Identificação dos camarões colectados nas lagoas de Sintra


Pedro Borges

Recommended Posts

Parece que o Sérgio Leal, o cromo dos camarões conseguiu identificar o que apanhámos.

Já estive a ver uns sites e parece corresponder à descrição e fotos do Atyaephyra desmaresti. Por favor dêm segundas e terceiras opiniões, gostava de saber o que raio metí anteontém no aqua :P. Este aqui mencionado é um detritívoro da Europa ocidental que aguenta temperaturas de 4ºC a 28ºC :wink:

 

Boa Sérgio :wink:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola'

a minha opiniao e' que eu tenho razao :wink: :wink:

 

vejam estas paginas e deem as vossas opinioes

 

http://www.wirbellose.de/arten.cgi?action=...=show&artNo=010

 

http://members.aon.at/crayfish-hatchery/atydesart.html

 

http://vlafon.free.fr/Aqua/crevettes.html

 

http://www.aquabase.org/crustacea/view.php3?id=27

 

Atyaephyra_desmaresti_Greece_2_fig_1.jpg

nomeadamente esta imagem parece os da foto disponivel :P

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

não creio que seja aquele que mencionaste.

nas fotos se reparares os camarões têm uma espécie de tenazes compridas, as dos nossos são curtas.

outra coisa que me faz pensar que não é, é porque os nossos camarões não apresentam pintas laranja no dorso.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

@tas - onde é que viste que tinha tenases grandes ? :shock:

acho que em todas as fotos tem tenases pequenas

 

quanto à cor, sabes que existem muitas variações ;) vou tentar traduzir o texto da primeira página.

Mas o Domingos podia dar uma ajuda :)

 

Origem/distribuição:

 

áreas doces da área mediterranean (África norte e Europa sul) agora também na alemanha, Bélgica e Holanda entre outros. Flussaue 30 quilômetros noroeste de Freiburg, Rhine.

 

Geralmente transparência colorida; a coloração também castanha e azul é possível; o shrimp pode mudar a coloração no curso de sua vida. "Rostrum" com os 20 a 25 pricks móveis pequenos, parte dianteira do "Unterrandes" com os 5-8 dentes maiores

 

ou seja eu penso que poderia ser esse.

aqui podes ver mais fotos

Atyaephyra_desmaresti1.jpg

Atyaephyra_desmaresti2.jpg

gamba2.jpg

 

 

P.S.- se calhar deviamos por esta informação em outro tópico :) alguém com poderes semi-divinos ? :) :D

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

num novo tópico num dos sub-fóruns.

 

talvez no sobre peixes, com o título, camarões de Sintra - Caridina neolixadoii ??? :shock:

 

a ver se mais pessoas tentavam identificar estes camarões :D

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

fui com outro membro deste forum, o Mocho, até algumas destas lagoas... e apanhamos camarões como estes. No entanto trouxemos dois camarões junto com peixes num balde, quando chegamos um dos peixes estava cortado ao meio mas ainda vivo...

 

foi uma cena mt triste e fiquei de pé a atras com os camarões, por isso tenham em atenção os vossos aquarios...

 

Mais alguém teve problemas c o camarões?

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

por acaso gostava de saber como é que um camarao sem tenases pode cortar um peixe ao meio. :?:

 

isso é um caso de x files :(

 

mais alguem teve problemas

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queres meter aqui uma foto do teu super-camarão?

O único problema que tenho com os meus é estarem a morrer que nem tordos.

Não será que apanhaste lagostins à mistura?

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

@MrPCB - que parametros tens na água?

 

por acaso nao adicionaste ferro ou fertelizante nos ultimos tempos?

 

por acaso também gostava de ver uma foto do super camarao :lol:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

@taslixado - será que os camaroes que voces recolheram sao Palaemonetes antennarius

0195G.jpg

 

acho um pouco estranho porque este camaroes normalmente apenas aparecem nos Balcaes, Grécia, Italia e Turquia...

 

mas este sim tem umas pequenas tenases :lol: como podes ver na foto e este talvez pudesse cortar um peixe, mas nunca corta-lo ao meio :(

 

este camarao tem um rostrum com picks 3-7 em cima / 2-3 em baixo

 

enquanto o outro tem 20-25 em cima / 3-6 em baixo

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos "super-camarões" são segundo me parece iguais aos vossos e foram apanhados na mesma lagoa que voçês... a probabilidade de serem das mesma especie um pouco alta, não acham??? :?

 

Apesar de terem pequenas tenazes foram capzes de cortar ao meio um peixe de 1,5 cm... :roll:

 

Achei que podia estar a ajudar alguém a não ter de um dia pro outro peixes em mau estado... se não quiserem ligar, não há problema! cada um sabe de si...

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

só por acaso nenhum de voces pode tirar umas fotos aos camaroes? é que essa cena das tenases esta a me intrigar :roll: porque os camaroes Atyaephyra desmaresti nao tem tenases e sao algivoros e detritivoros, ou seja nunca atacariam um peixe vivo, muito menos conseguiriam mata-lo

 

por isso fotos eram bem vindas, principalmente se pudessem fazer um grande plano do rostrum (nariz ou corno como quizerem chamar)

 

P.S.- esta discucao já merecia um topico à parte, nao acham? de certeza que outras pessoas podiam dar a sua opiniao tambem mas nao leem este topico porque é sobre o passeio e nao sobre os camaroes :cry::?

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

veto: Concordo contigo, nessas condições estamos com bastante centeza a falar do mesmo animal. No entanto se assim for posso garantir-te que o camarão em causa não reúne as condições para ferir um peixe, quanto mais cortá-lo ao meio. Não haverá a possibilidade do peixe ter sofrido o traumatismo na viagem, tipo um acidente qualquer com o saco? Não deixa de ser estranho e ainda bem que o relataste, mas a minha opinião é que talvês a explicação do fenómeno possa não ser essa entendes? :?

 

Sérgio: os meus morreram graças a uma calinada com o CO2 :cry:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

será que o outro pessoal que tem os camaroes pode por umas fotos deles :)

 

@MrPCB - tas a arranjar desculpas para nao trocar camaroes comigo :):P (tou a brincar ;)) fico triste pelos teus camaroes :?:oops::cry: mas ve la é se vais buscar mais à lagoa :lol:

 

os meus noecaridina reticulata ja tem ovos e devem nascer um duas semanas...

:)

 

ando a procura de neocaridina sp. "Crystal Red" mas custam 7€ cada um :wink::) e para ter a certeza que tenho macho e femeas é preciso no minimo 10 :):shock:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camarões que apanhei já morreram todos (eram 10)... não percebi poquê. Os peixes, que ainda estou para determinar a especie, estão todos bem felizes num aquario super plantado com plantas que tenho recolhido das lagoas.

 

Quando à questão do peixe cortado, não me parece que tenha havido houve nenhum acidente, vieram num balde fechado nas mãos de uma amiga durante toda a viagem. por isso continuo sem encontrar outra explição... para além de o aspecto do peixe, era nitido que tinha sido cortado ao meio, o coitado ainda tava vivo a tentar nadar só c metade do corpo.

 

se nunca vos aconteceu nada disto c os vossos melhor, eu tive essa infelicidade...

 

vou tentar tirar fotos aos peixes pra ver se alguém me ajuda a identificar...

 

abraços

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheheh.. Eu e o Veto andámos na colheita dos super-camarões. Parecem-me imenso com esse último da foto do Sérgio Leal. Apanhámos-os nas lagoas das pedreiras perto da Base de Sintra, logo depois da IC16 terminar.

Epá, têm 2.5 a 4cm e as tais tenazes X-acto...

Quanto ao peixe, acho difícil "partir-se" ao meio durante a viagem... e as companhias não pareciam lá muito simpáticas.

 

Veto, lamento a morte dos bichos.. já tava a pensar numa jantarada de marisco e queria-os bem frescos... :lol:

 

P.S. alguém sabe o pH daquelas águas? Acho que são bem superiores a 8.. Também pudera, com a lixarada que lá andava em algumas lagoas e o pessoal a lavar os carros com a água delas, não é de admirar que os parâmetros estivessem todos marados... "Super-Mutant-Hungry-Shrimps"

 

Agora a sério, fiquei um pouco sensibilizado com a beleza daquele sítio e achei a história das lagoas fabulosa para aproveitar as pedreiras.. Mas a tristeza ensobra o local, face à desvastação causada pela pouca falta de civismo em quem vê naquilo uma lixeira a céu aberto :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes crer pá, é uma vergonha o que o povo e as autoridades (negligentemente) fazem de um local com tanto potêncial.

Epa, realmente era porreiro colocar umas fotos aqui do dito peixe cortado ao meio e também dos supostos agressores, é que ou muito me engano ou não colectámos nenhum camarão com 4cm... podemos estar a falar de espécies diferentes - também acho a hipótese do acidente pouco provável, menos ainda agora que foi explicado o método de transporte... mas posso garantir que as pinças dos camarões que colectámos não são capazes de cortar uma única espinha ao meio, quanto mais uma parte de um peixe.

Tinhas as duas metades no balde, ou só uma? pode ter sido atacado pelos companheiros (peixes) que foram mordendo a barbatana até à carne dando a sensação de faltar quase metade... n sei estou só a especular, é que camarões como os que apanhámos não foram de certeza.

Tenta lá arranjar umas fotos para o povo descurtinar o mistério.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah esquecí-me de dizer que medimos o pH da lagoa e era à volta de 8 (o teste é de fraca precisão) e a água tinha pelo menos bom aspecto... (nada de lavagens de carro ou etc, pelo menos nesta lagoa)

Já agora a temp era de 13.5ºC (se n estou em erro)

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, keria só fazer uma pergunta.

Onde se encontram essas lagoas, pq pla descrição nunca vi nenhuma ali na zona, e gostaria de obter 2 exemplares dessa espécie.

 

Outra coisa, os ditos "camarões", ñ precisaram dum tempo de adaptação ás novas condições de água e temperatura ?? É k ñ se eskeçam k estão a tirar um animal supostamente selvagem e a adaptá-lo a novas condições de água e por consequente, novas condições de sobrevivência. É normal ( axo eu ), eles morrerem. Pq ñ passaram por esse processo de adaptação.

 

QQ de errado digam, isto é uma comunidade, ñ estou a criticar, eu mm "caço" exemplares selvagens, tanto animais como plantas, e tento adaptá-los ás condições tropicais da água. Por vezes com sucesso e por outras vezes com azar. Mas uma pessoa aprende é com os erros, e se falhei ñ volto a repetir.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o mistério vai continuar... não posso arranjar fotos porque o acontecimento já foi este fim-de-semana, ou seja não na existe peixe cortado a meio bigsmile

Os camarões já morreram há mais de 48 horas e já foram pro cimitério dos peixes e invertebrados :mrgreen:

 

Quanto à localização, o mocho já explicou lá atras... saindo da ic16 ao pé da base militar.... é só procurar os aviões a levantar das pistas yikes

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais