duarte36 Publicado Setembro 15, 2006 Publicado Setembro 15, 2006 Viva caros colegas, Uma dúvida que me tem atormentado e gostava da vossa opnião: - Tenho um água de 100L e queria transformá-lo num aquário de quarentena para quando adquiro novos discus. - Pensei em filtro de esponja Até aqui tudo bem, só um senão, - Como consigo manter o equilíbrio da água em termos dos valores do PH e condutividade, visto ser muito pequeno? Sei que podem ocorrer variações até 0,5 no PH, só porque comeram e C... defecaram! :D - Sei que para reprodução utilizam estes filtros, mas devem fazer mudas de água na ordem de 50% dia ou estou enganado?? - Só com mudas de água deste valor é que consigo equilibrar a água? Ou existe outra maneira mais económica de manter estes valores num aqua deste tamanho? Desde já um sincero Obrigado Citar Duarte www.discusmaster.com
Joao Machado Publicado: Setembro 16, 2006 Publicado: Setembro 16, 2006 Boas. Esse filtro para o efeito serve bem. A estabilidade da àgua , complicado. Depende muito da àgua de cada um. Se a tua àgua tem um kh + - elevado (uns 4-6) dificilmente o ph oscila com tanta facilidade. Se por outro lado o kh é 0 ou 1 então sim essa "bailarina" precisa de muita àgua nova ou . Um abraço. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
duarte36 Publicado: Setembro 16, 2006 Autor Publicado: Setembro 16, 2006 Obrigado João, Sim acho que tens razão! Ainda hoje medi todos os valores na saída e o KH=1 (1 gota) e GH=2 (2gotas). Com valores tão moles de água não reproduzem os discus pois não joão? Que posso fazer? Estou um bocado perdido! Só se optar por litragem maiores e um sump, mas assim tenho o problema da aspiração dos alevins Quando der por ela, tenho os peixotos no fundo do sump! Citar Duarte www.discusmaster.com
Joao Machado Publicado: Setembro 16, 2006 Publicado: Setembro 16, 2006 Sim acho que tens razão! Ainda hoje medi todos os valores na saída e o KH=1 (1 gota) e GH=2 (2gotas). Água OPTIMA PARA REPRODUÇÃO JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
duarte36 Publicado: Setembro 16, 2006 Autor Publicado: Setembro 16, 2006 Fixe!! Obrigado João! O único problema é a oscilação do PH! Mas chego lá com o tempo! Citar Duarte www.discusmaster.com
FredSilva Publicado: Outubro 6, 2006 Publicado: Outubro 6, 2006 Boas, estou exactamente com o mesmo problema, penso que os meus discus não fazem postura porque o ph oscila muito, imaginem, ontem depois de um TPA tinha o ph a 5.7, passado 8h estava a 6.1 e passado 24h estava a 6.3. Fiz outra troca de agua com o ph a 5.9 e a agua do aquário ficou a 6.1, agora passado 8h tenho o ph a 6.3. Já não sei o que fazer, já pensei em os manter a 7.3 (ph com que sai da torneira depois de devidamente filtrada). Abraços. Citar
Fausto Vicente Publicado: Outubro 7, 2006 Publicado: Outubro 7, 2006 Por vezes, 'fabricar' a agua com um osmose, é mesmo a única solução. Além disso, vou fazer um 'sic' ao quadrado: "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic) ...e se o doctor estiver away, os 'baibes' estão mais próximos Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Recommended Posts