Valores descontrolados de PH; KH; e Fosfatos


Woody

Recommended Posts

Amigos,

 

Tenho uma situação que tenho estado a acompanhar de um amigo meu, já procurei por todo o forum e ainda não encontrei nada sobre o assunto que tivesse sido conclusivo.

Na tentativa de conseguir ajudá-lo, venho aqui pedir a vossa ajuda.

 

Passo a descrever a situação:

Setup: Aquário de 120 cm

Decoração: Pequenos Xistos e Tronco comprado em loja

Flora: Valisnerias; Anubias; Amazonense;

Fauna: Discus; Coridoras; Tetras;

Água à saída da torneira: PH:7,9 KH:2 PO4:<0,25

Água no aquário: PH:7,6 KH:4 PO4:>10

 

O Objectivo é reduzir o PH para 6,5-7 e PO4 para valores próximos de 0 uma vez que nascem algas naquele aquário em todo o lado.

 

O que já foi feito:

- Grandes e consecutivas mudas parciais de água, inclusivé por água mineral engarrafada.

- Introdução de PH Minus da Sera e JBL

- Introdução de novas resinas de absorção de Fosfatos JBL

- O substrato existente no aquário for totalmente trocado por substrato (sem fosfatos) comprado na loja (JBL)

 

Resultados:

- O PH embora baixe com a introdução de PH Minus volta a subir no dia seguinte estabilizando em 7,6. Este é um facto estranho por o KH está bastante baixo e admiro-me com tanto efeito tampão...

- Os Fosfatos estão tão altos que não são observados pela escala do teste JBL utilizado. Mesmo após grandes trocas de água os fosfatos nunca desceram abaixo dos 10 (valor máximo da escala)

 

Perguntas:

- O que poderá estar a provocar tanto efeito tampão?

- De onde estão a vir estes fosfatos todos?

 

Alguém sabe ajudar?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive um problema = ao teu em k o PH nao baixava a minha soluçao ( e foi o unico que resultou cmg ) foi substituir toda a agua por agua engarrafada com o PH k eu pretendia e nunca mais tive problemas :? claro que o meu aquario e metade do teu e portanto foi menos complicado . mas pode ser que alguem tenha conseguido resolver de outra forma ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que poderá estar a provocar tanto efeito tampão?

 

Os testes estarão bons? Com um pH de 7.9 na torneira, o Kh não deve ser assim tão baixo... Se assim fosse, a turfa seria suficiente.

 

De onde estão a vir estes fosfatos todos?

Novamente a questão dos testes. Para além do que vem da água da torneira, o resto é introduzido pela alimentação.

A maioria das resinas do mercado são pouco eficazes a retirar os fosfatos (creio que a Rowa é a melhorzinha).

 

tive um problema = ao teu em k o PH não (palavra corrigida) baixava a minha soluçao ( e foi o unico que resultou cmg

 

Martita,

 

Tive dificuldades em perceber esta frase :?

Tenta não escrever em "estilo SMS". :oops:

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O medidor de PH é uma caneta devidamente calibrada e que aparentemente está em boas condições.

 

A turfa é uma boa solução e provavelmente resolve, já tinha dito isso ao meu amigo, mas ele diz que não quer ficar com a água amarelada e realmente com KH 4 o PH Minus deveria ser suficiente para baixar o PH.

 

O teste de fosfatos já foi trocado precisamente para testar...

 

Temos realmente uma situação para a qual não encontro explicação... estava na esperança que alguém tivesse tido alguma situação idêntica em casa...

 

Outra coisa que estive a pensar...

Ele tinha um cardume de 20 neons que foram desaparecendo até só sobrar 1... ele pensa que foram comidos por outros... e realmente não se encontram restos em lado nenhum... (relembro que o substrato foi totalmente substituído) será que os restos destes peixes (estejam eles onde estiverem) podem ter introduzido tantos fosfatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.