Recommended Posts

Publicado

Viva

Primeiro estou a colocar esta dúvida neste local porque talvez seja mais rapida a resposta do que colocada no local das doenças, se os responsaveis de forum assim não o acharem transfiram a mesma p.f para outro local, e nesse caso as minhas desculpas antecipadas.

Agora o que me traz a estas linhas , tenho uma carpa bronze relactivamente nova a qual apareceu na cauda umas manchas amareladas , sem perca de apetite ou mais deformações, que acabaram por alastrar as barbatanas peitorais e alguns locais do corpo e até nos barbilhos ,inicialmente pensei que fosse apodrecimento das nadadeiras .Já tentei diversos tratamentos ( azul metileno anti fungos banhos de sal e em desepero até antibiotico que noutras alturas tinha dado resultado ) mas nada resultou , o bicho está isolado já a algum tempo e começo a pensar que tenho que o sacrificar , portanto se alguém tiver uma dica para resolver este assunto agradeço .

Saudações J.C

Publicado:

J.C., apesar de seu desespero o pessoal está meio que apático, mas vejamos o que podemos fazer.

A primeira coisa que tens que nos passar é os parâmetros da água do seu aqua/lago e qual o sistema de filtração dele para que possamos deduzir a razão do problema e a quantidade da fauna e flora.

Ao identificar esse problema é que buscaremos a sua correção.

Eutanázia em princípio é fora de cogitação, nem sabes o que o peixe tem.

Para aliviar possíveis irregularidades na filtração deves fazer bastantes TPAs de +- 20% da água.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Publicado:

Viva

Primeiro que tudo obrigado pela sua resposta , o facto é que a resolução do problema é mais dificil do que pode parecer pois factores que realça na sua mensagem estão (penso eu) todos controlados ,isto porque qando tenho peixes doentes tenho por habito os separar em contentores (de 50 l mini/) individualmente sem decoração ou plantas com bomba filtro de pelo menos o dobro da capacidade ( dependendo do tratamento que estou a fazer varia filto, potencia ,areação etc) devidamente desinfectada , e trocas de agua parciais ,a minha dúvida é mesmo que tipo de infecção será, por ex agora apresenta algumas melhoras mas está só a banhos de agua salgada que penso que tem só efeito paliativo pois na cauda ainda não passou as manchas amarelas ,já agora só mais um sintoma ,parece que a boca (beiços) está ligeiramente inchada ,quanto ao resto tudo na mesma ,a questão é quanto mais tempo de banhos c sal ?? algum produto alternativo ? já ouvi falar em banhos de sulfatos( penso que de cobre???)sabe alguma coisa sobre isso qualquer ajuda é bem vinda

Saudações J.C

Publicado:

Amigo continuo em dúvida quanto a tratar sem definir qual a causa. Acredito que o sulfato que referes seja o "Azul de Metileno". Deduzo que seja pois apesar de não ser muito usado por aqui as várias referência de sua aplicação estão próxima ao seu tratamento = banhos c/água e sal. Eu diria que ele agiria como um fungicida mas não lhe afirmaria isso.

Caso "realmente" queira saber sobre o tratamento com sal eu diria que deves se cadastrar nesse forum que colocarei o link abaixo e tem um excelente post à respeito, inclusive fiz um vários questionamentos para ainda mais esclarecer o assunto. Acho que vale a pena. Ele foi debatido quando de um tratamento de neons:

http://aquanacional.com.br/posts320-15.htm...=asc&highlight=

Citarei algo (do fórum) sobre o Metileno para sua orientação:

Azul de Metileno: Antiséptico tópico (substancia que impede o crescimento dos microorganismos) e ceratoplástico (capaz de restaurar a camada córnea, reparando-a).

Ictio (da Alcon): Parasiticida de rápida ação, indicado p/ peixes ornamentais no tratamento de doenças causadas por protozoários, como Ictiofitríase (pontos brancos), Oodiniase (doença de veludo) e costiase (costia) além de outros parasitas.

Espero ter ajudado em algo pois os preços dos remédios para peixes são muito caros e este muito barato mesmo

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Publicado:

Viva

Obrigado ,pela inf/ disponibilizada ,mas quando me refiro a sulfato é mesmo o outro pois o azul metileno´já eu tentei pois tal como diz é um dos tratamentos mais comuns, tb concordo consigo quando afirma que tratar sem defenir a causa é meio arriscado , mas foi precisamente para ver se alguem sabia de que doença se trata que eu coloquei (com a indicação dos sintomas)este pedido no forum ,mas estou a ver que está dificil obter resposta a esta dúvida,tirando a sua amável cooperação, não tive mais respostas . Portanto se você - ou alguem mais-conseguir saber de mais alguma coisa a respeito disto ,fico a aguardar resposta

Saudações J.C