Recommended Posts

Publicado

oi

bom dia

e o seguinte eu tenho um aquario com as seguintes medidas: 60cm x 30cm x 50cm (comprimento x largura x altura) leva mais ou menos 90L e tenho de momento a seguinte iluminaçao : 4 x 18W T8

e noto que algumas plantas sentem a falta de luz

as plantas que tenho:

lotus

helferi

vaslineria

aquela que nao sei o nome :) que parece relva

anubia

echinodorus red flame

em geral todas precisam de pouca luz.

e eu consigo arranjar emprestado um foco HQI 70W e tou a pensar coloca-lo para experimentar a reaçao das plantas.

que dizem??? talvez seja muita luz eu sei mas se colocar ai uns 15/20 cm de altura, que dizem???

ja agora qual a relaçao de w???

passo a explicar como deve ser tipo eu com 4 x 18W ligadas durante 8H por dia gasto por exemplo 5euros por dia, com o foco HQI 70W gastarei que o dobro??? apesar de com as lampadas ter apenas 72W e o foco tem 70W.

ja agora alguem sabe ao certo quanto (ou mais ao certo possibel) gasta 4 x 18W ligadas durante 8H por dia (queria saber em euros para fazer uma estimativa de quanto gasto por mes em luz so neste aquario) e se me puderem dizer a mesma situaçao para o foco HQI ficava agradecido.

aguardo ajuda

gallery_26293_1342_184.jpg
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!