Apresentação e pedido esclarecimento!


tac

Recommended Posts

Boas caros foristas,

 

Sou o tac e aproveito este tópico para me apresentar ;)

Apesar de possuir um aquário de kit de 70L vai para 8anos e com peixes já com quase a mesma idade, sou um amador e inexperiente nestas coisas da aquariofilia e assim espero aprender e contribuir para a evolução deste forúm.

Dado a desmotivação actual estou a pensar em evoluir e adquirir um Aquário Aquatlantis Elite Premium de 1,18M (220L) e também tenho um Hydor Prime 20 (600L/m) para estrear a iluminaçãó de origem é 2x39W T5.

Qual é a vossa opinião para um plantando (sem ser excessivo) ao nível de fitragem, iluminação, onde devo melhorar e onde é que consideram fundamental?

 

Obrigado desde já :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sou muito expriente, mas so para ajudar acho que a iluminaçao e fraca, o filtro se for de 600 litros por hora e o ideal,acho que o ideal e mais ou menos 3 vezes a capacidade do aquario. se tiver errado corrijan-me

obrigada e ate breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para plantados eu diria algo como pelo menos 0.5w por litro ou seja pelo menos 100w.

 

Quanto ao filtro eu aconselho-te um externo tipo que faça 5 ciclos ou seja seja 5x o volume do teu aquario. Qualquer coisa como 1000l/h era uma boa opção. Um Eheim Classic 2217 é muito bom, eu tenho 1 e estou muito satisfeito.

 

Abraços

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Gostava de ouvir mais opiniões, agradeço aqueles que já responderam :roll:

Pela vossa opinião julgo que a iluminação é fundamental melhorar, de qualquer forma como deverei proceder e que tipo de lampadas para este tipo de calha?

 

Tac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que vais mexer na iluminação optas por ir para algo em torno dos 1w por litro não?! Já vais ter o trabalho (€€) de mexer, entao já fica com algo excelente não?!

E não esquecer-se da temperatura da luz....

 

Um bom site sobre iluminação é

AquaEden

 

vai nos artigos (obrigado ramirezi)

 

Grande abraço!

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Emerson o site está bastante elucidativo :D

 

Tenho ideia de por 4X39T5 (falta ver só o tipo de lampadas a colocar, pois o tempo actualmente não abunda).

Agora estou a deparar-me com um problema, é que actualmente tenho 2 plecos "granditos" e acho que eles vão dar-me cabo da "Glossostigma elatinoides" que queria colocar no novo aquário, alguém pode ajudar? Recordo que queria também por Discus, quais as plantas que aconselham e respectivo substracto?

 

 

Abraços

Tac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Em relaçao ao substrato tenta o akadama(ao que parece é bastante popular aqui no forum) !

 

Em relaçao as plantas tens de ver se não vais ter peixes que as comam(tou a referir-me aos plecos que ja tens grandotes :D ) e tens tambem de ter em atenção a iluminação(que pelo que percebi já te decidiste) e por fim tens de ver se queres ter plantas que precisem de Co2 ou não ( se optares pelas que requerem Co2 vais ter de comprar/fazer um sistema para elas)!

 

Acho que está tudo dito...porem se tiver mandado algum/alguns pontapes na "gramatica da aquariofilia" os mais experientes que me corrijam :D

 

Boa sorte com o projecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Realmente os principais fundamentos para se ter um aqua plantado já foram quase todos referidos aqui. No entanto, gostava de salientar a necessidade de um bom adubo liquido tipo (passe a publicidade) "tropica", plantas de crescimento rápido tipo heterantera zoosterofila, echinodorus...procurando em alguns sites de plantas por ex. da Tropica consegues encontrar variadas plantas de crescimento rápido, o que é fundamental no início para evitar a propagação de algas.

Agora como tens 2 gigantes no teu aqua provavelmente não conseguirás vingar a glosso, e outras plantas, a não ser que os isoles numa parte do aqua com uma placa de acrílico furada durante algumas semanas a fim de as plantas ganharem raízes suficientes.

Se por acaso disse alguma asneira por favor corrijam-me

 

MEU AQUA - ENDEREÇO

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0745&highlight=

 

Espero ter ajudado

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se o problema dos plecos for só durante a fase de crescimento, posso manter os Plecos num aquário (onde estão actualmente), mas mesmo assim gostava de ler várias opiniões acerca de por Glosso ou outra planta rasteira com plecos, para tentar não fazer um disparate, portanto todas as ideias são bem vindas :wink:

Básicamente seria útil ter um lista de plantas compatíveis com plecos.

Em relação aos adubos achas que são essenciais? Estou a ponderar por um destes substractos, Akadama ou Dupla Ground, já que o material ADA nesta fase de "rookie" parece-me caro para a rentabilidade que iria retirar.....:arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Se tens essa possibilidade então se calhar convém mantê-los fora por uns tempos de forma as plantas poderem ganhar raízes e se fixarem ao solo. No meu caso eu usei um substracto da marca Prodac, uma embalagem de 4kg custou 19€, juntamente com um adubo liquido da Tropica 20€ que dura bastante tempo, e estou a ter bons resultados como podes comprovar no meu aquario.

Quanto ás plantas (alguém me corrija se estiver enganado) penso que os plecos são compatíveis com qualquer tipo de plantas (desde que bem alimentados).

 

 

MEU AQUA

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0745&highlight=

 

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.