Luis Alves Publicado Setembro 12, 2006 Publicado Setembro 12, 2006 oi bom dia e o seguinte eu tenho um aquario com as seguintes medidas: 60cm x 30cm x 50cm (comprimento x largura x altura) leva mais ou menos 90L e tenho de momento a seguinte iluminaçao : 4 x 18W T8 e noto que algumas plantas sentem a falta de luz as plantas que tenho: lotus helferi vaslineria aquela que nao sei o nome que parece relva anubia echinodorus red flame em geral todas precisam de pouca luz. e eu consigo arranjar emprestado um foco HQI 70W e tou a pensar coloca-lo para experimentar a reaçao das plantas. que dizem??? talvez seja muita luz eu sei mas se colocar ai uns 15/20 cm de altura, que dizem??? ja agora qual a relaçao de w??? passo a explicar como deve ser tipo eu com 4 x 18W ligadas durante 8H por dia gasto por exemplo 5euros por dia, com o foco HQI 70W gastarei que o dobro??? apesar de com as lampadas ter apenas 72W e o foco tem 70W. ja agora alguem sabe ao certo quanto (ou mais ao certo possibel) gasta 4 x 18W ligadas durante 8H por dia (queria saber em euros para fazer uma estimativa de quanto gasto por mes em luz so neste aquario) e se me puderem dizer a mesma situaçao para o foco HQI ficava agradecido. aguardo ajuda Citar
Recommended Posts