Recommended Posts

Boa noite .

Estou com uma dúvida espero que me ajudem .

Vou fazer uma TPA ao meu áqua, mas preciso também remover esponjas do filtro . A minha pergunta é a seguinte, Será que posso mudar a água e logo as esponjas do filtro ou devo aguardar mais uns dias e mudar mais tarde as esponjas .

Desde já agradeço a atenção

Hélder Silvestre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu filtro é externo. O que eu faço é lavar as esponjas no "balde" do filtro com a água que lá está sem nunca passar água da torneira. Penso que ao fazer assim se preserva uma grande quantidade de bactérias nitrificantes. Nunca tive problemas, mas é só o meu "bitaite".

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hélder

 

Quanto a tua pergunta podes fazer tudo ao mesmo tempo.

O que o spranto disse para lavagem está correcto as esponjas sempre teem alguma parte bacteriológica, mas eu não faço assim.

Eu lavo as esponjas e o algodão (enquanto der para lavar) em água corrente depois deixo a escorrer e sacudo muito bem, ficam mais bem lavadas. A ideia que tenho é que a esmagadora maioria da colónia bacteriológica está 1º nas cerâmicas 2º no areão 3º nas rochas e depois um pouco por todo o lado nas esponjas está uma ínfima parte da colonia.

Atenção as cerâmicas nunca lavar com água da torneira sempre com água do aquário, esta é a parte mais importante da colónia.

Isto vai tudo parar ao mesmo é só mais uma opinião.

 

Um abraço

Carlos Leitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hélder

Atenção as cerâmicas nunca lavar com água da torneira sempre com água do aquário, esta é a parte mais importante da colónia.

 

Relativamente a essas nem lhes mexo :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão todos correctos.

 

As cerâmicas e bolas porosas, são filtragem biologica, devem ser lavadas com agua do aquario num periodo de +/- 6 em 6 meses

 

As esponjas servem para filtragem mecânica. devem ser lavadas com mais regularidade, mas nunca com agua fria sempre com agua ligeiramente aquecida, mas pode ser com o chuveiro.

 

No meu caso eu tenho dois filtros dedicados, um só com bioballs e ceramicas e outro cheio de esponjas.

 

Abraços

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.