Como usar a turfa ??


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Quero começar a usar turfa nos meus aquas de discus.

 

Dai pensei em pedir-vos a vossa opinião.

 

1 - Acham que é uma solução válida comparada com osmose inversa ?

Mais económica?

 

2- Qual o usar, a sua duração etc.

 

3- Como fazer as TPAs sem alterar os parametros de PH ?

 

4- O uso da turfa estabiliza o Ph ou verifica-se oscilações ?

 

5 - Pode-se usar Carvão Activado para retirar a coloração amarela dos

taninos sem comprometer a qualidade da água?

 

6- Qual a melhor turfa, granulada ou em fio ?

 

Aguardo a vossa opinião.

 

Saudações aquaticas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Nunca se deve responder a uma questão com uma pergunta mas para mim seria mais fácil ajudar se soubesse:

 

- Parametros da àgua da torneira

Pretendes criar ou manter?

 

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

1 - Acham que é uma solução válida comparada com osmose inversa ?

Mais económica?

 

válida é, olhando ao custo inicial e de utilização da RO, isto sem esquecer que a rentabilidade de uma osmose ronda os 20% (isto quer dizer que para conseguir 100 litros de água de osmose, o contador marcou 500 litros de consumo :D :D :D)

 

2- Qual o usar, a sua duração etc.

6- Qual a melhor turfa, granulada ou em fio ?

 

Para colocar no filtro eu acho que é melhor em granulado, é mais simples de manusear e em principio a hipotese de se desfazer é menor. Quanto á duração nada como verificar na embalagem do produto, uma vez que uma marca recomenda por x de tempo e outra por y.

 

 

3- Como fazer as TPAs sem alterar os parametros de PH ?

 

Além de ter que vigiar o ph do seu aquário, terá obrigatóriamente de levar a água das tpas aos mesmo parametros. Se usar turfa para amaciarbaixar o Ph da água do aquário, terá tambem que meter turfa na água que vai usar nas tpa's.

 

4- O uso da turfa estabiliza o Ph ou verifica-se oscilações ?

 

Tal como tudo na vida a turfa tem um tempo de vida. è natural que com o tempo os parametros mudem. Cabe ao aquariofilista verificar periodicamente os parametros da água do aquario para evitar as tais oscilações.

 

 

5 - Pode-se usar Carvão Activado para retirar a coloração amarela dos

taninos sem comprometer a qualidade da água?

 

Acha? é um bocadinho como querer injectar CO2 e deixar a bomba de ar a funcionar. Primeiro coloca e de seguida retira...

 

Abraços

 

p.s. Injectar CO2 no aquário tambem baixa o PH

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá desde já muito obrigado.

 

Fiquei com a sensação que a turfa está em desuso.... :D

 

- Os Parametros da àgua da torneira : Ph 8.2 ( Póvoa de Santa Iria/ Alverca)

 

- Pús a questão de se poder usar o Carvão Activado para remover a coloração, porque sei de quem faça neste forum e inclusivé já li em alguns livros.

Dai surgiu-me essa duvida.

Talvez a resposta esteja mais ao nivel da quimica...mas confesso que desconheço ? :D

 

- Tb. soube que para Phs de 8,2 para baixar até 6,5 a maior parte das pessoas não acreditam na turfa..... e optam por Osmose Inversa.

 

- Soube de certas pessoas que cosem préviamente a turfa e depois aplicam no filtro externo.... para que serve esta técnica ?

 

Saudações amigas

 

 

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Descer ph's de 8,?? para 6,5 com turfa é muito dificil/impossivel.

O elevado teor de Kh dificilmente são "eliminados" pela turfa.

Para manter discus basta baixares até 7,5, é suficiente.

Cozer a turfa serve exactamente para eliminar parte dos àcidos portanto nesse caso não.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de carvão, utiliza um filtro UV.

 

Não prejudica a qualidade da agua, antes pelo contrário, e embora haja correntes de opinião que digam o contrário, a minha experiência diz-me que a UV 'queima' os taninos, aclarando a agua...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei com a sensação que a turfa está em desuso.... :?

 

Muito pelo contrario... se quiseres baixar .2 ou .3 no pH, não há melhor.

- também (palavra corrigida). soube que para Phs de 8,2 para baixar até 6,5 a maior parte das pessoas não acreditam na turfa..... e optam por Osmose Inversa.

A osmose por si só não é grande coisa para usar em peixes. Convem adissionar alguns sais. Normalmente mistura-se 25% a 75% de agua da torneira ou do despedicio da osmose. No entanto, basta adissionares um pouco de agua com pH 8.?? na agua de osmose, que esta fica logo com o pH de 8.??.

Há maneiras de resolver este problema... mas implicam uns assidos meio perigosos...

Basicamente, pensa na osmose para baixar as durezas, não o pH.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até hoje o que consegui foi num dos meus aquas de 200 L , com 0,5 L de turfa baixar de Ph 8,2 para 7,4.

 

Não desgosto do tom amarelado da agua.

 

Os discus até parece que realçam as cores e as plantas é que ficam com um verde um pouco mais desmaiado.

 

Eu já ensaiei a manipulação da água com Acido Colidrico Puro ( Comprado na farmácia 1L (10€) e consegui resultados muito interessantes.

 

Depois de manipular o Ph de 8,2 para 6,5, colocava o Buffer da Waterliffe 6,5 e estabilizava. Claro está, que preparava num tanque à parte de 65 L e depois aplicava o condicionador Haloex da Waterlife e voilá para dentro do aqua (TPA).

 

Experimentava os medidores de cloridrina para piscina, para certificar. Nunca acusaram qualquer valor de Cloro ou associados.

 

Mas fiquei sempre na duvida, pois a medeição era adequada para humanos e não especifica para peixes até que abandonei o método....se calhar seria de reconsiderar ??? :lol:

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Peço desculpa por não estar aqui para esclarecer/ajudar mas sim para aproveitar e colocar umas questões: Qual a quantidade de turfa a usar por litro? Ou não ha "medidas" certas? Turfa em excesso pode ser prejudicial?

 

Desculpa Snan por me ter aproveitado do teu tópico :wink:

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há problema. :wink:

 

Já agora digo que deixei de usar a turfa.

Ficava muito escura a água e estava a dar cabo do meu plantado.

 

Estou a usar 50% de Osmose e 50% torneira e estou obter Ph 7.4.

 

È mais prático e as plantas agradecem.

 

Cool :D

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Snan....mas euzinha não tenho capital nem acordo com a companhia de agua :wink:

 

Mas estraga as plantas? Não se usa turfa como fertilizante também?

 

Sabes se ha alguma "medida" tipo "x"g turfa para "y"l de água?

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.