Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

O interruptor de um dos meus aquas estava avariado, por isso comprei outro, mas com uma diferença, não tenha ligação de fio terra como o original, não consegui encontrar nenhum com fio terra!!

mudei o interruptor, ficou bastante tempo ligado e, quando ia lavar o filtro uns dias depois levo um valente choque ao colocar a mão não agua!!!

Como resolvo o problema? será do interruptor ou será da calha?

Dos conhecimentos que tenho de aplicações de alectronica do ensino secundario, isto não deveria acontecer e o fio terra não faz diferençºa nunhuma.

Não morreu nenhum peixe pese embora a forte corrente na agua!!!

abraço

Publicado:

Olá a todos!

O interruptor de um dos meus aquas estava avariado, por isso comprei outro, mas com uma diferença, não tenha ligação de fio terra como o original, não consegui encontrar nenhum com fio terra!!

mudei o interruptor, ficou bastante tempo ligado e, quando ia lavar o filtro uns dias depois levo um valente choque ao colocar a mão não agua!!!

Dos conhecimentos que tenho de aplicações de alectronica do ensino secundario, isto não deveria acontecer e o fio terra não faz diferençºa nunhumaNão morreu nenhum peixe pese embora a forte corrente na agua!!!

abraço

Não faz falta ??? :?

Então o pessoal que mexe na electricidade gosta todo de gastar dinheiro e ter mais trabalho ao acrescentar mais um fio :shock:

Se estava lá é porque faz falta, se faz falta só terás que o recolocar, se não quizeres levar outro esticão :) só tens de comprar um interruptor com terra

Quando se mexe no Aqua deve-se desligar todo o material eléctrico

SeMpRe A aPrEnDeR

Paul08

Publicado:
Olá a todos!

O interruptor de um dos meus aquas estava avariado' date=' por isso comprei outro, mas com uma diferença, não tenha ligação de fio terra como o original, não consegui encontrar nenhum com fio terra!!

Dos conhecimentos que tenho de aplicações de alectronica do ensino secundario, isto não deveria acontecer e o fio terra não faz diferençºa nunhumaNão morreu nenhum peixe pese embora a forte corrente na agua!!!

abraço

Não faz falta ??? :?

Então o pessoal que mexe na electricidade gosta todo de gastar dinheiro e ter mais trabalho ao acrescentar mais um fio :shock:

Se estava lá é porque faz falta, se faz falta só terás que o recolocar, se não quizeres levar outro esticão :) só tens de comprar um interruptor com terra

Quando se mexe no Aqua deve-se desligar todo o material eléctrico

Está tudo dito!!! Acho que há ainda pessoal que não tem consciencia do perigo que passa se mexer na agua sem desligar tudo o que é electrico.

Cumprimentos

Publicado:

Mexer no aqua sem desligar o material electrico foi descuido, tenho extenção com interrutor e normalmente desligo, mas se assim não fosse não teria dado conta.

Dos meus outros aquarios nenhum tem iluminação com fio de terra, com o busca-polos estive a tentar encontar corrente noutros e encontrei vestigios em um, só no que troquei o interruptor tem grande e bem preceptivél.

Vou tentar encontar um interruptor compativél, é o que me resta.

Quanto ao fio de terra não consigo mesmo encontrar ultilidade nesta instalação, mas... alguma deve ter. pensei que ao isola-lo não teria qq problema.

abraço

Publicado:

Quanto ao fio de terra não consigo mesmo encontrar ultilidade nesta instalação, mas... alguma deve ter. pensei que ao isola-lo não teria qualquer (palavra corrigida) problema.

abraço

A ligação à terra (eletrodo de terra) desvia a corrente quando uma pessoa estiver em contacto com um aparelho defeituoso, neste caso uma calha de iluminação. É por isso obrigatório prever nas fundações das paredes exteriores (profundidade : 60 cm min) uma vareta de terra (em cobre) com o mínimo de 35 mm² de secção.

SeMpRe A aPrEnDeR

Paul08

Publicado:

Bem fui à procura de interruptores e não consigo mesmo encontrar, (se alguem souber....) entretanto, consegui fazer uma pequena adaptação e já resolvi o problema aparentemente, parece-me segurissimo e preservei o fio terra, está a funcionar bem, se der mais problemas, faço ligação directa e ponho um temporizador a fazer de interruptor, se continuar a dar problemas compro uma calha nova!!!

cumprimentos

Publicado:

Foi o que eu fiz, desmontei a calha, sequei-a, isolei bem toda e qualquer ranhuira aparente e no interruptor fiz ligação fase/neutro dentro do interruptor, ligação terra por fora devidamente isolado, desprezando a estetica em deterimento da segurança e voi-lá, até hj tudo corre bem

Publicado:

boas

eu acho que nao tem nada a ver com o fio terra

mas sim com algum fio que esteja a passar corrente tens de verificar o s fios da extençao e da armadura

( os ditos electresitas ligam tanta coisa de sem ligar a terra e nao da choque )

os apoios que tens na calha sao de que

e so quando metes as maos dentro de agua ou quando tocas na armadura

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!