Mais um monte de dúvidas sobre CO2


Recommended Posts

Grrrr, pois é acho que é o que mais me está a fazer confusão.

 

Então é o seguinte ontem tinha o ph do meu aquario nos 7.2-7.4... Ja tenho algumas plantas não muitas mas ja é algo significativo :arrow: (para quem tinha discus e apenas tinha 2 ou 3 echino.. e umas cabombas :arrow: )

 

Então ontem montei o sistema de co2 caseiro com difusor da nutrafin e la passado horita e tal começou a bombar. de inicio saiam muitas bolhas julgo ser normal mas agora ja acalmou saiem 2 bolhas por segundo mais ou menos (em 10 segundos contei 21bolhas) julgo que o normal é 1 bolha por segundo..

 

:wink: aqui a primeiro dúvida como regulo a saida do co2? Lembrei-me daquilo que se usa nos hospitais para regular a saida do soro acham que dá? como costumam fazer para contrular o fluxo?

 

continuando... durante esta noite deixei o co2 a bombar e quando medi o ph tive uma surpresa tinha descido para os 6.5-6.8. Não sei se a descida foi muito grande mas está a sair muito co2 julgo ser por isso. Agora aqui apareçem mais uma duvidas...

 

:lol: Durante a noite o que faço desligo, não desligo? Pesquizei e encontrei muitos tópicos que diziam que sim.. outros diziam que não.. fiquei na mesma. Se o deslizar o ph não vai voltar a subir? Se não o desligar as plantas não o consomem não vai ficar em excesso? eu sei que posso combater isso com uma bomba de ar a ligar durante a noite mas faz uma barulheira.... O que acham que devo fazer?

 

:arrow: Agora uma dúvida que pode parecer uma bocado "parva" :arrow: ... Como costumam desligar o co2? desapertam a rolha da garrafa? É que depois quando ligo so volta a sair passado um bom bocado é normal certo?

 

Outra coisa que não tinha e nem sabia que existia eram testes de co2. Vou comprar para medir os níveis tenho medo de excessos.

 

O aquário obviamente ainda não tem peixes :arrow:

 

Obrigado pela ajuda eu acho que sem o forum muitos de nós não se metiam em projectos como este.. :arrow:

liedson.jpg

 

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Antes de mais convêm dizer qual o sistema caseiro que usa (quimico ou fermentação). Assumo que use o de fermentação, o mais usado pelo pessoal.

Nesse caso não há qualquer tipo de controlo sobre a quantidade de CO2 produzida (na melhor das hipóteses ajuste a mistura até obter um resultado satisfeito). Fechar a saída de CO2 pode dar mau resultado, a produção de CO2 com o método de fermentação é permanente, independentemente da saída para o aquário. Sáida fechada leva a um aumento de pressão na garrafa, o que pode levar ao estoiro da mesma.

O conselho é verificar o pH de manhã e à noite e ajustar a mistura de modo a obter a melhor produção sem variações bruscas de pH (a maioria dos peixes toleram oscilações de pH mas não toleram variações bruscas).

No caso do pH, de manhã, ser demasiado dispar do valor médio diário, tem duas soluções:

1- libertar o CO2, durante a noite, para o ambiente e não para o aquário,

2- subir o difusor na coluna de água, durante a noite, para minimizar a dissolução de CO2 (o que leva ao ponto anterior)

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Martouf obrigado pela ajuda :)

 

Desculpa foi erro meu não disser que o sistema caseiro era de fermentação :o

 

Agora as duvidas: Desligando o co2 durante a noite não vai fazer subir o pH?

 

Já vou subir o difusor e ver o efeito.

 

Outra coisa de noite como desligo o co2? Se abro a tampa desperdiço grande parte do co2 para a sala mas tirar o difusor também não dá. Como costumam fazer?

liedson.jpg

 

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... eu não custumo desligar o co2... e os niveis de ph estão sempre estaveis 6.4, 6.5, 6.6 anda sempre á volta disso...

 

Eu se fosse a ti não fechavao co2 podes correr o risco de haver demasiada pressão dentro da garrafa e a mesma estoirar....

 

cumprimentos....

Alexandre Saraiva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- libertar o CO2, durante a noite, para o ambiente e não para o aquário,

Uma simples torneira repartidora, intercalada entre a garrafa e o difusor, resolve o problema. Durante a noite abre a torneira que não vai para o difusor. A diferença de pressão é suficiente para o CO2 não ir para o difusor.

 

2- subir o difusor na coluna de água, durante a noite, para minimizar a dissolução de CO2 (o que leva ao ponto anterior)

Se minimizar a dissolução o pH não vai baixar tanto nem subir demasiado.

 

O conselho é verificar o pH de manhã e à noite e ajustar a mistura de modo a obter a melhor produção sem variações bruscas de pH (a maioria dos peixes toleram oscilações de pH mas não toleram variações bruscas).

 

Retomo este conselho, verifique os niveis durante uns dias, com CO2 permanente, veja se o pH não sofre variações bruscas e se os peixes suportam o pH alvo.

Um último comentário, assumo que sabe a concentração de CO2 dissolvido, e que esta se encontra dentro dos limites não tóxicos. Isto para o caso de estar a adicionar CO2 em excesso, forçando a descida do pH.

 

Espero ter sido útil e coloque as suas dúvidas, se existirem.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

Tambem adicionei CO2 caseiro há poucos dias e estou a testar diariamente o pH. Sofreu uma descida (de 7,4 para 7,2) mas parece estavel. Contudo, tendo eu o pH em 7,2 e o kH em 4,5 (tive de aumentar com bicarbonato de sodio pois a agua da torneira tem um kH de 3) a quantidade de CO2 é de cerca de 8,5 (por consulta de uma tabela que tenho e que permite aferir a quantidade de CO2 a partir do cruzamento dos valores de pH e kH.

Para as plantas é razoável um valor de cerca de 21 mas nao devemos ultrapassar os 35 pois pode ser tóxico para os peixes.

A minha dúvida é se aumentar o kH para niveis superiores (aumentando assim o nivel de CO2) se o pH se manterá mais ou menos estavel ou se terá a tendencia a ficar com os valores da agua da torneira (à medida que faço TPA, sabendo que a agua da torneira tem um pH de 7,6.

Ou seja, queria aumentar o kH sem aumentar o pH e, inclusive estabilizar o pH no 7 (é um aquário comunitário) e ter um kH de 7 ou 8 (que seria o ideal para ficar com um nivel de CO2 ideal).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Antes de mais convêm referir que os valores ideais de pH, KH, CO2, etc ,variam de aquário para aquário, consoante as necessidades da fauna e flora existentes.

Assumo que o valor que referencia para o KH e pH são os aconselháveis para a fauna do seu aqua.

Se os seus peixes suportarem água com esses valores de KH, o mais simples é adicionar decoração calcária ou colocar areia de coral no filtro. Ambos os processos provocam a subida do pH e KH de forma constante. Variando a quantidade de areia de coral no filtro consegue variar e estabilizar os valores de pH e KH nos pretendidos. Depois é só injectar CO2 até obter o pH alvo para uma dissolução de cerca de 20 ppm, com o valor de KH como referência.

 

Outro dos processos é adicionar uma solução tampão que faça subir o KH e pH (o vulgar sal para ciclideos ou uma mistura diy).

 

Não conheço nenhuma forma de aumentar o KH sem consequentemente aumentar o pH. A solução é aumentar ambos, usando como referência o KH pretendido e depois usar a injecção de CO2 para baixar o pH.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.