aquario para casal de discus


henrique M

Recommended Posts

boas

descubri que tenho um casal de discus no aqua e gustava de tentar criar disus tenho um aqua de 110 litros penso que chega para eles o que gostava de saber era temperatura,ph ect a que devo ter a agua.

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se sabes é pq talvez tenham feito uma postura.

Se sim, tenta manter os mesmos parametros onde os tens agora.

Eu acho que mais vale a pena eles tentarem criarem na agua com os parametros que tens do que andar a fazer baixar o ph, pois fica dificil manter sempre o ph com o mesmo parametro.

Eu tb moro no cacem e tb tenho casais de discos, e não tenho mtas preocupações com a agua. Um filtro normal e tpa semanalmente com agua da torneira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Henrique,

 

Olha para começar o aquario para teres posturas e depois conseguires que elas tenham sucesso so tens de ter o aqua...um filtro para te manter a agua o mais limpa possivel...um cone...no meio e o casal la dentro...tenta manter o ph estavel...e utiliza turfa para a agua ficar macia e não esquecas as Tpa's porque são extremamente importantes...e ainda mais nos aquarios de reprodução.

 

Quanto a temperatura...29 ou 30 graus...e uma luz não muito forte no aquario...a noite tenta deixar uma luz de presença

 

boa sorte com o casal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se sabes é porque (palavra corrigida) talvez tenham feito uma postura.

Se sim, tenta manter os mesmos parametros onde os tens agora.

Eu acho que mais vale a pena eles tentarem criarem na agua com os parametros que tens do que andar a fazer baixar o ph, pois fica dificil manter sempre o ph com o mesmo parametro.

Eu também (palavra corrigida) moro no cacem e também (palavra corrigida) tenho casais de discos, e não tenho mtas preocupações com a agua. Um filtro normal e tpa semanalmente com agua da torneira

 

sim ja fizeram varias mas so nas ultimas duas e que vi meia duzia de peixes .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Henrique,

 

Olha para começar o aquario para teres posturas e depois conseguires que elas tenham sucesso so tens de ter o aqua...um filtro para te manter a agua o mais limpa possivel...um cone...no meio e o casal la dentro...tenta manter o ph estavel...e utiliza turfa para a agua ficar macia e não esquecas as Tpa's porque são extremamente importantes...e ainda mais nos aquarios de reprodução.

 

Quanto a temperatura...29 ou 30 graus...e uma luz não muito forte no aquario...a noite tenta deixar uma luz de presença  

 

boa sorte com o casal

 

mas a turfa nao me vai baixar o ph?

li noutro topico que era necesario ter sempre a mao formol por causa dos parasitas nos peixitos estes sao visiveis a olho ou aplicase por precausao?e em que dosagem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim convem mesmo teres formol sempre a mão e podes fazer a aplicação caso comeces a ver baixas...e complicado veres nos primeiros dias parasitas visto que eles são muito pequenos...por isso o melhor e se vires que tas a ter baixas aplicas formol...

 

A turfa vai baixar o ph mas os discus gostam de ph baixo...alem disso é mesmo importante teres a agua macia para a reprodução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A turfa é boa para baixar o ph, mas o pior é que a agua do Cacem não é acida, mas sim alcalina(acho que tou a usar bem os termos :) a fisica/quimica ja foi há alguns anos) e quando fazer as tpa´s vai sempre aumentar o ph e os peixes andam sempre a levar com as oscilações do ph.

Das 2 uma, ou tens um local onde tenha agua previa com turfa antes de fazer as tpa´s ou usas directo da torneira como eu faço.

Quanto ao formol não é assim tão facil de arranjar.

Em lisboa ainda não consegui arranjar (solução a 37%) e no cacem as farmacias algumas não tem outras pedem receita medica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que quantidade meto num aqua de 110 litros?

a ultima vez que fiz uma mudança de agua directa da torneira perdi 6 discus isto a coisa de 1 ano por isso nunca mais.

agora arranjei um tubo onde pus carvao activo e turfa e a agua saime +- a um ph de 7 e limpa de cloro .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até hoje ainda nunca tive baixas de discos devidos a tpa´s (tenho discos ja vai para 2 anos)

Podiam ja estar fracos devido a outro coisa, ou grande diferença de temperatura ou de ph(no verão o ph sobe sempre)

Eu nos meus cubos (125 litros), mudo todas as semanas a volta de 20 litros.

Eu mantinha o ph do aqua onde eles estão, e via como era o comportamento deles, mais tarde podias ir pondo aos poucos turfa no filtro se quisesses

 

PS -> Cada qual tem as suas ideias e manias, mesmo entre os discos alguns comportam se melhor nuns parametros outros noutros.São apenas opiniões e a sempre mtas delas e variadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que aconteceu da outra vez deveu se a que tinha a temperatura baixa 26 e fiz uma mudança de agua muito grandre e como a nossa querida camara ao fin de semana injecta mais cloro na agua morreram me com edimio.

mas dai para ca nunca tive mais problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so uma questão henrrique quando tentas retirar o cloro da agua tens de ter cuidado para nao retirares nutrientes esenciais a sobrevivencia dos discus sendo que eles necessitam deles, talvez nao a curto prazo mas sim a longo prazo de qualquer maneira eu sou de sao marcos cacem e nunca tive problemas com tpas e nao tenho sequer agua em repouso ...so lhe retiro o cloro e reponho os nutrientes essenciais aos discus de qualquer maneira ja que somos da mesma zona se precisares de ajuda é so falares estamos perto:) :)

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como disse la em cima neste momento utilizo um tubo de 1.5 metros com turfa e carvao activo para retirar o cloro ligo o tubo a mangueira do chuveiro numa ponta e uma mangueira na outra que vai ate ao aqua enchendo este devagar.fazo isto a +- meio ano e fonciona 5*.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas como controlas a temperatura da agua que sai da torneira directamente para o aquario? parece isso bastante perigoso para os peixes...mesmo que seja pouca quantidade de agua podera haver uma ligeira oscilaçao de tempertura que para nos nao é nada mas para os peixes principalmente aqueles que possam estar com uma doença qualquer ja incubada....de qualquer maneira o principio parece bom...

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so para teres uma ideia custumo mudar +- 75 litros por semana e para encher demoro quase 2 horas.

 

 

 

volto daqui a 90 minutos agora e tempo de ir ver o futoro campeao

força sporting

Link to comment
Partilhar nas redes sociais