Recommended Posts

Publicado

Pois bem, tenho um aquário com cerca de 240 litros e tenho notado alguns problemas que apesar de não parecerem muito graves gostava de os resolver. Deve-se concerteza à falta de algum nutriente, agora qual gostava eu de saber.

Quanto à iluminação tem cerca de 130w de economizadoras day light, e acho que não seja a luz o problema.

O substrato é inerte e fertilizo semanalmente com 10ml de Easy-Life ProFito (micros), e diariamente 0.1ppm de potássio. Tenho hortrilon mas não utilizo uma vez que o Easy-Life ProFito também é fertilizante de micros.

Estou também a pensar em começar a fertilização de fosfato, mas por enquanto tento ser generoso na alimentação.

Para tentar resolver o problema coloquei barras de algoflash e quanto muito as melhoras foram ligeiras.

As folhas novas não apresentam qualquer problema, agora as mais velhas sim, vão cada vez ficando mais degradadas.

Aqui vão as fotos:

Pic_6555_12.jpg

Pic_6555_13.jpg

Pic_6555_14.jpg

Quanto à Heteranthera zosterifolia tenho mais pés e uns estão em boas condições, outros apresentam este aspecto e em alguns casos a planta parece que vai morrer.

Agradecia que alguem me pudesse ajudar.

Obrigado

• 3 semanas depois...
Publicado:

Olá, tens 130W em lampadas de que potência?

Já fizeste um teste aos Nitratos e Fosfatos? quanto deu?

Abraço,

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Entretanto aumentei a iluminação para cerca de 180w. Utilizo lâmpadas económicas de 15w cada de 6500ºk.

Os nitratos andam à volta de 40 mg/l e os fosfatos à volta de 3.5 mg/l.

Ando a fertilizar com potássio, fosfatos e com fertilizante de micros (easy-life profito) Vou ter que fazer tpa´s para ver se baixo principalmente os fosfatos.

É que fertilizei sem ter teste de po4, e quando o comprei verifiquei que estava mais alto do que pensava. Quanto aos nitratos vou ver se são absorvidos pelas plantas.

A minha dúvida era entre a carência de potássio ou ferro. Uma vez que fertilizei com potássio e os resultados não se alteraram acho que só pode ser devido ao ferro.

Entretanto encomendei pela net uns fertilizantes à maneira (Seachem Flourish, Iron, Potassium e Phosphorus). Como estava a precisar de mais fertilizante, decidi investir numa marca que me dá mais garantias.

Vou deixar de ter co2 DIY e passar a ter co2 de garrafa com reactor externo.

Futuramente também devo mudar da minha calha as lâmpadas economizadoras e mudar talvez para umas t8 com balastro electronico, mas isso ainda é uma questão a pensar.

E eu que só queria ter uns peixinhos e umas plantinhas... :wink:

Publicado:

A fertelizar com essa dose de potássio não vais lá... se os fosfatos e os nitratos não são absorvidos e tu estás a dar apenas uma amostra de potássio... não vais lá mesmo. É como se tivesses muita fome e comesses duas migalhas às refeições... não anula o problema da fome. Não tenhas medo de dosear Potássio. Continua com o doseamento de Micros dependente da quantidade de plantas e das deficiências perceptiveis que elas possam apresentar.

Atenção aos níveis de Fosfato. Mede os nitratos e os Fosfatos da água da torneira, se forem mais baixos que os do aquário faz uma TPA, irá atenuar os níveis e sempre te dá um pouco de mais tempo para pensares numa solução para o problema.

CO2 sempre. Economizadoras não são a melhor solução...

Publicado:
Entretanto aumentei a iluminação para cerca de 180w. Utilizo lâmpadas económicas de 15w cada de 6500ºk.

Tens 12 lâmpadas por cima do aquário? chiça, como é que conseguiste encaixar isso tudo?

Axe: como sabes que é por causa do potássio que não está a haver absorção de Nitratos e Fosfatos?

Abraço

PCB

Publicado:

Tou a atravessar os mesmos problemas de N e o que me sugeriram (se tivesse CO2 a bombar) era que aumentasse o K. Com um desiquilibrio, os nutrientes difícilmente são assimilados pelas plantas, e as algas... aproveitam-se. Assim sendo ó que falta ao nosso amigo parece-me ser o Potássio de forma ao N e P serem assimilados...

E daí venham os entendidos se estiver a analisar mal o problema.

Publicado:

Pois agora o que tenho a fazer é reduzir para 0 os fosfatos e depois ir eu adicionar para saber o que meto e saber se a alimentação e a presença dos peixes também faz aumentar os fosfatos.

Não tinha por hábito aspirar o areão porque li que isso era bom para as plantas, no entanto há a possibilidade de isso ser uma fonte de fosfatos.

Quanto ao potássio, fertilizava através de sulfato de potássio e adicionava 10mg/l por cada mg de fosfato. (Portanto fertilizava potássio e fosfatos de modo individual e os micros é que eram através de Easy-life Profito.)

Tinha era que saber se os fosfatos já estavam altos nessa altura, mas como não tinha o teste...

Na imagem não se vê, porque posteriormente às fotos, as folhas mais antigas ficaram transparentes e a morrerem. Acho que não deve ser carência de potássio. Calculo que talvez seja ferro..

Quanto às lâmpadas são doze e o aquário tem um comprimento de 120cms.

A calha é feita em MDF e interiormente revestido com fita cola prateada.

As doze lâmpadas cabem ao certo. Quanto ao upgrade da calha ainda tenho que analizar bem e ver se é justificado o investimento.

Cumps

Publicado:

Tá-se bem, doze lâmpadas num aquário, não me parece que necessites de upgrade. Axe, o que tu dizes está certíssimo, mas não é a única hipótese sobre a mesa e já estás a receitar a solução. Se tiveres um problema com a iluminação ou com o CO2 pode acontecer o mesmo se as plantas forem todas anubias também pode acontecer o mesmo, etc...

Não estou a dizer que não é possível ser uma falta de K, é até a opção mais provável, mas queria despistar primeiro a éstória das lâmpadas, é que ainda há muito boa gente ignorante (não é o caso do nosso amigo já vi) que vê um autocolante numa lâmpada económica de supermercado a dizer que consome 11W mas é equivalente a 60W e julga que descobriu a pólvora para iluminar o seu aquário.

Desculpem o preciosismo, mas como cada (pessoa) caso é um caso tem que se perguntar sempre para saber.

Experimenta mesmo adicionar K, e já agora faz o teste de PO4 e NO3 à tua água da torneira - há locais do país em que estão presentes.

Abraço,

Publicado:

Antes de mais obrigado pelas respostas. O valor de Po4 agora parece rondar os 2mg/l. Parece, porque com a escala de cores nunca se sabe ao certo.

As TPA´s e consumo por parte das plantas fizeram-no diminuir. A água das TPA´s tem cerca de 0.1/0.2mg/l. Não é por aí. Concerteza foi devido ao excesso de fertilização.

Fertilizei entretanto com k, vou agora esperar porque os resultados nunca são de um dia para o outro.

Cumps