Dante Publicado Fevereiro 25, 2004 Publicado Fevereiro 25, 2004 ... pequeno verme visto na água... as minhas guppys femeas e alguns dos plattys estao com o ventre inchado... mesmo antes de comer já tem estes sintomas... as guelras tb parecem um pouco mais rosadas que o normal. entretanto hoje vi um pequeno verme, de 5 mm de comprimento e talvez nem meio mm de largura, a nadar no aquário. os meus peixes nao têm qq sintoma externo, senao o da barriga inchada... será algum parasita? como tratar? o meu platty macho, por outro lado, tem andado muito calmo (demais), e o gnopodio parece estar com uns pontos vermelhos (da cor do peixe) que julgo que antes nao tinha... mas isto já dura talvez já 1 mes sem mais alterações. obrigado
minidiogo Publicado: Fevereiro 25, 2004 Publicado: Fevereiro 25, 2004 Olá Dante! Posso tar a dizer uma grande babuseira, mas eu acho que as tuas guppys femeas estão é gravidas, não será? E o teu platy macho pode ter o gonopolio vermelho por tar a fazer aqulas coisas ás femeas... Não será isto??? Adeus mini :D :D Diogo Oliveira
guelra Publicado: Fevereiro 26, 2004 Publicado: Fevereiro 26, 2004 Olá Dante, Como vai o inferno? Bem penso que o vermesito que viste a nadar no aqua pode bem ter sido um Alevim, que se não tens esconderijos já se tranformou em comida viva. As barrigas inchadas, como diz o mini devem estar cheinhas e a produzir "vermes" de 5 mm. Quanto ao gonopodio do macho estar vermelho, não tenho conhecimento de casos semelhantes. Mas uma coisa é certa, se queremos encontrar coisas estranhas no aqua e fazer com que peixes fiquem doentes, basta observar adicionar um pouco de hipocondria imaginativa e já está. Peixes com Oodinum ( quando aquelas manchas esbatidas sempre lá estiveram), guelras vermelhas (quando o sempre foram), etc... Não stresses espera um pouco a ver se os comportamento estranhos se mantêm. Compra uma maternidade, ou melhor compra outro aqua para fazer de maternidade saudavel e com bom tamanho. EU fiz o mesmo hoje, pois terça nasceram guppyes e eu não estava preparado. Comida viva. Abraço João Aqui é preciso Guelras pra respirar!
Dante Publicado: Fevereiro 26, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2004 boas... nao sei se estarao grávidas, mas pelo menos a platty maior já tem a barriga inchada à mais de 1 mes, por isso nao deve estar grávida... quanto ao verme, nao era um alvim... parecia mais uma "minhoca" branca, de 4 a 5 mm de cumprimento, e nem meio milimetro de largura... nao se parecia nada com um alvim.. nao se via qq contorno no corpo do verme e mesmo a forma de se deslocar era diferente. a hipocondria vem do facto de nao conseguir reproduzir nem guppys nem plattys no meu aquario... devia ser fácil, nao??? até agora as 2 ninhadas que tive eram de femeas que já vinham grávidas.... vou esperar mais um pouco para ver no que dá. obrigado
guelra Publicado: Fevereiro 26, 2004 Publicado: Fevereiro 26, 2004 Boas dante, Não sei auql o setup do teu aqua, mas reparei num dos teus posts que tens um tronco. O aquas normalmente têm temdencia para ficar acidos, isto é agravado pela presença do tronco. Os guppyes, espadas, platty e especialmente molies, gostam de águas ligeiramente alcalinas. Verifica o PH, pode ser disso. Bem os meus peixitos, que como já disse uma guppy pariu no comunitario após ter estado doente. A grande melhoria deu-se quando após o tratamento, lhes dei vitamina B (embebida em daphnia seca), recuperaram as falhas na cauda em 2 dias. E passado umas semanitas sentiram-se tão bem que tiveram filhotes, sem eu ter contado com isso. Tambem podes experimentar as vitaminas, se é que já não tentaste. Outra das coisas que os meus peixes agradeceram foi à já algum tempo eu ter substituido o filtro interno por um externo. O filtro interno (diga-se que era de fraca qualidade, foi o que veio no kit do áqua) quando o limpava, a agua ficava em misero estado e quando em funcionamento gerava correntes muito fortes pois direcionava muito a àgua. Tb pode ser de algo semelhante a isto. Se forneceres o setup actual do áqua, pode ser que os peritos na área de reprodução te possam dar uma ajuda melhor do que a minha. Espero ter contribuido alguma coisa, para que consigas chegar à reprodução. Abraço João Aqui é preciso Guelras pra respirar!
Visitante Publicado: Fevereiro 26, 2004 Publicado: Fevereiro 26, 2004 ois axo k plo menos uma das minhas platys ta gravida mas n sei... se n for sera o mesmo k o migo dante tem.... tb tou à espera! xauz
Dante Publicado: Fevereiro 26, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2004 uma das plattys com sintomas morreu a outra realmente parece estar grávida (ou isso ou inchou ainda mais) e anda a rocar-se nas plantas... nao tem qq sintoma de doença externa. quanto ao ph, nao deve ser porque aínda à pouco tempo (terça feira se nao me engano) mudei 20% de água (com água a 7.5)
Dante Publicado: Março 2, 2004 Autor Publicado: Março 2, 2004 boas encontrei explicação para o verme que vi na água no outro dia. eu dei umas ovas de peixe aos "bichos". no dia seguinte, ao analizar com mais cuidado as ovas, vi vários destes vermes no meio das ovas... conclusão.. a "doadora" estava com uma praga qualquer nas ovas!?!?!? obrigado pela ajuda
minidiogo Publicado: Março 2, 2004 Publicado: Março 2, 2004 Olá Dante! E para o ventre inchado dos guppys e dos platys, ja descobriste explicação? Adeus mini Diogo Oliveira
Dante Publicado: Março 2, 2004 Autor Publicado: Março 2, 2004 não... hoje a segunda guppy está muito parada... está agora na maternidade, encostada ao fundo, meio inclinada... tem sintomas de gravidez. vamos lá ver o que acontece... quanto à outra platty que tem a barriga inchada, ainda tenho esperança que esteja grávida... vamos lá ver :D
Visitante Publicado: Março 15, 2004 Publicado: Março 15, 2004 Viva Dante, podes dizer-me como terminou este assunto? é k eu tive um problema similar com uma platy ontem e correu mal. estava cheia de alevins que mais dia menos dia iriam nascer. Coloquei essa qeustão no sabado e hoje de manhã em agua doce doenças - by MRangel abraço Marco
Dante Publicado: Março 15, 2004 Autor Publicado: Março 15, 2004 aparentemente tudo aponta para bactérias... houve mais umas baixas mas agora parece estabilizado. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=5056
Recommended Posts