Muda de Aquario


Recommended Posts

Olás ! Tenho um aquario de 40cm com um cometa ( branco ) - cerca de 1 ano de idade e um Oranda que veio minusculo da loja e agora ja esta mais crecidinho tem cerca de 6 meses. Até hoje só me morreu um telescopio com problemas na bexiga natatória...foi qdo me apercebi da importância dos filtros... tenho um pequeno filtro com esponja e resina de carvão. As plantas são artificiais e mudo de agua de vez em qdo e troco a resina do filtro. Os peixes vivem bem não têm sinais de qq problema. Agora quero comprar um aqua de 1 metro mas quero planta-lo primeiro, para eles terem um nova casa mais arranjada... É aki que começa o meu problema... Sei que os kinguios comem muitas plantas e dessarrumam muito o aqua... Que conselhos me dão... O que eu não queria era fazer alguma asneira que me matasse os peixes...gosto muito deles ! :lol:

Tb estou a pensar em por um aquecedor na agua porque onde moro no Inverno a agua deles anda pelos 12 graus. Agora no Verão está nos 25 !

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Sobre os Kinguios penso que não existe necessidade de aquecedores em aquários com esta litragem pois as variações de temperatura ocorrem de forma gradual e natural com o meio ambiente ja que tambem eles toleram e vivem com temperaturas baixas.Quanto ao aquario Cascalho de rio médio é o melhor para Kinguios:Plantas naturais nem pensar e porque eles devoram com talo e tudo.

Portanto deverão empregar-se plantas que se enraízem fortemente na areia, ou seja estas plantas devem possuir raízes (Vallisneria, Echinodorus, Saggitaria). Como planta de adorno, podem ser colocadas algumas variedades de Aponogeton, que também são de crescimento lento, tem a virtude de ter folhas duras e muito fortes. Das plantas de superfície, a Lemna (lentilha de água) parece ser preferida à Salvinia e, de quebra, o kinguio gosta de mordiscar a raiz desta pequena e simpática planta, que se propaga tanto que é necessário controlar sua quantidade, para que não diminua a absorção de oxigênio pela superfície da água.

Os Kinguios são nadadores lentos e indolentes e podem aleijar-se com as pedras se estas apresentam alguma zona cortante, assim convém colocar as pedras arradondadas de 1 cm ou mais para que eles nao se firam nas arestas cortantes e vulneraveis a fungos.

 

Penso que fica aqui uma sugestão para lidares com o teu aquário e com os kinguios!

 

 

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas observações

 

Não te preocupes com a temperatura da água em peixes de água fria. Eles adaptam-se bem às temperatura da água no Verão em POrtugal, desde que, o aquário não esteja ao sol durante o dia inteiro.

 

De acordo com a minha experiencia, os peixes de água fria são uns "remodeladores de interiores" natos. Eles constumam mudar a disposição do areão e roer as plantas. E roem mesmo bem as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado amigos pelas repostas! :lol:

 

Filipe só queria fazer-lhe mais duas perguntas. Apercebi-me que as plantas devem ter folhas grossas e duras para vencerem a apetite dos meus peixes é certo pois sem dentes eles não fazem milagres... Estou a pensar em montar o aqua novo e deixa-lo 1 mês só com agua e plantas para me poder aperceber se elas crescem bem ou não. Agora as minhas duvidas são:

 

Debaixo do areão ponho ou não akeles kits que vendem nas lojas com terra e adubo... Acho que as plantas só com o areão, é po-las no aqua e vê-las morrer...

O filtro do aqua novo é dakeles fixo na parede de trás do aquario(Calister? acho que é este o nome)... posso continuar a usar a resina de carvão que me tira o odor da agua e mantem-na cristalina? Não prejudica as plantas?

 

Grato pelas vossas paciências... Um abraço bang

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquilo que posso acrescentar é que colocar terra ou composto para as plantas com peixes de água fria, mais tarde podes ter problemas. Eles estão sempre a mover o areão e podem chegar à terra e então fica tudo em suspensão na água e tens um problema de limpesa. Quanto a esperares 1 mes com o aquário a trabalhar sem peixes, acho bem. Alias esta medida deve ser usa em qualquer aquário de água doce, independentemente da espécie ou objectivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... percebo o teu ponto de vista caotropheus mas se eu puser por cima da terra 5 cm de areao e mais varias pedras lisas por cima acho que eles não conseguem escavar tanto... Bom há que tentar e rezar para que dê certo. Daki ha uns tempos eu tiro uma foto do aqua para partilhar a evolução dele com vcs.

 

abraços ! :wink:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Meu conselho é relamente n pôr qq tipo de terra,a minha experiencia diz-me que nunca tive qq planta a morrer por n ter terra e todas elas sao naturalissimas, qt a eles fuçarem tudo é verdade mas n ao ponto de destruirem plantas, dependendo da especie claro.

 

Podes continuar usar carvao sem problemas, e o aquecedor é quase uma opção pessoal, atendendo q fica mais facil resolver algumas doenças mas q em contrapartida vai aumentar o metabolismo dos peixes.

 

Decoração deve ser o mais lisa possivel, especialmente por causa do telescopio e a comida deve ser variada.

 

boa sorte

 

DiDi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, :grab::lol:

 

Também pode utilizar areia, tem mais vantagens, 1º as raizes das plantas prendem no fundo com mais força 2º vantagem os kinguios não correm o risco de engolir pedras e engasgarem-se 3º e ultima vantagem é a estetica.

 

 

Aqui tem um exemplo de um aqua com fundo de areia, muito bonito :D :D :D

http://www.aquahobby.net/tanks/brtank9809.html

 

 

 

Espero ter ajudado :lol::microwave::onfire:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diego! :wink: Obrigado pela dica mas acho que em relação a areia será mais facil eles engolirem areias ( pq é mais fina ) do que cascalho que é mais grosso. Qto as plantas vou começar com a Vallisneria pq parece mais facil de cultivar e tive a ver uns aquarios de uma loja elas dão um aspecto muito bonito ao fundo do aquario!

 

Abraços ! 8)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais