Platy com barbatana rasgada, porquê?


Recommended Posts

Olá, sou mesmo novata nestas andanças (tenho um casal de Platys há 2 dias) e estou sem perceber o que aconteceu à barbatana da minha Platy, pois hoje de manhã verifiquei que não estava inteira. Parecia que tinha levado uma dentada, mas no aquário só tenho mais um Platy macho que veio com ela no mesmo dia e é muito pacífico. Nunca o vi persegui-la e dão-se os dois lindamente. No aquário também não tenho nada que possa feri-la, pelo menos à vista de uma inexperiente nestas coisas. Tenho uma rocha vulcânica que comprei na loja onde adquiri os peixes, e que é muito áspera. Poderá ser ela a causadora? Deverei tirá-la? No entanto a barbatana parece mais que levou uma dentada. Será que o macho a poderá ter mordido acidentalmente?

É a 1ª vez que escrevo num fórum, desculpem-me se a mensagem não sair bem. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lígia!

 

Ou a julgar pela idade, Sra. Lígia! :D

 

Bem vinda a estas andanças!

 

O caso em questão parece-me ser mais um daqueles a que qualquer aquariofilista raramente escapa. Peixes comprados (numa loja certo?) e passados poucos dias acontece qualquer coisa, ou morrem, ou ficam doentes, ou barbatas rasgadas, etc. etc.

 

Em minha opinião é sempre uma sorte quando mudamos animais tão pequenos e tão frágeis subitamente de habitat que estes sobrevivam sem "mazelas" mas, isso sou só eu.

 

Tenho também para mim que, os únicos peixes que eu realmente conheço ou, que podemos conhecer são os que nascem no nosso próprio aquário e que acompanhamos até à idade adulta.

 

Não conhecendo o passado do peixe, não fazemos a mínima ideia de como ele sobreviveu até agora e, o que normalmente acontece (também acontece comigo) é que em cada 2 ou 3 peixes comprados 1 acaba por infelizmente ir à vida!

 

Calma, Paciência e Persistência é o que é preciso neste hobby!

 

Um grande abraço.

 

Romeu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, Romeu. Já pensava que ninguém me ia responder .

Prefiro ser só Lígia :oops:

Pois, quando voltei a falar com o dono da loja, onde comprei todo o equipamento, para tentar perceber o que poderia ter rasgado a barbatana da Platy (que de resto parece estar muito bem de saúde) ele disse-me que o mais provável é ela já estar assim quando a levei. De qualquer forma já troquei a rocha, de que eles não gostavam, por um tronco, e acho que ficaram mais contentes.

Entretanto, como tudo parece estar a correr bem, atrevi-me a meter no aquário mais uns peixinhos. Era para ser um macho e 2 fêmeas, mas por engano vieram só fêmeas (a que veio enganada até não me parece lá muito nova, o corpo em cima faz um bico, parece um tubarão :lol: ). São todas Platys.

Estava a pensar ficar só com os 5 peixinhos, mas agora não sei se o grupo poderá ficar desequilibrado com apenas 1 macho para 4 fêmeas.

Um abraço e obrigada pelo apoio.

Lígia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol: O rapaz de certeza que dá conta do recado não te preocupes que se tudo correr bem daqui a pouco tempo já à mais habitantes no burgo :oops:

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lígia, quanto à confusão de machos com fêmeas só te posso dar um conselho:

 

O melhor que há a fazer é sermos nós próprios a escolher os peixes que compramos e não nos fiarmos muito pelo vendedor!!!

 

Faz um bocado de pesquisa e vais ver que é muito fácil de distinguir machos de fêmeas...

 

Os platys são pacíficos, não há crise de estarem 4 fêmeas juntas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Já fico mais descansada, eu só tinha receio que pudesse haver alguma confusão entre as fêmeas, mas realmente eles são todos muito pacíficos.

 

E espero não haver pequeninos tão cedo, Carlosd, pois ainda não me sinto preparada :roll:

 

E vou seguir o conselho do Romeu, para a próxima vou mesmo escolher os peixinhos!

 

Um abraço

Lígia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais