Morte Inesperada Guppies


Recommended Posts

Viva,

 

Sou ainda uma principiante por estas lides da aquariofilia. Desde sempre gostei mto de guppies, e então decidi colocar um aqua no trabalho com 20lts e colocar lá uns.

 

Á cerca de uma semana atrás montei tudo e ontem acabei por comprar dois casais e coloquei-os no aqua. Estranhamente, ontem uma das fêmeas morreu ao fim de pouco tempo e hoje qdo cheguei os restantes tinham morrido tb :shock:

 

Reparei q os donos da loja n tinham lá mto conhecimento sobre os peixes assim como a forma correcta de os apanhar! :evil:

 

Gostaria que me ajudassem a saber qual a causa para tudo isto? Terá sido erro meu, ou os peixes já teriam algum problema (o q n me parecia)?

Filipa Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto só assim, pode ter sido tanta coisa....

Dizes q montaste o aquário e uma semana depois estavas a por peixes...

A agua de onde vinha? Estava com os valores de Ph correctos? A agua tinha cloro?

E olha q acho q não devias ter posto logo 4 peixes, ainda por cima num aqua tão pequeno... O ciclo do azoto ainda não estava desenvolvido....

Existem muitas razões possiveis....

 

Mas é melhor esperar por quem sabe mais q eu...

Boa sorte :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Em primeiro lugar convém sempre comprar os seus peixes em lojas que percebam minimamente de peixes pois eles podem parecer bem (especialmente se tiverem chegado à pouco tempo) e estarem a morrer porque as àgua não estão preparadas para guppies.

 

A escolha é nossa e já é altura das pessoas começarem a selecionar as lojas onde compram os seus animais. Apesar de serem 4 guppies porquê estar a patrocinar lojas onde as pessoas não percebem de animais?

Essas lojas são para fechar.

 

O guppy é um peixe resistente, mas chega muitas vezes às lojas já muito melindrado porque as importações e várias mudanças de água enfraquece-os muito e a resistencia às doenças baixa muito.

 

Para aquários de guppies deverá sempre colocar na àgua 1 colher de sal marinho por cada 20 litros de àgua. O aquário tb só tinha uma semana e a àgua ainda era bastante nova. Mas com certeza que os peixes deveriam ter alguns problemas.

 

Não desista.

 

Coloque o sal na àgua e compre mais 2 casais... agora não vá comprar à mesma loja! :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois! A questão de comprar naquela loja, foi simplesmente por ser aqui perto do work e para n stressar ainda mais os bichos no caminho. Mas pelos vistos saiu-me pior a emenda do q o soneto.

 

Em relação aos testes, ainda n fiz nenhum, confesso, mas tenciono pedir uns emprestados para verificar os valores. obrigado na mesma por me recordares disso :)

 

Sei que ainda n deveria ter colocado os peixes, por ser mto cedo, mas pensei q ajudaria a acelerar o ciclo. Dps de falar com o meu namorado, apercebi-me q só deveria ter colocado um peixe em vez de 4. Mas uma pessoa fica logo fascinada pelos bichos e n resiste :shock: Mas para a proxima vou ter mais cuidado com tudo isso.

 

Em relação ao sal, nunca tinha ouvido falar :evil: para que serve a colocação do sal no aqua???

Filipa Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia da colocação de peixes para acelerar o ciclo não é completamente errada... teoricamente... Basicamente, o ciclo do azoto consiste nas seguintes fases: 1- Os restos de alimentos, folhas mortas e detritos em geral são decompostos e libertam amónia (altamente tóxica); 2- Há bactérias que surgem espontaneamente no aquário e que transformam a amónia em nitritos (menos tóxicos); 3- Um outro grupo de bactérias transforma os nitritos em nitratos (também menos tóxicos e em (pequena) parte absorvidos pelas plantas; 4- As mudanças parciais de água contribuem para retirar o excesso de nitratos e mantê-los a um nível aceitável (as plantas da casa até "agradecem" ser regadas com esta água :evil: ).

De qualquer forma, para que o ciclo se inicie, é necessário que haja algo para "alimentar" as bactérias. Quanto mais detritos houver , mais bactérias nitrificadoras haverá também (até certo ponto). Mas é preciso dar algum tempo às colónias de bactérias para que se fixem, se desenvolvam e absorvam os "alimentos"/detritos. Por isso é que se devem juntar sempre poucos peixes (1 ou 2 de cada vez) ao aquário. Repito: "sempre" e não só os primeiros... :) É uma questão de equilíbrio e adaptação gradual...

Também já usei comida para peixes (mesmo sem peixes) só para ela poder apodrecer e alimentar as bactérias. Também há produtos à venda, especialmente destinados a esse efeito.

 

Quanto ao sal, já não tenho muitas certezas, mas... Tanto quanto sei. No seu habitat natural, os guppies tanto vivem em água doce como em água salobra (água com pouco sal, já nas proximidades do mar...). Ou seja, naturalmente, e ao contrário de outras espécies, estão equipados para viver bem em águas com algum sal. Pelo contrário, vários organismos patogénicos não sobrevivem ao sal (o causador do íctio, também conhecido como "a doença dos pontos brancos", p.e.), pelo que em água levemente salgada, sobrevive o mais forte, neste caso: o guppy... :shock:

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Já foi quase tudo dito. Só vou acrescentar mais uma coisa: Os guppys são peixes resintentes mas sensíveis a PH muito baixos. Dificilmente resistem a PH inferior a 6, principalmente se a mudança ocorrer de forma brusca. Aliás, quando o PH baixa dos 7, mesmo que ligeiramente, começam logo a ficar irrequietos.

 

Melhor sorte no futuro !

Interino

___________________________

"Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Praticamente tudo foi dito, mas recapitulando:

 

1- Comprei sempre um ou dios peixes no máximo, verifique bem antes de comprar se nenhum dos peixes do aquário que você comprou tem doença, se tiverem desista de comprar qualquer peixe daquele aquário.

 

2 - Conheça bem o peixe que você está comprando, que ph precisa, alimentação, costumes, e que tipo de outros peixes são compatíveis.

 

3- Prepare seu aquário com antecedencia de pelo menos 15 dias.

 

4 - antes de comprar os peixes verifique o nivel de amonia em seu aqua e o ph.

 

5 - Quando for colocar os peixes, coloque o saquinho dentro da agua, e abra-o imediatamente prendendo o na borda do aquario com alguma coisa. Aos poucoa vá acrescentando um pouco da água do aquario o saquinho, bem pouco. Pare, de uns 2 mnutos e acrescente mais um pouquinho. Até o saco fiar quase cheio (este procedimento deve levar uns 30 minutos). Depois retire-o com uma rede e coloque no aquário. E jogue a agua do saquinho fora.

 

6 - Depois vá abservando os peixes e depois sempre com um intervalo de uma semana vá colocando os outros. Em caso de doença separe em um aquarioi hospital e ministre o remedio necessário.

 

Em relação ao sal:

 

O sal faz com que, por osmose, as bacterias percam água e morram desidratadas. Mas não exagere, os guppys não são de água salgada, muito sal pode matá-los.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas vossas respostas. Foram uma boa ajuda :D

 

De futuro vou ter mais cuidado com tudo o que me referiram e aconselharam.

 

Alguns dos conselhos que me deram eu já os tinha seguido mas outros passaram-me ao lado! :P

 

Por isso irei ser mais cuidadosa para que n aconteça de novo tudo isto :)

Filipa Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu namorado é que tinha razão. Um peixe (no máximo 2) de cada vez e agora no início para acelerar o ciclo. Também podes adicionar urina, para acelerar o ciclo, mas quanto a mim é um pouco chocante/nojento. :)

 

O que se passou foi que os peixes vieram mal da loja. Quase de certeza. Nenhum peixe morre num espaço de horas, nem que a amonia estivesse muito elevada, o que não era o caso porque o aquário tinha apenas poucos dias.

 

Se fosse a ti ia reclamar à loja, a devolução do dinheiro.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para aquários de guppies deverá sempre colocar na àgua 1 colher de sal marinho por cada 20 litros de àgua.

 

Só queria realçar que apesar disso os guppy's podem viver perfeitamente em água sem nenhum sal, o que é preferível se quisermos ter um comunitário, com por exemplo Cory's que não gostam de água salgada, mas se fôr um aqua só de Guppy's ou outros peixes que tolerem (ou prefiram mesmo) água salobra, então sim será uma boa opção por sal

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver q isto dos aquas é preciso ter alguns conhecimentos e cuidados. :cry: vou passar a ter cuidados redobrados em relação a tudo.

 

Esta semana vou ver como estará o aqua e ver se introduzo só 1 peixe pra que não aconteça o mesmo. :oops:

 

Obrigado a todos :twisted:

Filipa Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Os guppys são peixes resintentes mas sensíveis a PH muito baixos. Dificilmente resistem a PH inferior a 6, principalmente se a mudança ocorrer de forma brusca. Aliás, quando o PH baixa dos 7, mesmo que ligeiramente, começam logo a ficar irrequietos.

 

Discordo, penso que o pH ideal para guppies, pelo menos assim sempre me foi indicado na criação de fancys, se situa entre os 6.6 e os 6.8. São opiniões...

 

:roll:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por mim acrescento:

 

O Ph ideal para os guppys (e todos os outros peixes) é manter-se estável e não andar a variar para cima e para baixo constantemente, ao tentarmos atingir um PH que se diz ser óptimo!

 

É preferível um ph de 5 durante 6 meses, que um ph de 7 hoje, 6 amanhã, 8 no dia seguinte, 5 no outro, etc...

 

Digo eu!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por mim acrescento:

 

O Ph ideal para os guppys (e todos os outros peixes) é manter-se estável e não andar a variar para cima e para baixo constantemente, ao tentarmos atingir um PH que se diz ser óptimo!

 

Correcto, uma variação de 0.2 no pH é o suficiente para colocar Guppies em choque. O ideal é mexer o menos possível nos parâmetros da água, estabilidade ainda é parte do caminho para bons resultados.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me aconselhas a ler?  :wink:

 

Aconselho todos os iniciados a lerem de ponta a ponta as FAQs de Aquariofilia em http://faq.thekrib.com/pt/ e a seguirem atentamente o exposto, especialmente no que diz respeito à ciclagem correcta do aquário e espécies de peixes... nomeadamente compatibilidade entre eles e os mais indicados para cada tipo de aquário (doce, salgado, frio, tropical, pequeno, grande, plantado, etc.)

 

A aquariofilia é sobretudo um hobbie que exige muita paciência e alguma dedicação.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma consulta num bom livro de aquariofilia ou na internet é sempre aconselhável antes de fazer "qualquer coisa nova"...

 

O que me aconselhas a ler? :)

 

Bem, para falar verdade, eu nunca li um livro de aquariofilia! :oops: Mas li o referido site das FAQs de aquariofilia quase de ponta a ponta (excluindo a parte sobre aquários marinhos). O link apontado parece-me ser o da versão 1, a versão 2 (corrigida e actualiizada) também deve andat por aí na net, mas não sei bem onde :| . De qualquer forma, a primeira versão já é muito boa.

 

De resto, quando me interesso por um peixe, planta, equipamento ou fenómeno, faço uma procura pela internet usando o google ( www.google.pt ) ou outro motor de pesquisa. O recurso a este fórum também é uma boa aposta ;) e foi em contacto com pessoal como este que me apercebi que, realmente, dá jeito ter um bom livro em casa, mas não posso aconselhar nada de momento...

 

Se fosse comprar um, procurava algum que tivesse o máximo de peixes, mas dando prioridade à qualidade da informação sobre cada um. Que incluísse o nome(s) popular(es) e científico, fotografia ou ilustração, tamanho do peixe e tamanho mínimo do aquário, alimentação, sociabilidade (indíviduo, casal, grupo) e (in)compatibilidade com outras espécies, características da água claro (temperatura, pH, gh, kh, etc), origem natural, etc...

Procuraria também obter (no mesmo livro ou noutro) informações sobre os habitats naturais - não só de onde vêm os peixes, mas também quais as características desses ambientes. Talvez qualquer coisa como um livro ou capítulo sobre biótopos.

 

Espero ter ajudado...

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais