Mais uma vez um, ou dois, pedidos de ajuda.


David Cabete

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho aquário de ciclideos supostamente africanos, já que há uma espécie que não consigo "catalogar". De incio, quando veio cá para casa era assim:

 

desc001.jpg

 

Pacifico no incio, andava de um lado para o outro no aquário, sem se meter na vida dos outros, salvo raras excepções. Entretanto foi crescendo, mais que os outros, e tornou-se um "pouco" mais agressivo, chegando ao ponto de comer duas "corydoras" e um "plecos". Neste momento está assim:

 

desc002.jpg

 

No espaço de um mês cresceu para o dobro, assim como o "companheiro" da mesma espécie. Alimento-os com larva de mosquito, artémia e dieta para ciclideos, repartido por três refeições diárias. Entretanto "um" deles escavou no areão de tal modo quase chegava ao vidro do fundo do aquário, formando o que parece uma "toca". Até aí tudo bem, é hábito nestes peixes. O que ontem me surpreendeu foi o facto de um deles não sair por e simplesmente da toca, enquanto o outro fazia a "ronda" à volta da dita, sendo bastante agressivos. Não vêm ao cimo do aquário para se alimentarem, esperando que a comida "vá ter" com eles. Será por causa disto?

 

desc003.jpg

 

Intrigado com o compartamento dos animais, depois de muito espreitar, lá conseguimos ver o que supostamente serão ovas! Será que vou ter uma "epidemia" destas "pestes" no aquário? Se sim qual é o tempo médio de incubação? Cuidados a ter, agora e depois de nascerem, se nasceram, os peichitos? Devo separá-los do resto dos inquilinos ou os progenitores vão tratar da sua prol? Sei que são muitas perguntas, mas para quem não está habituado a "estas coisas", é um quebra cabeças. Estava habituado a ter só Gupiies, e eles "desenrascavam-se" sem problemas.

O resto da fauna são estes dois que também não consigo identificar:

 

cicli010.jpg

O "Gambas".

 

cicli011.jpg

O "Jorgito" - que agora está azul cobalto.

 

cicli012.jpg

E dois "Labidochromis caeruleus". O "Ama" e o "Relo". São inseparáveis.

 

O "casal" que está no "choco são o "Retro escavadora"ea"Empilhadora".

Desde já agradeço as respostas e vamos ver no que isto dá...

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá DAVS

os teus primeiros ciclideos são americanos ( a espécie agora de cabeça

não me recordo)

o segundo um aulonocara hibrido

o terceiro deixa evoluir.

os americanos em principio devem tomar conta da sua prol.

boa sorte com os pequenos e graudos :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bem me parecia que tinhas "americanisses" por aqui misturadas. Se não me engano, devem ser "Vieja bifasciata". Se assim for vou ter de me "desfazer" deles. São peixes a mais para o aqário... ou talvez não! Vamos ver como se desenvolve a coisa.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais