Discus: O ponto de encontro!


Czar

Recommended Posts

Boas.

A àgua deve vir o mais proximo possivel da àgua a retirar.

Precisam de boa àgua para terem apetite e se comerem muito crescem muito.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais bem vindo ao vicio ,um passo grande ao teres discus e nao te entusiasmares demasiado ,tens que ponderar muito ,por ex,ao pores diferentes tipos de peixes com os discus(1 cardume de neons,iria ficar amaneira ou umas rasboras),estou a falar por experiencia propria,pois os discus sao muito sensiveis a mudancas,e as vezes traze peixes da loja tal depois da loja acola,e esses peixes trazem possivelmente todo o tipode parasitas,que depois se vao espalhar pelo teu aqua e ,dai poderem contaminar os discus,depois e uma carga de trabalhos,dai quanto mais tpas melhor(desde q nao te altere os parametros da agua)-alimentacao:dou aos meus artemia,sera granulado,flocos,e pate caseiro,nunca larvas vermelhas ou outro tipo de larvas de agua doce(parasitas :twisted:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

os discus estão acompanhadas por um cardume de Cardinais :(

 

Quanto às TPA´s tenho outra dúvida, o meu aqua está a 27º, um compromisso entre os discus e as plantas, ao trocar a agua so posso meter agua fria e a T baixa muitas vezes, existe problema de chegar até aos 23º ?

 

Como fazem para a T não baixar demasiado?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te dizer como agora faço :? Já fiz de outras maneiras mas para mim esta é a mais fácil

 

:( Na casa de banho encho um bidon com água quente da torneira (morna) e junto tiosulfato de sódio e prontos está feito :):) `

 

:? Água sem cloro e quentinha, mas isto é para mim que tenho os meus amores adaptados à minha água da rede, tenho sorte sou de zona granitica :P:lol::lol:

 

:) Com essas alterações bruscas vais matar os discus :!: E essa temperatura (27º) reduz as defesas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho os meus a 30 graus e o aqua esta todo plantado e nao tenho problemas alguns com asplantas,quanto a tpas , eu e a maioria da malta tem uma mangueira e mete directamente da torneira ai 15% 2 vezes semana ,a a gua sai temperada e nao ha grandes instabilidades a nivel de phs e temperaturas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu num comunitario com discus e plantas, tenho a agua a 30ºc, sem problemas para as plantas, e desde que aumentei de 27~28ºc para 30ºc, deixei de ter problemas com parasitas intestinais ou outro tipo de bacterias nocivas aos discus, para ajudar tenho um filtro UV-C(9watts) 24h ligado, à saida de um JBL250, tenho mais um eheim 2026, para 240Litros no aquario.

As TPAs faço +- 2 vezes por semana, e troco cerca de 50 a 60% da agua, a nova agua vem directamente da torneira, ligando o esquentador e controlando a temperatura para esta de situar nos 30ºc.

Até agora nunca tive problemas com estas TPAs.

A comida é à base de papa caseira, granulado da Sera, e às vezes flocos, isto entre 2 a 4 vezes por dia.

 

Cumps :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Tenho um aquário de discus e está neste momento no Porto... mas eu mudei-me para Lisboa e vou querer trazer o aquário para cá. O que me aconselham?

Já me disseram que terei de ter cuidado com a água de Lx, pq não é mt própria para os Discus. Sabem de alguma coisa?

 

Abraços e obrigado pela possível ajuda.

 

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às TPA´s tenho outra dúvida, o meu aqua está a 27º, um compromisso entre os discus e as plantas, ao trocar a agua so posso meter agua fria e a T baixa muitas vezes, existe problema de chegar até aos 23º ?  

 

Como fazem para a T não baixar demasiado?

 

 

Boas,

 

Eu tenho a água num bidom +- 20l em repouso (faço tpa's 2x semana 4ª e sabados) +- 20%) e cerca de uma hora antes ponho um termostato dentro do bidom, aqueço a água à temp do aquario e "pimba".

 

abraços

Luis Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

eu tenho 2 bidons 20L cada e faço trocas à 4ª (40L) e ao sábado (40L).

Para não andar sempre a acertar ph's, a minha água das tpa´s é da torneira filtrada com carvão e arejada e vai à temperatura ambiente e eles gostam, se gostam!! é velos crescer!!

 

Czar, também tenho o aqua plantado a 30º e se a temperatura baixa quando faço tpa, no maximo vai aos 28º.

Se tens o teu a 27º ja estás no limite!! com as trocas se a temperatura vai aos 23º podes ter a certeza que irás ter problemas, aquece a água que eles agradecem.

Quanto às plantas faz como estou a fazer: um biotopo com os discos, e as restantes fazes um plantado!! peixes e plantas agradecem!!

 

abraços

rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

agradeço os conselhos de todos, já alterei a T da água para os 30ºC pois parece ser consensual entre todos que é a melhor relação a ter com discus e plantados :roll:

 

Afinal este tópico tem sido bastante útil :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o aquário tem estado bastante estável e até agora não tive nenhuma baixa nem qq peixe doente :shock:

 

Agora tenho é mais uma dúvida, quando a luz acende (144w por 10h/dia) os discus tendem a ficar mais brancos, o castanho fica com umas ricas verticais castanhas e outras brancas e os azul turquesa também ficam mais brancos. Porque sera?

 

Os 144w por 10h será muito tempo de iluminação para eles?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se poderes fazer com as lampadas acendam progressivamente com intervalos de 5 a 10 minutos entre elas era o ideal

eu tenho 150 HQI e 30 florescente a florescente acende e só uma hora depois acende a HQI para apagar é o inverso apaga 1º a HQI e uma hora depois a florescente

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Boas,

 

essa fluorescente que falas, onde a posso arranjar e que preços se praticam para elas?

 

Cumps

eu uso que tinha cá até acabarem .... eram dos ciclideos africanos

mas podes passar pelo Leroy Merlin eles têm lá da marca Silvania a bom preço.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Ando a pensar colocar um filtro UV no meu aquario e gostaria de saber a vossa opinião.

O meu aquario tem 270L com plantas discos e cardinais.

 

Qual a potencia adquada, o nº de horas/ou permanente??

e já agora, se não for pedir muito, qual o que tem melhor relação preço/qualidade??

 

desde ja o meu obrigado!!

abraços

rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais