puritan Publicado Novembro 21, 2006 Publicado Novembro 21, 2006 Viva pessoal, Estou nisto da aquariofilia ha cerca de 4 meses e estou cada vez mais interessado. Neste momento tenho apenas valisnerias e estou tentado a me aventurar cada vez mais em plantas. Pelo que vi, de iluminação não estou muito bem servido, pois o meu aquario foi daquelas promoções da RENA com aqua de 300 litros + movel. Tenho duas lampadas de 38w. A minha questão é saber quando terei necessidade de ter um difusor de CO2 caso eu pretenda ter plantas tais como Glossostigma elatinoides, Blyxa japonica, Ludwigia Inclinata var. Cuba, Nymphaea lotus, Cryptocoryne brown ou Cryptocoryne green. Cumprimentos, João Campos
emerson Publicado: Novembro 21, 2006 Publicado: Novembro 21, 2006 Penso que a primeira coisa que deves pensar é aumentar a luz, e CO2, vais precisar de certeza, mas o pessoal mais experiente poderá opinar com mais detalhes sobre. Mas vamos ver o seguinte, das plantas que disseste a maioria tem grandes necessidades de luz (corrijam-me se estiver errado) e são plantas exigentes. Tu precisarias de no mínimo 150w de luz, hoje tens 76w, ou seja, metade do mínimo. Se formos para o ideal, algo em torno dos 300w, ficas com 25%... Sendo assim não é preciso dizer mais nada certo?! Sem falar em temperatura de cor, uso de HQI... Já agora qual o setup do aquario?! Já pensaste que se for alto (acima dos 50cm) terá dificuldade em fazer a luz chegar ao fundo, prejudicando assim a Glosso? Um abraço... PS.: aos experientes, se eu disse muitas asneiras me corrijam por favor Cumprimentos, Emerson _____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______
puritan Publicado: Novembro 21, 2006 Autor Publicado: Novembro 21, 2006 Obrigado pela resposta. Estou a ver que tenho de aumentar a luz Quanto a planta de fundo, em vez de usar glosso estou a pensar usar a Eleocharis Parvula que parece ter menos necessidades... o que aconselhas para fazer uma calha para a luz ? eu tenho um pouco de receio em relação a entrada de agua para o circuito electrico....é que as do meu aquario teem uma protecção nos conectores da lampadas. Cumprimentos, João Campos
emerson Publicado: Novembro 21, 2006 Publicado: Novembro 21, 2006 a questão da calha é muito relativa, se calhar comprar (ou mandar fazer, o ramirezi faz com grande qualidade pelo que já li aqui) pode sair um pouquito mais caro porém terá uma qualidade maior (se não for um "prendado" na área)... claro que tu olhares para algo e ter o orgulho de ter feito, sempre tem um gostinho a mais... E outra, se não tens experiência com electricidade, é melhor ter cuidado... E o Setup do aqua?? grande abraço Cumprimentos, Emerson _____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______
puritan Publicado: Novembro 21, 2006 Autor Publicado: Novembro 21, 2006 Eu tenho alguma experiencia na area. So gostava de saber o que utilizam para isolar os casquilhos da agua que evapora. Cumprimentos, João Campos
emerson Publicado: Novembro 21, 2006 Publicado: Novembro 21, 2006 Veja este post Terás grandes ideias, inclusive, atenção ao comentário do amigo Fausto Vicente. Cumprimentos, Emerson _____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______
Recommended Posts