelhante com uma molly velifera que esteve exposta na AQUADECOR.

 

Por alto, sabia que existia a doença dos "fungos na boca". Pesquisei e descobri que essa doença se chama Columnaris. É bastante comum nos vivíparos e aprece normalmente após situações de grande stress. Viagens, tranportes, aclimatizações não ajudam. O simples tirar o peixe do saco para o aquário com um camaroeiro pode ser a causa da doença já que pode causar pequenos ferimentos que mais tarde fungam. A minha molly esteve a temperaturas abaixo de 10ºC na viagem para casa, várias horas dentro dum saco e "levou" com o camaroeiro 4 vezes em poucos dias. Li também que as barbatanas podem escurecer um pouco.

 

Existem antibióticos e várias soluções mas penso que a mais eficaz deverá mesmo ser um anti-fungos. No entanto, o meu tratamento foi sal, colocar mais um filtro, trocas de água frequentes, boa alimentação e aumentar a temperatura. Ainda não está totalmente recuperada mas apresenta grandes melhorias e penso que em poucos dias estará totalmente recuperada.

 

Não sei se se trata da mesma doença mas é possível, uma vez que referes que a compraste recentemente.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

Desde já obrigado Marta e Tomás por me darem uma ajudinha aqui.

Eu isolei a fêmea na maternidade visto que ela está grávida apesar de que ela ainda nao esta na altura de ter os guppys bebes mas ao menos assim isolo e ela nao esta em contacto com o guppy macho que passa a vida atras dela e a lhe picar. eu no aquário tenho 2 guppys o macho e femea, 2 platty's por-do-sol e dois neons.

Realmente a femea foi comprada na semana passada. Será que o JBL fungol resolve mesmo o problema e com um ligeiro aumento da temperatura até aos 28ºC? Devo fazer o tratamento mesmo dentro dentro do aquário juntamente com os outros peixes.

O aquário é de 22 L .

Um abraço !

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com eses peixes podes por sal. a quem diga para por uma colher de sopa de sal por cada 50l, por isso acho que podes por meia. sim, acho que a temperatura nos 28 está boa, eu costumo por sempre a 28/29 nessas situações. aconselho-te a fazeres o tratamento no aquario com os outros peixes para o caso de a doença já se ter alastrado. As vezes compramos os peixes já doentes e a doença só se manifesta uns dias de pois ao ponto de a conseguirmos detectar, provavelmente foi isso que te aconteceu. Os meus peixes quando tiveram fungos (também comprei uma já doente), o fungol resolveu o assunto! espero que a tua guppie fique boa :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem.....

podem ser inumers coisas , uma delas fungo, outra flexibacter columnaris, que nada tem haver com fungo, pois columnaris é conhecido como algodao na boca, logo muito parecido com fungos, mas não... clomnaris é uma bactériaque ataca a boca dos peixes, criando uma nuvem branca que com o tempo pode dificultar a alimentaçao, podendo mesmo deixar de comer e morrer.

outra ,, podenao ser nada, dado que o macho anda sempre atraz dela , ela pode ter-se defendido e telo atacado, ficando com a boca com mazela........ mas por vias das duvidas espera mais dois dias e vÊ se isso progride , se sim , faz um tratamento com esha2000 para o fungo, se nao resultar faz um bactopur liquido da SEra para a columnaris.

Mas epsra dois dias sem fazer nada, para poderes ter um diagnostico mais concreto

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Volto a repetir: "Doenças não é o meu forte".

 

Porém:

 

flexibacter columnaris, que nada tem haver com fungo

 

Penso que columnaris tem tudo a ver com fungos, nem que seja pelo aspecto! Mais:

 

Julho de 2004, AquarioMagazine, artigo de Rui Ferreira de Almeida: "A Columnaris clássica é conhecida como "apodrecimento das barbatanas", "doença do algodão", "doença dos fungos da boca" ou "doença do dorso esbranquiçado".

 

Penso que deverias seguir o meu exemplo: "o meu tratamento foi sal, colocar mais um filtro, trocas de água frequentes, boa alimentação e aumentar a temperatura."

 

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais