Doce, salgado...discus, ciclídeos...


Cruela

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

não sei se há algum tópico com esta dúvida...mas não deve haver.... :P

 

É o seguinte,

 

Na escolha do aquário, do tipo de aquário, de peixes ficam muuuuitas dúvidas. Afinal sempre há uma variedade enorme...

 

Então o que se passa é: quando vi os Discus, amei simplesmente, as cores os tamanhos, mas depois como iniciante fiquei com medo de não me safar...

 

 

Quando vi os de agua salgada....paixão... as cores e feitios dos corais, os peixes que parecem bonecos insuflados... mas dá-me cá a sensação que dá muito trabalho e também muito investimento, por exemplo, quanto custa um ou dois peixinhos dos mais vistosos? Um ocellaris(?) e uma donzela? Demorarei 2 anos a ter um aquário com algumas especies? :D

 

 

Depois li também que os ciclideos Africanos são também grandes, coloridos e muito activos ao contrário dos discus, mas que em contarpartida sujam muito a água. Mas que fazem um aquário lindo e divertido.

 

Em suma; isto são "mitos"?

São realmente realidades a considerar?

Ou facilmente se resolvem?

 

O que eu gostava era de ter um aquário bem bonito, saudável, bem "cheio" dentro do possivel de peixes e cores mas não queria arranjar mais um "trabalho" diário.

 

Pode neste tópico cada um contar a sua história ou dar o link onde está o seu aquário aqui no fórum? é que já vi tanta coisa que ja tou :D acho que tou pior...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahhh

 

esqueci-me dizer,

 

Já tive um aquário 50cm, muito trabalho e pouco gozo...

Deu para ficar com umas noções.

 

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cruela em 1º lugar nao penses que aquariofilia da puco trabalho , da muito trabalho ! Supondo que es iniciante digo-te ja algumas coisas

: discos e salgados NAO . os discos precisam de donos com esperiencia ( tu nao kerer comprar um peixe de no minimo 30 euros pa te xegar a casa e morrer ne ? ) e os peixes de agua salgada tambem precisam de muita experiencia . Eu dava-te a ideia de começares com peixes que sao resistentes e que podes fazeres as asneiras tds e eles aguentam . ve o 1 topico desta parte do forum . Nao te indico nenhuma especie de peixes pk axo que depende do gosto pessoal de cada um mas ve os ciclideos mais pequenos ( ramirezzis por ex ) os tetras ( os famosos neons ) enfim ... pesquisa pesquisa pesquisa e o que te aconselho vivamente . ah ja uma coisa ve o PH que tens na agua da torneira isso ajuda a te decidires por um tipo de peixes ( ou entao tens k tratar a agua sempre ) . Ao escolhes os peixes tens que ter atençao PH e teu temperamento se gostam de estar sozinhos ou se gostam de andar em cardume , na minha opiniao e o mais essencial .

mas digo-te uma coisa e nao leves a mal : se nao queres ter trabalho nao compres os peixes , nao precisam de ser passeados , mas precisam de bastatnte cuidados ( trocas de agua semanais , verificar amonia e nitritos e ver PH serem alimentados ) mas acredita que eles bem tratados sao bixos fascinantes

se quiseres adiciona-me no msn :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Eu diria que não dá trabalho nenhum...quando se gosta realmente fazem-se as trocas de água (TPA) com um sorriso nos lábios!!! :P

Mas "perde-se" algum tempo, mas diria que não mais que uma ou duas horas por semana!

 

Para teres sucesso e teres um aquário bonito tens de ter é uma grande vontade de aprender, tens de ter em conta que poderá não sair bem à primeira... Muitas leituras, algumas perguntas e trocas de exeriências podem fazer encurtar o caminho e fazer-te chegar a um aquário bonito mais rapidamente...

 

Se tens vontade de aprender, paciência e humildade, então...este é o hobby certo!! :D

 

Quanto ao tipo de aquário, lê bastante e pesquisa neste fórum assim poderás ver as experiências de cada um e assim melhor apreender todo este mundo! Tens também de ter em conta de quanto queres gastar, visita algumas lojas e vai vendo preços e delinia o tamanho do aquário (sabes bem que quanto maior melhor...). De seguida faz os testes à tua água, desta forma vais reduzir muito as hipoteses de escolha. Depois...é dar asas à imaginação :D 8)

 

Lê muito, aprende muito e coloca questões e probemas, verás que vais encontrar aquilo que "te enche as medidas"

 

Abraços (e qualquer coisa pergunta),

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal

 

Desde já obrigada por terem respondido.

 

Eu já li muita coisa aqui no forúm e vi muitos aquários, doces e salgados e dai a minha dúvida.

A realidade é que continuo sem saber que tipo de peixes vou comprar, a decisão não é fácil....

 

Boa essa dica de ver o PH aqui da minha zona, essa nunca tinha pensado...concerteza me limita logo as opções.

 

Quanto ao "trabalho" que irá dar, eu quero o aquário para cuidar dele e terei muito gosto nisso, assusta-me é a ideia de ter um aquário que precise de cuidados diários muito exigentes, agora semanal tá bom até podia ser mais.

 

Eu gosto de peixes grandes, coloridos e expressivos, por exemplo, Lab.Careleus, ou como ja disse os discus, também adoro cardumes de neons, mas com outros peixes grandes.

 

Quando tive os guppies e plattys e zebras eram tão pequeninos....

 

Mas sim vou continuar a pesquisar!

bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim os discus serem uns peixes muito dificeis de manter só para pessoas experientes é um mito?

 

Eu nunca tinha tido um peixe na vida e comecei logo pelos discus já os tenho à mais de um ano e nunca morreu nenhum ou seja morreu um mas esse morreu de suicidio atirou-se do aquario para o chão, mas è assim tambem devorei tudo q era informação principalmente neste forum nao fui logo comprar uns discus e um aquario ao mesmo tempo, se realmente optares pelos discus lê muito primeiro e pede informações aqui q o pessoal ajuda sempre, não é nada dificil ter uns discus e eles são tão lindos e dóceis.

 

Cumps

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Eu ando nisto há coisa de 3/4 anos, já nem sei bem, o meu 1ºáqua foi de 60x30x40, ou algo do género, depois foi asneiras sobre asneiras, mas ainda tenho as 1ªas viuvas que comprei, ainda me restam 2 zebras, 1 tetra que está todo empenado mas que tenho pena de dar aos gatos- :? .

Depois optei por espadas que eram de facil criação e ainda hoje os tenho, bem como as molinesias, que se reproduzem e me deixam muito contente.

O que eu acho é que te deves decidir por uma classe de peixes e ficar por ela, misturar peixes de várias classes que requerem diferentes parametros, temperaturas, etc, é uma asneira.

Os plantados dão um bocado de trabalho, os de rochas e grutas para os ciclideos se calhar dão menos, mas isso depende do gosto de cada um..... ;) Agora que se gasta um bocado de massa, tempo, e atenção é verdade.....de qualquer maneira é muito gratificante....

Boa sorte

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O que vos posso dizer, é que devemos começar sempre por baixo, para podermos aprender o básico.

Quanto aos salgados, onde estou mais à vontade, posso dizer que é necessário muito tempo! A quatidade de trabalhom é relativo ao gosto que temos, por isso não me dá trabalho nenhum, mas que é preciso muito tempo para mantermos o aqua como deve de ser, é!

Que tal começares com uns gupies e outros peixes faceis de manter? Depois de adquirires experiência, avanças para outro biotopo.

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ler todas estas opiniões, penso que é oportuno, opina sobre o assunto.

 

A certo ponto a Martita diz que os Ramirezis, são peixes de fácil manutenção, eu penso que não, por experiência acho que são muito frágeis, alguma oscilação mais brusca, e lá foram eles.

 

Penso que nestes casos, e para quem gosta da fauna de um aquário, o que interessa, não é o dinheiro que custa um discu, um Malawi ou um simples Guppye, no fundo é um ser que deve ter tanto respeito como outro que possa valer 50 vezes mais. Por se ser um simples cidadao, não quer dizer que tenhamos menos valor que o maior administrador ou o mais rico deste mundo, mereça menos morrer que eu, só porque não é o Super qualquer coisa, isso é porque nós não ouvimos a opinião do peixe, e ele não se expressa por exemplo como um cão. (Mas isto foi só um devaneio da minha parte)

 

Até hoje já me morreram 2 rams, um discu e um neon, por isso, penso que a resistência é relativa, não te aconcelho a ter peixes de água salgada, pois o trabalho inerente a este é muito mais complicado que para um de água doce. Agora na água doce acho que os discus, são os mais bonitos que se possa ter, quer pela sua beleza fisica, que pela sua calma, eles conhecem-nos, se o meu irmão quando me vai visitar se sentar junto ao aquário eles parece que nem o veem, se for eu, colam-se ao vidro, todos a olhar para mim. (tenho um amigo que dizia que os peixes, não nos davam nada de volta, não haviam carinho ou trocas de olhares, quando viu mudou de ideias no minuto). Em relação ao cuidado e á fragilidade, desde que sejam discus de bons importadores, desde que isto não seja só para ser um objecto de decoração e que se tenha sempre umas horas por dia, para lhes dar atenção, desde que leias muito sobre eles, com mais susto ou com menos susto, a malta está aqui para ajudar. Penso que como não é oprimeiro aquário que tens, antes de comprar seja o que for, lê muito, compra o maior aquário de possas, mete-o a ciclar o tempo mais que necessário, e compra uns discus aqui ao pessoal do forum que são de muito boa qualidade e vais ver que não te arrependes.

 

Cumprimentos,

 

 

( :shock: Agora que olhei para trás é que me apercebi ue já me estiquei com a prosa)

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem já gostei de saber que há quem tenha começado pelos discus e saiu-se bem! É motivador! :shock:

E acho que é para onde mais me inclino.

Ainda hoje estive a pesquisar mais um bocado e estou cada vez mais inclinada para isso.

E também vou fazer tudo com calma, não tenho pressa, primeiro ainda compro o móvel para o aquário, depois mando fazer por medida e depois sigo todos os passos calmamente. e sempre a continuar a ler.

 

 

Pedro Conceição: Ja tive Guppies, mas não deu assim muito gozo..eram muito pequeninos...mas percebi a mensagem. :P

Acho mesmo que já desisti dos salgados, ainda hoje li aqui outro tópico, minha nossa...

 

O aquário será sempre de um metro ou metro e vinte.

E ja estou de olho em tudo nos classificados, será aqui que faço conta de encontrar tudo! :lol:

Vou aproveitar também a Petfil e ver algumas coisas, o que não encontrar por aqui claro! :lol:

 

Obrigada a todos

 

Ah! Só uma coisa, os discus saltam!? E não tem tampa o aquario?? E é possivel com gato!? :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

É sempre bom tirar ideias em lojas e exposições! Como já é do conhecimento, vamos estar na Petfil, depois aparece por lá que vamos ajudar a todos!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah! Só uma coisa, os discus saltam!? E não tem tampa o aquario?? E é possivel com gato!?

 

Qualquer peixe pode saltar! É um risco e qualquer susto pode os levar a isso (acender repentino das luzes por exemplo).

Para solucionar isso podes colocar uma tampa! A sua colocação apenas irá reduzir a evaporação o que pode ser problemático em dias muito quentes, mas se o aquário estiver num local fresco ou com ar condicionado não existe problema. A tampa irá também ser um entrave para as trocas gasosas, mas não sei dizer até que ponto isso se torna um problema substancial...

 

Quanto a gatos...O meu aquário não tem tampa e o gato da minha irmã tinha a mania de lá ir beber água...desci a iluminação e ele agora obriga-se a ir ao bebedouro :shock::P

 

Abraços,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pedro conceição, quem vai estar na Petfil é o fórum? Vai ter lá um espaço é isso?

Isso ers bom!

 

 

mr.p

Essa da tampa vai ficar para "análise"! :wink:

 

até lá então!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Cruela, vamos mesmo estar lá na Petfil, e vamos estar em grande, podes dar uma vista de olhos a uma das iniciativas para a exposição:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=46905

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.