Socorro, a patroa vai-me filar!


jaqua

Recommended Posts

Olá .... eu sou mais um daqueles novatos com perguntas chatas.... :) .... algumas provavelmente já respondidas neste Fórum,... mas confesso que a especificidade das mesmas me desmotivou a busca. Seja como for, aqui vão algumas perguntinhas para os mais entendidos nestas andanças....

 

Antes deixem-me apresentar a história e o equipamento:

 

Na rotina habitual das compras da casa, vislumbrei um aquário de 60l da Tetra. Era maneirinho e dada a minha persistência quanto à beleza da coisa, consegui convencer a patroa que dito, caberia na bancada da cozinha, ....que as refeições passariam a ser um espectáculo gustativo e visual, ... bla, bla, bla .... e finalmente, .... que as amigas iriam morrer de inveja!.... (voilá .... a palavra mágica) :P . Quando dei por mim já estava a montar o mesmo sob pressão: quando está pronto?, ... e os peixes? ... e pra que é tanta coisa?... :D ..... vocês sabem!....

 

O Tetra trazia tudo, excepto o areão e o castelo (residência dos peixes, conforme expliquei à patroa para justificar os 80€ que dei por um Castelo 5 estrelas que ocupa quase a totalidade do aquário) ... o areão foi escolha dela, ... 50 mil cores, claras preferencialmente,... para grande infelicidade dos futuros moradores que terão de passar a usar óculos escuros sempre que puserem o pé (perdão), a barbatana fora do castelo. Adiante, ...

Montei o cenário, ... um cortinado de bolhas atrás do castelo, uma planta falsa a um canto (não tenho muito jeito para plantas), uma bomba de ar ultra-mega-silenciosa (como diria a flor), ... uma Rena200 (ainda estou para saber o que é que as Renas têm a haver com bombas para aquários?), .... fiz as ligações eléctricas com um belo de um dado junção, dentro de uma caixa de derivação, ligada à tomada do fogão, .... um trabalhão!..... pufff ..... e finalmente, .... umas litradas de água e respectivos produtos da Tetra (incluídos no pacote) ....

 

Maravilha, .... a patroa apreciava com agrado e eu inchado por ter montado aquele cenário sem ter de recorrer a especialistas na matéria!

Ora cá está ... errar é humano e ter a mania que somos capazes de fazer as coisas na hora sem estudar um pouco antes, é pior que errar, certo? ... agora depois de ler algumas coisas por aqui e por ali, dei conta do primeiro erro:

 

- não meti uma placa de esferovite por baixo do aquário.... :D .... e agora? ... tirar tudo de novo?.... acho que vou rezar para que nada ceda e pensar que são só 50 litros (descontando o famigerado castelo), que a base é mármore e está bem plana, que a casa é quente e que não há perdas de calor, ... etc, etc....

 

Primeira pergunta: Vale a pena tirar tudo agora ou vamos todos rezar para que não existam problemas daí resultantes????

 

Segundo erro:

 

- cortei as fixas aos equipamentos, ... pois! .... ganda maluco!... :( ....é claro que a Ultra-Mega-Ri-Fixe Rena está a dar c'a malta em doida. Qualquer dia tenho os vizinhos a bater à porta a perguntar quando é que acabam as obras lá em casa. Já o abri, ... já o apertei, .... troquei a borracha e até o esmurrei, mas acho que vou mesmo ter de comprar outro! :(

 

Segunda pergunta: Alguém sabe o que posso fazer aquela "Rena" para evitar de levar uma sova da patroa? ....

 

Terceiro erro:

 

- Meti "Tetra AquaSafe" em excesso e quando dei pelo erro mudei 20% da água, depois meti aquele frasco maravilha cheio de bactérias e fui de fim de semana. Quando voltei, o Castelo tinha desaparecido no nevoeiro espesso e branco. Ainda bem que não tenho peixes, acho que nem com faróis de nevoeiro eles se safavam de pregar umas boas marradas no vidro.

Verifiquei que o PH estava alto, baixei o dito e dirigi-me à loja para pedir conselhos.

- Hummmm... acho que deve ser nitritos a mais!!!

-.... Niquê? ... perguntei eu! ...

Resumindo, ... toma lá mais um teste de Nitritos e outro de amónia e lá fui eu carregado de tubos de ensaio para casa, pensando que iria dar cabo da porra do nevoeiro!. Escusado será dizer que a química nunca foi o meu forte, .... 2 gotas disto, ...mais 5 daquilo,... chocalhar sem molhar os dedos que a cena é tóxica e faz mal à pele ( só espero que não faça mal ao mármore, senão fico sem dedos .... ) , .... a propósito, como é que vocês fazem essa cena sem molhar a ponta dos dedos? ... esqueçam!... estou a desviar-me do tema!. Por fim e como não podia deixar de ser, o resultado da "Mónica" e dos "Nitros" (prós amigos) foi zero! .... nem uma manchinha para dar o ar da sua graça!... ainda se fosse um teste de gravidez, mas não!

 

Terceira pergunta: Que é feito da Mónica e do Nitro? ...e afinal quem é o culpado?... mudei 10 litros de água, a coisa ficou melhor (já consigo ver o castelo) mas ainda tenho a patroa de sobrolho levantado à coca da minha próxima jogada. Já lhe disse que isto é mesmo assim, ... para pessoal especializado, .... são as ondas ultra-violeta que põe as bactérias malucas quando elas saem do frasco que ela têm de guardar com tanta relutância dentro do frigorifico.

..... Socorro! .... 8)! ... são só 6 dias passados, mas é sempre assim?

 

Para tentar evitar de cometer mais erros, liguei-me a este Fórum e espero contar com a vossa ajuda.

 

- Quando devo meter o primeiro peixe (eu sei, só um ou dois) para ajudar a "Mónica" a aparecer?

- Gostava de meter umas 2 ou 3 corydoras de "marcas" diferentes, um limpa vidros pequeno e bem comportado, mais uns peixes de Superfície (sem asas) um Disco e um Escalar. Que acham? ... gente a mais para um pequeno aquário com um castelo grande? .... será que se dão uns com os outros? ...

Eu sei, vocês vão dizer que é 2,5cm de peixe por cm2 de superfície ou por litro,..... ou sei lá.... contas ..... e mais contas, ..... anda um gajo a tentar arranjar uns bichinhos de estimação e tem de ser diplomado em Químico/Matemáticas. Eu até faço contas e a patroa já me está a dar umas borlas, mas eu é que não sei se o raio dos bichanos crescem muito ou não. Antigamente os putos eram minorcas, agora com os cereais começam a calçar o 43 aos 15 anos, ... com os peixes deve ser o mesmo, a malta dá-lhes aquela comida de laboratório e os gajos não param de crescer,.... as lojas vendem mais comida, mais aquários, mais bombas e acessórios..... tão a ver, .... isto está tudo nas mãos deles (quem quer que sejam eles) .

 

Antecipo os meus agradecimentos se teve paciência para chegar até aqui, mas agradeço ainda mais se fizer o obséquio de ajudar um pobre homem a descalçar esta bota, antes que a patroa o meta a viver no castelo do Neptuno que tenho em cima da bancada da cozinha!

 

Um abraço e obrigado pelas vossas respostas....

 

PS: Já agora, .... sabem onde posso comprar filtros "Tetra EasyCrystal FilterPack C 250/300" ??? .... aquilo é daqueles de usar e deitar fora (todos os meses, ... uma renda) e nem sequer vendem nos Hipermercados. :(:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, bem grande testamento.

 

(o aquario é um kit sirius?)

 

O tal castelo nunca vi á venda que deve ter sido mais caro que o aquario. lavas-t o castelo?

 

Qualto ao esferovite, não é bem esferovite do normal que se deve meter.

são umas placas de polisoft ''ou como se chamam''. é importante que leve essa base. se vale a pena tirar tudo? sim, um aquario (falo por mim) é para ficar muito tempo no seu lugar. ele provavelmente pode aguentar durante muito tempo (ou não), mas uma coisa que demora uma hora a fazer pode ficar defenitiva durante vareos anos..

 

Teres desmontado o filtro da 'rena' é capas de ter sido mesmo um erro daqueles que não têm remedio. qual foi a finalidade de??? '' Já o abri, ... já o apertei, .... troquei a borracha e até o esmurrei'' -.- essas não questumam ser as soluções melhores.

podes fazer uma coisa simples, compras outro filtro...

 

tetra aquasafe em excesso? hum duvido, o aquario trasia um pacote de amostra? normalmente é para deitar tudo, no que vem da amostra... se compras-t um frasco, então a dose é de 5 ml po cada 10 litros de agua da torneira.

 

a agua branca... é assim, pode ser por vareas coisas, eu no inicio tambem fiquei com a agua do meu bué branca..

 

desliga a luz do aqua durante uns tempos. e vai substituindo a agua...

 

frasco maravilha cheio de bactérias????????????? WTF

 

 

não penses em meter peixes, resolve primeiro os muitos problemas que tens, depois quando tiver em ordem começa a pensar (só a pensar) nos peixes que queres.

 

 

desculpe por eu escrever assim (tratar por tu), mas para estar aqui a escrever tudo em 3 pessoa não tenho paciencia.

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ai ai as mulheres, o que um homem sofre.....

 

Bem, falando de coisas importantes, se queres um conselho começa do zero.

Deita a água fora, lava o areão, secalhar não o fize-te, lava o castelo, lava o aquário por dentro, isto tudo só com água.

 

Arranja realmente uma base pra colocares por debaixo dele.

 

Aquasave a mais é pouco provavel. Tenta ler um pouco e volta ao inicio, peixes só depois de teres isso estabilizado, senão depois começam os peixes a morrer e aí sim és espulso para dentro do aqua :lol:

O que foi nunca mais volta a ser....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ,.... :lol: ...eu lavei o areão mas só com água da torneira à temperatura normal e dentro de balde. O castelo confesso que nem por isso.

Será que não podiamos fazer as coisas a meias, ou seja, retirar 80% da água (o suficiente para o aqua não ter muito peso) e levantá-lo o suficiente para colocar a tal placa por baixo? ...

Eu abri o Eno200 porque começou a fazer barulho .... como já não tinha direito à garantia pois tinha cortado a ficha, já não havia mais nada a perder.

Por acaso não sei se é um Kit desses, .... é um kit Tetra de 60l com partes plásticas em cinza, duas aberturas na tampa com a lâmpada ao meio. Muito giro por sinal e com bons acabamentos. Por 100€ acho que foi uma boa compra para (Aqua, filtro 250l/h, resistencia, aqua-safe, aqua-fresh e um filtro dos tais que não encontro em lado nenhum para a primeira troca.

O frasco maravilha é um daqueles nutri-qualquer coisa que acelera o crescimento das batérias "boas".... hehehehe .... acho? ! :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUanto À tal placa, dos 15 ou 16 anos que tenho aquarios, nunca meti tal coisa, ainda para mais esses Kits já trazem uma calha no fundo do aquario justamente para o poisar, e o marmore é direitinho sem duvidas. :lol:

 

CLICA AQUI

 

Depois na pagina onde fores dar clica onde diz Iniciação à Água Doce

 

Para quem escreve tanto, e nos faz ler alguma coisa, se leres o site inteiro que te estou a dar vais aprender muita coisa e vais fazer a patroa dar mortais de alegria devido À tua sapiencia. E podes sempre fazer a pesquisa aqui no forum que alem de aprenderes como se faz, ainda aprendes com os erros que outros cometeram e partilharam com todos nós :roll:

 

Castelo ? areão colorido? deita mas isso tudo fora, diz à patroa que o areão e o castelo se dissolveram na água por isso é que a àgua ficou branca .. cof cof.

 

Gostos. Eu prefiro algo mais natural. Rochas troncos, e plantas naturais :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, devo dizer que a patroa nem sempre sabe chfiar um aquário!

 

Bem, como deves reparar quase ninguém aqui é apologista de ambientes de 100% fantasia, portantom coloca os peixes a verem bem sem oculos de sol e ve la se o castelo encantado vaipara a transilvania e nunca mais volta :D

 

Agora a serio, recriares um ambiente mais natural possivel, não se torna muito bom, como se torna mais facil nos seguintes aspectos (basicos)

 

:lol: Plástico dentro do aquário de água tropical com o tempo pode começar a decompor-se a a desnivelar alguns niveis deste mesmo;

:roll: Areão colorido começa a ficar a mesma coisa que se enfiares numa banheira com tinta da china... a água do aqua começa a ficar colorida e os corantes começam a poluir a água (por vezes até vem um po caracteristico do areao, que no comum é mais areia e neste sao pozinhos de pirilim pim pim coloridos :?

:lol: Arranjar um bom material filtrante e de aquecimento é meio caminho andado!

 

Vamos começar a recriar tudo de novo e a dar uma certa beleza natural que cativará não só as amigas da patroa como os amigos do staff! :P

 

limpeza geral ao aquário, castelo fora, fica para um dia mais tarde recordar, ou para deixar para descendentes (caso tenha ou vira a ter...) se não oferece-se... areão vai colorir um vazinho com um cato, sempre da mais graça que um aquário psicadélico!!!

 

E por fim passemos a 2ª fase:

 

Areão de rio, akadama ou outro tipo de "granulado" natural aquático, um leve substracto, não necessita de ser o mais caro, uns troncos e pedras a fazerem um palacio encantado, e umas plantas (cabombas, anubias, valisnerias, musgo de java, cryptocorines) oh tantas plantas... dá por aí uma vista de olhos! (atenção! plantas naturais ajudam numa maior rapidez de ciclagem do aquario e mais cedo podes colocar peixes ( E ESQUECE O AQUASAFE))

 

De seguida procede-se ao hardscape, há ai belissimas fontes de inspiração e não se esquece do plantio, coloca-se as plantas (em demasia caso s epretenda um aquario plantado, com mais simplicidade caso nao se queira isso, eu pessoalmente gosto de plantado!!!) depois o aquasafe fica na prateleira a espera de uma TPA... e o aquario fica a ciclar 2/3 semanas, se for mais melhor! Disquinhos em 60litros é a mesma coisa que te pedirem para te enfiares dentro de uma caixa com a cabeça entre as pernas, ainda por cima com um escalar! (imagina-te nessa caixa nessa posição a seres picado por pregos, incomodo não? :D)

 

Sugestão de população:

 

Corydoras (maximo 3/4)

Poecilideos (Guppys, platis, espadas, molinesia negra)

Colisas Lalias

Neons ou cardinais (caso s epretenda apena sum cardume)

entre outros, us ao pesquisar ;)

 

Bem eu espero ter ajuao, gostos são gostos é verdade, mas a saude dos peixes está em primeiro lugar e hoje em dia a aquariofilia tropical não está, de todo, barata :)

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É .... :lol: ... obrigado pelas vossas dicas e os vossos aqua são espetaculares mas eu não me posso dar a tais luxos pois o espaço é limitado e a patroa também gosta de o ter.

 

Pois, gostos são gostos e eu pessoalmente também prefiro os ambientes naturais aos plásticos. Mas a malta vive na mesma casa e temos de fazer algumas cedências para obter outras, no meu caso, cedi nas pedras e castelos para poder ter uns peixitos. Não é um preço muito alto, .... mas fiquei triste em saber que um disco ficará muito apertado num aqua de 60l .... e se eu desistir do escalar? :roll: ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um discu sim, acaba po ser pequeno , mas eu de momento tenho 3 num aqua de 50lt, mas sao pequenos com 6cm, e iram hoje para a sua nova casa que é um aqua de 200lt , podes é colocar um escalar ou dois , mas se colocares dois poderá haver agressoes por motivos territoriais , eu por exemplo, ja tive no de 50 tres escalares adultos, que agora estam no de 200 , estes vou passa los de novo para o de 50 mas apenas o casal que se formou, o outro vai para um de 30, espero que se dê bem, se nao der dou o a uma loja que tenha espaço para ficar com......

 

O escalar é um peixe bastante resistente, e muito bonito de ver crescer e tornar se adulto, mas quando adultos tendem a tornar se agressivos para os da mesma especie por se aconcelha ter mais do 3 poi eles adquirem graus de hierarquia, como todos os ciclideos de cardume, tal comoos discus......

 

sao peixes que aguentam muito

 

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois .... era mais ou menos isso que eu pretendia. Ter uns pequenos para andarem a chafurdar nas pedras e um Discu. Não pretendia encher muito o aquário de peixes até porque não tenho espaço (como já referi) para colocar um filtro externo adicional ou algo do género. A ideia seria algo do género:

 

- 2 ou 3 corydoras (uma de cada marca)

- 1 limpa vidros pequeno (alguma sugestão de uma espécie pequena e pacifica?)

- 6 neons (ou 4 neons e 2 diferentes da mesma familia)

- 1 Discu

- eventualmente um escalar (se ainda existir espaço)

 

Que acham? ... muita gente? ....

 

...e quanto ao "Tetra EasyCrystal FilterPack C 250/300" ? ... alguém sabe onde os posso comprar?

 

Thanks :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso a tua patroa tem uma irmã, prima, sobrinha aqui para os meus lados?

É que se tiver acho que casei com ela. :wink:

Vou esconder um aqua na garagem. :wink:

Todo o humano é capaz, com boa vontade e bom senso até um incendiário é bombeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 ou 3 corydoras (uma de cada marca)  

- 1 limpa vidros pequeno (alguma sugestão de uma espécie pequena e pacifica?)  

- 6 neons (ou 4 neons e 2 diferentes da mesma familia)  

- 1 Discu  

- eventualmente um escalar (se ainda existir espaço)

 

Olá.

Esquece o discu. Mesmo pequeno. Um discu juvenil, se bem tratado, cresce em media 1 a 1.5 cms por mês, até aos 12 meses, mais ou menos.Depois o ritmo de crescimento torna-se mais lento. Daqui a 6 meses onde metes o discu? É claro que nesse aqua, e ainda por cima com o mamarracho do castelo, o discu atrofia e não se desenvolve por falta de espaço.

Podes por o escalar, mas arranja um juvenil, para se habituar aos neons, senão passam a ser papa da boa.

Cumps

FVicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá ... :roll: ... não existe uma especie de Discus anã? .... :?:? ...

Ok ... assim que passar a neblina, que eu sober trabalhar com uma máquina digital e aprender a "postar" fotos no forum, eu ponho a cena online! ....

Mas uma vez que estás assim tão interessado posso-te adiantar que não é propriamente um castelo com muralhas e torres, quando o descrevi foi uma forma de expressão. :) ... Trata-se mais de duas montanhas com um vale a separar, vários buracos e pequenos arbustos embutidos. :)

 

Um abraço e obrigado pelas respostas...

 

PS: continuo sem saber onde posso comprar filtros da marca Tetra... alguma ajuda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os filtros da marca treta arranjas em qualquer hipermercado.Tira esse castelo daí e torna tudo mais natural.Não ponhas peixes antes de fazeres o ciclo,ou se quiseres mete só um para ajudar a fazer o ciclo(limpa vidros ou corrydora) Boa Sorte

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres um discu marreco???

Tambem existem, tenho um, é engraçado e cheio de saúde.

Serve ás mil maravilhas para ajudar os novos a se ambientar ao novo lar.

Todo o humano é capaz, com boa vontade e bom senso até um incendiário é bombeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: continuo sem saber onde posso comprar filtros da marca Tetra... alguma ajuda?

 

Julgo que esses filtros ainda n se vendem em portugal. Pelo menos nunca os vi nem em hipermercados nem em lojas da especialidade...

Bruno Caldeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso a tua patroa tem uma irmã, prima, sobrinha aqui para os meus lados?

É que se tiver acho que casei com ela. :twisted:  

Vou esconder um aqua na garagem. :twisted:

 

:twisted: Também sofro do mesmo mal, deve ser contagioso :D

 

O meu aqua está a dois passos de ir parar à garagem e fazer companhia ao outro. 8)

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atençaõ que nem todas as mulheres apanharam essa doença do stress-dos-aquas-que-ocupam-e-sujam-tudo!!! Se fossem meus maridos podiam fazer tudo que lhes apatecesse, desde que não chutassem todo o trabalho para mim e ainda sobrasse espaço para os MEUS aquas!!!!

 

:twisted::twisted::twisted:8) :D :D :D :D :D :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:twisted: Deves ser uma espécie rara pois as que eu conheço são todas iguas :twisted::twisted:

 

Agora a sério não digo que a minha até não tenha razão pois o aquário está na sala e o suporte onde está pousado não é muito estético (sistema tubolar com esferas de aperto), mas como é algo que ela não gosta (aquários) faz tudo para que ele desapareça 8)

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atençaõ que nem todas as mulheres apanharam essa doença do stress-dos-aquas-que-ocupam-e-sujam-tudo!!! Se fossem meus maridos podiam fazer tudo que lhes apatecesse, desde que não chutassem todo o trabalho para mim e ainda sobrasse espaço para os MEUS aquas!!!!

 

CASA COMIGO

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.