E agora vamos á fertilização...


Coztinha

Recommended Posts

Pois é pessoal depois de muitas perguntas a chatear-vos a "pinha" :wink: agora surgem as duvidas sobre fertilização. :D

 

Então é o seguinte depois de ler o Artigo do "André" e do "Marc", fiquei bastante mais esclarecido mas mesmo assim ainda existem aqui umas confusões.

 

Ora onde nós vamos ter que investir mais é a nivel de MACRO-NUTRIENTES pois não estão presentes nas quantidades necessárias em TPA's, etc. Certo? Os micro em principio com tpa's frequentes resolvemos a questão... Certo?

 

Ora também li sobre os fertilizantes NPK (azoto, fosfato, potássio) que são os MACRO e por isso o mais necessário.

 

Agora a duvida: deverei comprar os tais NPK ou fertilizar em separado? Quais as vantagens/contras?

 

Obrigado mais uma vez...

 

P.S. A minha sessiflora ja aprensenta falta de azoto pois as folhas de cima estão a começar a ficar amareladas.... Tenho feito muitas mudas de água e tenho Co2 a bombar :lol: .

liedson.jpg

 

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos lá,

 

 

Ora onde nós vamos ter que investir mais é a nivel de MACRO-NUTRIENTES pois não estão presentes nas quantidades necessárias em TPA's, etc. Certo?

Atenção, pode existir que numa zona exista determinado Macro nutriente num teor suficiente para um aquário plantado. Será sempre melhor testares a tua àgua para adptares ao teu caso :wink:

 

Os micro em principio com tpa's frequentes resolvemos a questão... Certo?

Depende da quantidade das plantas, da sua exigencia e do tipo de àgua. Mesmo assim aconselho a teres sempre um bom composto de Micro-nutrientes pois podes detectar deficiencias.

 

Ora também li sobre os fertilizantes NPK (azoto, fosfato, potássio) que são os MACRO e por isso o mais necessário.

Não são nem de perto nem de longe os unicos Macro, mas são os que normalmente causam mais "problemas" (leia-se deficiencias)

 

Agora a duvida: deverei comprar os tais NPK ou fertilizar em separado? Quais as vantagens/contras?

Separados, obvio! Podes ter uma carencia de nitratos e não de potassio, se os tivesses todos num unico composto estarias a elevar o teor de um o que poderia ser prejudicial :lol:

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, pode existir que numa zona exista determinado Macro nutriente num teor suficiente para um aquário plantado. Será sempre melhor testares a tua àgua para adptares ao teu caso :roll:

 

Hunn então tu aconselhas-me a comprar testes de N, P e K? :?

 

Depende da quantidade das plantas, da sua exigencia e do tipo de àgua. Mesmo assim aconselho a teres sempre um bom composto de Micro-nutrientes pois podes detectar deficiencias.

 

Um bom composto orgânico? Agora não percebi o que queres disser? Que devo fertilizar frequentemente com micros também?

 

 

Não são nem de perto nem de longe os unicos Macro, mas são os que normalmente causam mais "problemas" (leia-se deficiencias).

 

Certo sim também tinha essa noção no post do marc isso está excelentemente bem explicadinho :wink: Mas sei que são os que as plantas utilizam mais por isso os que é necessário repor em mais quantidades estou certo?

 

Separados, obvio! Podes ter uma carencia de nitratos e não de potassio, se os tivesses todos num unico composto estarias a elevar o teor de um o que poderia ser prejudicial  :wink:

 

Sim tens toda a razão não pensei nisso. :wink::wink:

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Pedro Pinheiro

 

Muito mesmo :wink:

 

Mais umas dúvidas: :lol:

 

:wink: A fertilização deve ser feita antes de aver carências certo? Por isso como é que eu tenho a noção do que devo adicionar e de que quantidades. O aquário tem 200L e está a ficar "bem plantadinho"(quantidade porque quanto ao resto :oops: ). :wink:

Para a semana já tenho fotos :!: :D

 

E mais uma vez OBRIGADÍSSIMO

liedson.jpg

 

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Hunn então tu aconselhas-me a comprar testes de N, P e K? Confused

Desconheço que existe um teste para potassio, mas dos outros dois aconselho sim :P

 

Um bom composto orgânico? Agora não percebi o que queres disser? Que devo fertilizar frequentemente com micros também?

Não, não é composto organico :wink:

O que queria dizer é que dever ter um produto que fertelize com micros, existem vários no mercado. Os Macros são importantes mas as plantas usam TODOS pelo que notarás deficiências não apenas de macros mas de micros também... Nesse caso tens de fertelizar.

 

Certo sim também tinha essa noção no post do marc isso está excelentemente bem explicadinho Wink Mas sei que são os que as plantas utilizam mais por isso os que é necessário repor em mais quantidades estou certo?

Sim as quantidades dos macros são muito maiores. Contudo, nunca iras ter uma planta em total vigor sem fertelizares com micros em caso de deficiências.

 

Mais umas dúvidas: Laughing

 

Arrow A fertilização deve ser feita antes de aver carências certo? Por isso como é que eu tenho a noção do que devo adicionar e de que quantidades. O aquário tem 200L e está a ficar "bem plantadinho"(quantidade porque quanto ao resto Embarassed ). Wink

Para a semana já tenho fotos Exclamation Very Happy

 

Como é que poderás fertelizar sem veres carencias?! No principio do aquário tens de ir analisando, vendo as carencias e o crescimento. Tens de fazer alguns testes com a fertelização para veres qual é o ponto ideal! No principio atraves das carencias estableces um parametro do que tens de fertilizar. Depois é só deixar a coisa fluir....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hunn ok já estou mais esclarecido :wink:

 

Eu noto grande deficiência de azoto pois as folhas de cima estão a ficar amarelas e "fracas". é azoto certo?

 

E a nível de marcas aconselham alguma coisa? Nas lojas de aquariofilia arranjamos facilmente estes fertilizantes?

 

Abraços e muito obrigado pela ajuda :P

liedson.jpg

 

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal estou mesmo a precisar de ajuda a minha sessiflora está a atravessar um mau bocado... está quase toda amarelada e as folhas estão fracinhas... Pelo que li parece falta de N (azoto). O que acham?

 

Em relação a fertilizantes gostava de saber de inicio o que me aconselhavam a comprar? Mandar vir pela net? Precisava de ajuda sobre ideias e marcas.

 

Obeigado e desculpem a pressa :D

liedson.jpg

 

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais