Visitante Publicado: Fevereiro 26, 2004 Publicado: Fevereiro 26, 2004 o que seria ou o que é? turfa não tenho bem a certeza mas penso que é um tipo de "solo", e que tem caracteristicas que são boas para peixes de água doce com um pH ácido, dá uma cor amarelada á água, e ainda é bom para as plantas... não sei mais, mas foi o que consegui ajudar abraços Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 26, 2004 Publicado: Fevereiro 26, 2004 oi axo k o codez se refere a uma "placa" k se poe noo fundo do aqua mas tb ha um likido da sera k eu uso xamado sera morena k ajuda a estabilizar os vals do aqua... eu n tenho nda contra ate sugiro o uso desse produto.... agr n sei a ql deles te refres Miroosmar xauz Citar
Ricardo Pinto Publicado: Fevereiro 27, 2004 Publicado: Fevereiro 27, 2004 Turfa...pelo que eu conheço sao umas bolinhas que uso, parecem realmente um tipo de solo como o codez disse, para baixar o ph dos meus aqua's, há quem use nos filtros em aqua's de ph's acidos. Espero nao ter sido inútil, mas de certeza que alguem vai-te dar uma opiniao melhor. Abração, Ricardo Pinto Citar
nplima Publicado: Fevereiro 27, 2004 Publicado: Fevereiro 27, 2004 ois de acordo com o dicionario online da priberam http://www.priberam.pt/dlpo/ , turfa é: s. f., espécie de carvão formado pela decomposição de substâncias vegetais, principalmente dos musgos, e que é análogo à madeira fóssil. ---//--- no fundo é como se fosse uma amostra da superficie do solo numa floresta tropical humida: plantas, musgos, bicharocos mortos, cócó de minhoca, raizes, etc... o contacto com a agua leva alguns ácidos e taninos a soltarem-se, dando a agua um tom amarelado, e reduzindo o pH. ha um outro efeito, que nao sei explicar, que é a diminuição da dureza da agua... aparentemente a quantidade de sais minerais diminui. resumindo: a turfa usa-se no debaixo do areao como fertilizante para as plantas (na loja recomendaram-me que envolvesse a turfa em mini-meias de senhora, para aquilo nao se espalhar); e/ou conjuntamente com outros meios de filtragem, para aumentar a acidez e diminuir a dureza da agua. NL Citar
Recommended Posts