Algas verdes


Recommended Posts

Boas sou novo neste forum e tambem tenho um aquario 120*45*50 a pouco tempo com ciclideos do malawi e tenho algumas duvidas gostaria de obter resposta. Tem me aparecido algumas algas verdes nas rochas e vidros do meu aquario sera falta de luz 2*30w quantas horas no minimo tem de estar ligadas, tenho um filtro JBL 250 para +/- 230l de agua sera suficiente gostaria de alguma infomação vossa se possivel

 

Obrigado Paulo Markes

Paulo Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Paulo, benvindo ao fórum e ao mundo dos ciclideos africanos!

 

Bom, começando pela filtragem do teu aqua, e desconhecendo o setup completo do mesmo, aconselho-te a arranjares mais um sitema de filtragem para auxiliar o teu JBL, uma vez que para essa litragem seria aconselhado pelo menos um JBL CristalProfi 500 ou equivalente. Eu tenho um aqua semelhante ao teu e mesmo com um JBL 500 coloquei uma PowerHead (para promover correntes no aqua) acoplando uma esponja que permite simultaneamente uma filtragem suplente do aqua. Verás grande resultado na qualidade da água, principalmente no que diz respeito à sua cristalinidade.

À segunda parte da tua questão, as algas, podem ser avançadas várias hipóteses:

 

- Sem plantas no aqua a quantidade de fosfatos aumenta consideravelmente o que proporciona o aparecimento de algas em abundante quantidade;

- O nível de nitratos deverá também estar controlado;

- O excesso de luz é em paralelo uma forte condicionante para esta situação, pelo que, num aquario de ciclideos (onde as plantas são desnecessárias ou pelo menos não em grande quantidade) umas 8 horas de luz/diárias é mais do que suficiente. Podes resolver esta situação com um temporizador que te permita ter luz no aqua apenas durante essas 8 horas, ao teu critério;

- Excesso de comida, principalmente se na sua grande maioria nao for vegetal. A comida congelada por exemplo deve ser racionada e fornecida em quantidade ideais, pois facilmente influencia a qualidade da água.

 

Estas são algumas das hipóteses que podes estudar Paulo, entre outras que podes pesquisar aqui mesmo no fórum. Eu reduzi a iluminação do meu aqua para as tais 8 horas diárias e resultou na perfeição. Agora, como é óbvio, deverás ter em conta todos os outros factores.

Embora as algas sejam um excelente alimento (altamente nutritivo) para os ciclideos, pessoalmente também nao gosto de as ver. Contudo, mesmo depois de as controlares verás que as rochas calcárias terão sempre tendência para ganhá-las. Isto poderás resolver durante a manutenção semanal do teu aqua com um pequeno truque que, se quiseres, mais tarde te posso explicar.

 

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só dizeres.

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Marco

 

ok li a tua explicação e fiquei bastante satisfeito e obrigado pela resposta pois ja agora quando poderesdiz la qual e o truqe, ja agora a referencia do meu filtro e a seguinte JBL cp 250 700/lh achas que pouco se for qual o filtro interno me aconcelhas.

 

um abraço

Paulo Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais