Planos para o meu laguinho


Recommended Posts

Olá,

 

Quero começar o meu laguinho.

 

Tenho um recipiente em plástico rigido é indicado para alimentos, por isso calculo que não seja tóxico, mas tem um cheiro a plástico forte.

Pensei que dá para fazer um laguinho com ele.

É redondo, altura 35 cms, largura 110. Volume: 275 Litros.

 

É pequenino mas deve dar para começar, que é que voçês acham?

 

Agradeço a vossa atenção :twisted:

::::::::::::Água é fixe!::::::::::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara lady raf,

 

Antes de mais bem vinda aos lagos :twisted: .

 

Quanto ao teu futuro lago acho que primeiro que tudo devias deixa-lo ao ar livre e já com agua para ver se ele perde o cheiro e se vai limpando,

 

quanto a servir de lago acho que sim (não sei se o vais enterar ou não) tens é que ter atenção

à kuantidade e especie dos peixes que lá vais colocar, ou seja poucos e que não cresçam mt, tem tb atenção as plantas e a filtração mais vai dizendo em concreto as duvidas que tens que aki o pessoal vai tentando ajudar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lady raf, o volume de 275 é bem pequeno para ser lago externo (ao relento), pois varia a temperatura muito rapidamente e poderá acrretar doenças aos peixes.

Sugiro que o faça em alguma área coberta, e acrecente alguns centimetros mais de altura como borda.

 

Passe um esboço da idéia para darmos palpites mais fundamentados. :twisted:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Vou seguir a dica e deixa-lo com água, para ver se perde o cheiro a plastico.

 

Não tenho jardim, só um pequenino pátio, logo não o vou poder enterrar.

 

Penso começar com 3 peixes, goldfish.

 

Duvidas tenho algumas relacionadas com a bomba indicada, a ligação ao filtro e a uma cascatinha q gostava de incluir, mas já lá vamos.

 

O pátio etá coberto por um toldo, sendo abrigado apenas por cima e com vedação em torno da area e com sombrite. Penso colocar algumas plantas altas em volta do lago, não sei se isso ajudará na questão da temperatura, mas eu esperava que sim.

Contudo não estou totalmente descansada com a questão da altura e da temperatura, pois o Inverno aproxima-se e o ano passado até nevou, á pois é...ora temos um calor de rachar, ora temos gelo, mas acho que se podem inventar maneiras de remediar a situação.

 

Aqui está o esquema:

 

projectolagocz2.th.jpg

 

Uma duvida, os pássaros a banharem-se na cacata é prejudicial aos peixes e ao ecosistema do lago ?

::::::::::::Água é fixe!::::::::::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá LadyRaf

 

Bem vinda ao mundo dos laguistas. Seria bom saber qual o local onde mora para se poder saber quais as amplitudes térmicas da zona e também o tamanho do pátio.

 

Com as sombras resolve o problema do calor em excesso, mas não do frio. Não que isso seja problemático. Não sou um profundo conhecedor de kinguios, goldfish ou orandas mas estes peixes por causa da sua manipulação genética já devem ser considerados peixes de água quente e de aquário e não de água fria e de lago. Apesar de haver quem os tenha ao relento. Outros existem que são lindíssimos e suficientemente resistentes à água fria, é o caso dos Shubunkin. Como o lago é pequeno e pouco profundo não seria mal pensado ter nos tempos mais frios um termóstato para evitar descidas fortes da temperatura. Por exemplo regulado a 12º. ou 14º C.

 

Já agora dê uma olhada no meu site no lago das escadas http://www.mofeliaf.com/Kohaku/lescadas-home.htm. Pois este só tem shubunkin. Outra ideia é caso o seu pátio não seja tão pequeno quanto isso. Um lago maior em madeira. Ver exemplo lago temporário http://www.mofeliaf.com/Kohaku/ltemp-home.htm.

Ou o exemplo www.alibaba.com/.../Cengal_Wood_Koi_Pond.html

 

Outra ideia é fazer uma caixa de madeira que rodeie o recipiente de plástico e encha entre a madeira e o plástico com areia, onde inclusive poderá colocar algumas plantas e com isto evitará que a temperatura tenha grandes oscilações.

 

Quanto aos pássaros além de ser um encanto, não se preocupe, pois mesmo que haja um pequeno dejecto no lago, parte será comida pelos peixes e a outra será absorvida pelo filtro. Não terá problemas com o ecossistema desde que este esteja bem balanceado.

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho jardim, só um pequenino pátio, logo não o vou poder enterrar.
É somente isso que precisas, além da iniciativa de construil-lo para teres o "laguismo" como um grande prazer em sua vida.

 

Duvidas tenho algumas relacionadas com a bomba indicada, a ligação ao filtro e a uma cascatinha que gostava de incluir,
Quanto à bomba ficará a critério das que existem em vosso país. Poderia dizer para teres uma circulação em torno de 3 a 5 vezes o volume do laguinho, algo em torno de 1000 l/h já daria bem para poucos peixes e plantas.

 

Uma duvida, os pássaros a banharem-se na cacata é  prejudicial aos peixes e ao ecosistema do lago ?
Não, seria até bom e além de comprovar uma "boa" qualidade da água do tanque. :lol:

 

Para que possa ver a maravilha que poderá ficar seu projeto e usando as dicas do Kohaku, sugiro que visite esse tópico de um colega nosso: Meu mini-tanque

 

 

> O aquarismo tem suas particularidades, ou seja: <

Nem toda regra é regra mas... cada caso é um caso.

* * * * * Tio Ayres - Meu hobby é Laguismo * * * * *

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pessoal!

Kohaku, Tio Ayres,

Vivo no Alentejo na região central, Planice de Portugal! O clima é temperado, Verões quentes e secos 30 a 40º, Invernos húmidos e frios 0 a 14º, na Primavera e Outono 14 a 24º, temperaturas amenas e amplitudes térmicas moderadas.

 

Kinguios são peixes de lago e águas de temperatura de 10 a 20 graus, havendo quem os crie em águas um pouco mais nornas. Existem subespecies, manipuladas e alteradas, que são mais frageis, devendo ser mantidas sob olhares atentos e cuidados mais apurados, tem um movimento mais lento e devem ser mantidos em águas pouco profundas, não por serem de aquário mas porque a maioria dos lagos não oferece condições adquadas a estas especies a não ser que sejam feitos especialmente para elas.

Um termostáto será uma solução adequada, com certeza nos dias de maior descida ou variação de temperatura.

 

Não consegui entrar no links mencionados mas eu já fui no seu site, gostei muito, só não vi os peixes de que falou, mas já pesquisei sobre eles.

A caixa de madeira que rodeie o recipiente de plástico é uma boa ideia, mas receio que o espaço não dê para isso. Contudo pensei em colocar vasos em volta do recipiente ou até mesmo aquelas cercas, das que dá para moldar a forma, não sei se está a ver quais são, existe em madeira e pvc.

 

Sobre a bomba, digamos que eu teria mais uma caixa com uns 100 a 200 litros com água e mais uns vasos de plantas fazendo filtro natural, teria que usar um valor acima dos 1000 l/H?

Eu já tenho uma bomba de recirculação de 300 l/H poderei incluir?

 

 

O Mini tanque do seu colega tá muito fixe!

E de tudo o que já pesquisei, decidi, colocar filtro natural de plantas, com vasinhos em cascata , uma caixa maior de água com plantas filtrante para fazer de suplente tambem caso seja necessario para um peixe que cresça muito ou filhotes e um filtro DIY, ah e a cascatinh...tenho que desenhar o esquema para voçês veres e me dizerem o que acham.

Bom agora tenho que ir, volto depois com novas.

Cumprimentos,

LadyRaf

::::::::::::Água é fixe!::::::::::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
se precisar tenho cá um filtro para lagos
Olá Zé Carlos, seria bom você colocar mais detalhes desse seu filtro. Volume do filtro, materiais filtrantes, o sistema dele e qual volume ele suporta filtrar e com qual bomba.

É meio longe para o Brasil, mas para seus conterrâneos pode ser uma boa. :wink:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pessoal!

Zé Carlos, estou um pouco longe dai, só na viagem gastaria metade do valor de um filtro. E esse filtro é demais para um laguinho tão minusculo! Agradeço na mesma.

 

Eu pretendo montar o meu próprio filtro.

 

O recipiente já começa a parecer um lago, pois encheu só com a água da chuva que tem chegado até ele :lol:, até tenho pena de o esvasiar , eh eh!

 

Já fiz um esboço do plano, mas não está perceptivel ainda.

 

Próximo passo: Fotografar o local, recolher material, aguardem :lol:

 

Queria perguntar: Alguém tem Wakins? Tive impressão de ter visto em um dos lagos do Tyo Ayres. Em Portugal alguém tem? É o peixe japones de duas caudas, mais parecido com as Koi.

 

Cumprimentos.

::::::::::::Água é fixe!::::::::::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria perguntar: Alguém tem Wakins? Tive impressão de ter visto em um dos lagos do Tyo Ayres. Em Portugal alguém tem? É o peixe japones de duas caudas, mais parecido com as Koi.
Os meus 2 kinguios são esse casal namorador. :roll:

Pic_5257_19.jpg

 

Ou alguma dessas carpinhas +- 20 cms de tamanho ou esses 2 kinguios.

Pic_5519_5.jpg

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Tio Ayres!

Que belas imagens, lindos peixes! Esse malhado, na ultima foto, o do canto direito parece wakin, tem duas caudinhas não tem?

 

 

Os planos mudaram um pouco, o lago vai para o lado oposto do pátio, porque fica mais abrigado e a cascata por enquanto será só a das plantas.Por ser provisório o local do lago, por agora não me meto em muita confusão e aparato.

 

O local:

 

003.jpg

Supostamente o final:

005.jpg

A gata adora o lago, cheira-lhe a peixe fresco :roll:

010.jpg

 

O esquema:

projectolago.jpg

 

Falta a bomba de água, areao ou pedras para o fundo, vasos para as plantas aquáticas, materias filtrantes e recipiente para filtro. Está quase.

 

Cumprimentos

::::::::::::Água é fixe!::::::::::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehe... agora vai sair mesmo. :twisted:

Essa gatinha não vai querer pegar alguns peixinhos frescos? :twisted:

 

Falta, areao ou pedras para o fundo,

Haverá necessidade disso no laguinho? e com qual objetivo?

 

Estou torcendo por você. Sorte e sucesso. :twisted:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Desta gata eu espero tudo, ainda por cima não tem medo de água !

 

 

Necessidade, não sei quanto aos peixes, mas eu detestaria viver num recipiente plástico, completamente artificial.O objetivo, seria o de naturalizar um pouco o ambiente, peixes tambem gostam de se coçar quando é preciso, kingios adoram remexer, vasculhar e também gostam de tocas e refugios pinciplamente quando existem gatos como a minha que adoram meter a pata onde não devem. As pedras podem ajudar a realçar a cor natural do peixes e adornam o lago, também servem para a fixação de colónias de bacterias nitrificantes.

 

A ideia é trazer a natureza até casa, não acomodar seres vivos num recipiente para os olhar.

 

Apesar de pequeno, o meu laguinho, vai ser a casa dos meu peixes, não vou limitar me a colocar água, filtro e peixes, acho que é meu dever já que os vou trazer para o recipiente, proporcionar-lhes no possivel condições naturais.

 

Cumprimentos

::::::::::::Água é fixe!::::::::::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em "gênero, número e grau com a sua dissertação.

 

A pergunta se baseou em fundamentar-lhe de "possíveis" adversidades quanto à tal colocação, tais como: acúmulo de resíduos, dificuldades na sinfonagens e etc., mas ora percebo que já estás conciente dos passos a que estás dando, portanto auto suficiente no andamento do projeto.

 

Não se esqueça de estar postando as fotos do andamento do projeto.

 

Sinceramente;

Tio Ayres

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá,

 

Passou mais de um mês desde que coloquei as pedras, uma plantinha e água e testei o filtro, a bomba etc...agora acabei de encher com água, mudei o filtro para um garrafão de 5 litros, porque o do balde era tão grande e a bomba não tem força...eca :P, bem agora como está dá para manter até vir a nova bomba de água. Quando mudei o filtro para o garrafão, troquei a posição das midias filtrantes e acho que agora não ficou bem, mas vou voltar a colocar correctamente.

 

Testei um termostato, mas só tem 75 W e não é suficiente. A Água não aquece, sómente 1 grau, mas isso não é suficiente.

De madrugada a temperatura sem termostato era de 10º, após umas horas com termostato ligado no máximo apenas subiu 1º.

Mas ainda não experimentei isolar as paredes do lago, vou fazer brevemente, pode ser que ajude.

 

Aqui ficam fotos do laguito no estado actual:

laguito003.jpg

Materias filtrantes. Usei tampas de plástico em vez de biobolas, eheheh.

 

laguito.jpg

 

Quando tiver a nova bomba, a água do cano verde entrará na caixa azul e sairá tipo cascata pela frente da caixa.

 

P1010771.jpg

 

Vejam só a sujidade que já se acumulou neste mês, mas não tinha o filtro a trabalhar...se não tivesse algumas pedras teria um aspeto muito pouco desejavel, não acham? Ainda vou colocar umas tocas para os peixes e mais algumas pedras e plantas.

 

Ainda á muito que fazer, até á próxima.

Editado por LadyRaf

::::::::::::Água é fixe!::::::::::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá!

Estou de volta....passou tanto tempo, estou contente por voltar a este cantinho webfixe, eh eh! E como está crescido este espaço de agua fria do aquariofilia, ena!

 

Então venho postar umas fotos e contar o que se tem passado com o laguinho e o lindo Fixe, estou inclinada a que seja uma e não um, :tongue:, uma peixinha.

 

Fotos mais antigas...

fixel.jpg

fixepic.jpg

fixe08.jpg

Esta foto tem um erro, é deste verão 2008 e não de 2007.

fixe208.jpg

jacintoaguacopy.jpg

 

Não coloco fotos do lago actual, porque está muito sem graça, as plantas secaram, outras morreram, agora só tem algas que o Fixe adora e de que se alimenta e por isso eu só limpo uma certa quantidade e deixo as do fundo.

 

O lago e o Fixe sobreviveram ao Inverno e estão de volta ao verão e isto sem filtração, sem bomba, sem toldo, porque o Inverno estraçalhou-o completamente. Durante o Inverno e até dois meses atrás o Fixe não aceitava comida, alimentava se das algas e eu deixei de lhe dar, agora já come, mas come mais as algas e não aceita granulado, só flocos mas só dos que tem mais qualidade e possivelmente mais sabor, não sei, pelo menos o cheiro é muito mais forte e acentuado.

Durante o Inverno, manteve-se com uma piscina de criança a tapar quase a totalidade do lago, onde se abrigava e de onde quase nunca saia debaixo. Agora devido ao calor coloquei uma placa de madeira num dos lados para fazer sombra e amenizar a temperatura da água, porque se não fritava, coitadinho.

Eu aqui não tenho onde comprar plantas de lago e as que já tentei de barragem e de aquário, não resistem ao calor. Portanto á falta de melhor faz se o possível e isto foi o possível.

 

Está tão lindo o Fixe, não está?! Tem a cor mais acentuada, passou de um quase transparente para branco, está com barbatanas enormes, adorou os jacintos de agua que lhe coloquei no lago, esta semana. Anda todo contente e gostava de lhe dar uma companhia.

 

E agora, ponho filtro, não ponho o filtro de novo...ai não sei, a água está tão transparente e clara, apenas tem algumas partículas suspensas, mas o peixe está tão bem e daqui a pouco começa a chover outra vez...acho que o vou deixar assim.Até tem as plantas agora que espero também ajudem a melhorar a qualidade da agua.

 

E já agora uma pergunta, se alguém me sabe dizer se o espigo que mostra na imagem do jacinto de água, se será que é uma flor que irá crescer, é que nunca vi uma a crescer todas as que vejo já estão crescidas e floridas, eu nunca tive a sorte de ter jacintos floridos no lago, os últimos secaram...e acho que o fixe os comeu...porque desapareceram, ;) deixa ver se estes se aguentam. Por acaso estão a nascer folhinhas novas, coisa que não aconteceu com os outros, deve ser porque a água deve estar cheia de nutrientes por não ser filtrada e do sol, isso é que adoram apanhar sol, de manhã estão todos cabisbaixos, assim que chega o sol, irradiam, até parece que ganham cor.

 

Bem, isto se calhar já chega, não?!

Até á próxima!

Vou ver o que á de novo, que á muito que não venho aqui.

 

Cumprimentos, laguistas!

Editado por LadyRaf

::::::::::::Água é fixe!::::::::::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais