Filtro de Esponja para Discus?


Recommended Posts

Viva caros colegas,

 

Uma dúvida que me tem atormentado e gostava da vossa opnião:

 

- Tenho um água de 100L e queria transformá-lo num aquário de quarentena para quando adquiro novos discus.

- Pensei em filtro de esponja

 

Até aqui tudo bem, só um senão,

 

- Como consigo manter o equilíbrio da água em termos dos valores do PH e condutividade, visto ser muito pequeno? Sei que podem ocorrer variações até 0,5 no PH, só porque comeram e C... defecaram! :D :twisted:

 

- Sei que para reprodução utilizam estes filtros, mas devem fazer mudas de água na ordem de 50% dia ou estou enganado?? :twisted:

 

- Só com mudas de água deste valor é que consigo equilibrar a água? :(:?: Ou existe outra maneira mais económica de manter estes valores num aqua deste tamanho? :?:

 

Desde já um sincero Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Esse filtro para o efeito serve bem.

A estabilidade da àgua 8) , complicado.

Depende muito da àgua de cada um.

Se a tua àgua tem um kh + - elevado (uns 4-6) dificilmente o ph oscila com tanta facilidade.

Se por outro lado o kh é 0 ou 1 então sim essa "bailarina" precisa de muita àgua nova ou :twisted: .

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João,

 

Sim acho que tens razão! Ainda hoje medi todos os valores na saída e o KH=1 (1 gota) e GH=2 (2gotas). :!::twisted:8)

 

Com valores tão moles de água não reproduzem os discus pois não joão?

 

Que posso fazer? Estou um bocado perdido! :!:

 

Só se optar por litragem maiores e um sump, mas assim tenho o problema da aspiração dos alevins :!: Quando der por ela, tenho os peixotos no fundo do sump!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim acho que tens razão! Ainda hoje medi todos os valores na saída e o KH=1 (1 gota) e GH=2 (2gotas).  :!:   :twisted:  8)  

 

Água OPTIMA PARA REPRODUÇÃO :!:

 

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, estou exactamente com o mesmo problema, penso que os meus discus não fazem postura porque o ph oscila muito, imaginem, ontem depois de um TPA tinha o ph a 5.7, passado 8h estava a 6.1 e passado 24h estava a 6.3. Fiz outra troca de agua com o ph a 5.9 e a agua do aquário ficou a 6.1, agora passado 8h tenho o ph a 6.3.

 

Já não sei o que fazer, já pensei em os manter a 7.3 (ph com que sai da torneira depois de devidamente filtrada).

 

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes, 'fabricar' a agua com um osmose, é mesmo a única solução.

Além disso, vou fazer um 'sic' ao quadrado:

 

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)

 

...e se o doctor estiver away, os 'baibes' estão mais próximos :lol:

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.