ciclo do azoto


keito

Recommended Posts

boa tarde tenho uma nova montagem (está aqui http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=46867)

foi montado ontem. A minha duvida é que o Ph tem vindo a subir e tenho medo que seja da areia. fui buscala a um areal perto da macro da quinta do conde acho que havia uma bomba de gasolina da ciprol ao pé. a minha duvida é se será da areia ou se poderá ser do ciclo de azoto que faz subir o ph (a agua sai da torneira a 7.0 e neste momento (24h depois de estar no aquario) esta ali entre 7.5 e ;).

acho estranho se for da areia pois foi o user Jorge Serrenho que me indicou o sitio para apanhar a areia e disse que a usava nos seus aquarios. obrigado

(ja agora eu tive a ler o http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#cycle mas não concegui perceber se o ph também sofria alterações)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Num ciclo, passagem de Amónia a Nitratos, faz é baixar o pH...

Se calhar, tens é a água já dura e com CO2 dissolvido, e passado algum tempo o pH sobe devido ao CO2 sair da água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Abaixo está parte do artigo do Eng. José Antunes Lourenço que se encontra no site da Ruimar.

 

Num aquário novo o valor do PH aumenta facilmente e vai muitas vezes para perto dos 8,5, no entanto como as águas novas tem tendência a saturar-se de bicarbonatos, passadas algumas semanas face ao fornecimento de CO2 pelos peixes e também pela acção das bactérias a situação inverte-se para a acidificação à medida que diminui a reserva alcalina. este fenómeno é notável em aquários com areão não calcário como é o caso da sílica.

 

A areia em questão está no meu aquário há mais de 1 ano (cerca de 45 kilos) e não me altera o ph. Eu testei com o ácido cloridrico e não reagiu.

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge

espero que a situação melhore e que das pedras vulcanicas não podia ser e o resto ja la tava tudo menos a areia.

Não notaste aumento do ph quando puseste a areia pela primeira vez?

luis

o aqua so tem agua desde ontem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

o aqua so tem agua desde ontem.

 

A aquariofilia é um hobby de paciência, diria mais: muita paciência. Há que esperar e verificar com frequência o ph nos primeiros tempos para poder conhecer o que se passa no aquário. É natural que o Ph sofra alterações no inicio e mesmo durante todo o tempo que estiver montado, afinal basta fazer uma TPA com água cujos parametros seja diferentes da água do aquario. Uma subida de 0,5 no Ph de um dia para o outro não é assustador nesta fase.

 

No entanto faça uma experiência: Encha um copo de água e com essa água faça um teste de ph. Passadas 24 horas faça novo teste á água que ficou no copo. Se tiver hipoteses de agitar a água do copo melhor (bomba de ar). No meu caso oscila sempre, o que me leva a crer que a água da rede traz CO2 dissolvido e que este ao dispersar-se no ar sobe-me o Ph um pouquito.

 

Abraços e relaxe...

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.