ictio tetra néon


Visitante

Recommended Posts

Olá,

 

Estou preocupada com o meu novo aquário ( pearl- 50*30*30, no filtro tenho esponjas, cerâmica e carbono activado). Montei o aquário no final de Janeiro. Passado uma semana e meia coloquei 5 néons que passados 6 dias apresentaram sinais de ictio. Fiz o tratamento com o fauna mor e segui as instruções do folheto. Agora, passados alguns dias verifico que já não têm sinais das pintinhas, mas é como se essas pintas tivessem deixado umas marcas nas escamas, tipo sinais esbatidos. Será normal? Tenho medo que a doença volte a atacar. Comprei hoje mais 2 néons e duas coridoras. Mantenho a temperatura da água por volta dos 28º graus.

 

Obrigada pela vossa ajuda e sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,benvinda ao forum.

 

eu aconselho-te a continuares com o tratamento por mais uns dias ate desaparecer totalmente os sinais da doença.e nao te esqueças de retirar o carvao activo caso nao tenhas feito ,porque o carvao vai absorver o medicamento.

 

abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada!

 

:evil: É necessário retirar os outros filtros durante o tratamento? Nas instruções dizem que se deve retirar mas já ouvi opiniões a dizer que não vale a pena. Tenho medo que a colónia de bactérias seja destruida com o tratamento.

 

Isabel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,iza!

 

as materias filtrantes nunca se devem retirar,porque se o fizeres ,durante o tempo de tratamento deixara de existir bacterias para manter o ciclo do azoto.para alem disso arriscas-te a perder todas as bacteriasja establecidas nas materias filtrantes .

 

abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada blue,

 

Tenho só mais uma questão. Quando dizes que não devo retirar os filtros isso significa que a filtragem mantém-se durante o tratamento? Não é necessário desligar a bomba?

 

Iza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!

 

é isso mesmo. se tu desligares o filtro deixa de haver oxigenio disponivel (dentro do filtro)para que as bacterias sobreviverem.so deves retirar o carvao activo se o tiveres.

 

abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb fiz um tratamento ao ictio a pouco tempo e a lojista q me vendeu o medicamento disse para desligar o filtro para que nao me filtrasse o medicamento =

 

o unico problema de se manter o filtro em funcionamento é se tiver carvao. porque este absorvera o medicamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente

independentemente dos otros tipos d filtro k o aqua tenha... desde k n tenha carvao activado para n absorver o remedio ou otro produto kimico k usemos para otras funçoes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto. Para a próxima não tiro os filtros, apenas se tiver o carvão....

 

A chatice é que cada vez que tiramos um dos filtros para substituir por carvão (vamos imaginar que queremos filtrar os restos de um medicamento ou clarificar a água durante 1 semana) não temos hipóteses de voltar a inserir o filtro inicial e preservar as bactérias. A não ser é claro que tenhamos um aquário de reserva e onde o ciclo se mantenha. No meu caso é melhor não andar a substituir muito os filtros porque posso interromper o ciclo de reprodução das bactéria ( o que eu já fiz infelizmente :)

 

Obrigada pelas dicas.

 

Isabel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais