[Artigo] Onde isto vai parar?


diasje

Recommended Posts

ESTAMOS A DAR CABO DO NOSSO PLANETA

 

Pois é malta, criei este tópico/artigo, para mostrarmos o que etsá a acontecer aos nossos laos, riachos, ribeiras, e rios.

 

Este tópico/artigo, serve para discurtirmos, o estado do nosso pequeno país e o que os sucessivos governos, estão a fazer ao nosso patrimonio natural.

 

Em muito iria passar muitas férias e fds a esta zona a zona de Alafrim/Meco. e naquela altura, não havia quase nenhuma casa, e nem alcratrão havia, era estradas de poeira branca. Mas com as consecutivas urbanizações da zona, foi-se alcatroando tudo, e um dos locais que eu mais adorava naquela zona desapareceu.

 

Como podem ver na foto de satellite do google maps, agora a estrada é de alcratão, e a ponde nova conre a velha, que nem a deitaram abaixo. Limitaram-se a construir uma nova por cima da velha.

Por de baixo da velha passava um riacho, onde o meu pai se abastecia para os seus aquários, era lindo, o riacho não tinha muita força, mas lembro-me bem que a diversidade de fauna e flora era fenomenal.

 

No mês passado fiz uma visita ao local, fiquei de boca aberta ao ver o que fizeram à ponte velha, e colocaram, um monte de areia quase do mesmo tamanho da ponte que impede que o riacho siga. Ou seja neste momento temos um lago de agua estagnada.

 

Será que não se pode fazer nada para parar isto? Qualquer dia, param o rio tejo para construir uma ubanização para os mais abonados. Isto está a ir num caminho que não estou a gostar nada.

 

Bem continando, tentei seguir em frente para ver se dava para passar, mas a vegetação era tão dença, que só de tractor. Para bem de malta com guito, que só lá vais aos fds, estragaram uma cena linda que servia tb, para encher os tanques de rega, do pessoal daquela zona, lembro-me bem desses tanques, eram as nossas piscinas quando eramos putos.

 

Bem só para verem, o riacho tinha zonas que fazia lagos lindos, que até dava para mergulhar.

 

 

Se quiseres reclamar ao que aconteceu a um que cnheças posta aqui tb.

 

Foto/Mapa:

http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=38.4667...004946&t=k&om=1

riacho_meco.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo a 1000%, os governantes apenes pensam nos lucros que podem obter nem que para isso seja necessário destruir o que é natural para colocar artificial, isto passou-se no jamor, pois houve uns aninhos que desviaram o curso de água do rio jamor que era para construir um local para se praticar canoagem, mas como sempre destruiram tudo e nada fizeram voltando a fazer correr o rio..... logo após construiram um lago artificial ao lado para os meninos adarem de canoa..... na minha opiniao bastava desviar as águas residuais dos esgotos ao longo do jamor e criar uma estação de tratamento de águas , mas não a água parece cada vez mais porca seguindo o curso natural de desaguar no tejo, logo para a autarquia é mais viável ter um rio sem utilidade, sem fauna e sem flora a ter um rio limpo que podesse ser apreciado por todos e até possivelmente utilizado para a prática de desportos náuticos como a canoagem........ ISTO É PORTUGAL...... UMA LIXEIRA A CÉU ABERTO PARA TODA A GENTE VER ..... E ASSIM SE FAZ TURISMO EM PORTUGAL

 

 

uM aBRAÇO jOÃO......

ESTOU CONTIGO

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes crer, eu conheço bem essa zona, morei 26 anos em Queijas, e conheço muita gente que nos tempos de mocidade tomava banho nesse rio Jamos, já na minha geração, fugiamos com o cheiro. Mas agora está melhor, já podes ir à praia de caxias, e paço de arcos e não ir a cheirar a m... para casa.

 

Lembro-me bem que iamos de Queijas até caxias a pé pelo mato. Agora ele á autostradas, ele é vivendas horrivéis, etc.

 

Ok concordo precisamos melhorar a qualidade de vida, mas a que custo?

 

Estamos a viver ás custas da natureza, ninguém se lembra que não somos donos deste planeta? Somos apenas hospedes, e o dono (mãe natureza) não tem capacidade de resposta para limpar tanta procaria que fazemos.

 

Quando alugamos uma casa, e a estragamos o senhorio, corre connosco, não é? Pois, dou apenas mais 100 anos, e vamos ser corridos deste planeta. Não acham? Pois vejam este verão, não temos grandes temperaturas, tudo está a mudar, o clima, a vida animal, etc. Esta é a maneira que a Senhoria (mãe natureza) resolveu arranjar para correr connosco.

 

Vamos ver o que vamos deixar para os nossos bisnetos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb vivi em quiejas desde que nasci até aos treze anos e depois mudei para valejas....... morei no bairro do lameiro e tb cheguei a percorrer esses caminhos a pé embora na minha altura já o jamor estivesse todo fdd...... bons tempos que dificilmente retornaram.... é assim o ser humano só destroi , tudo o que fazemos destroi, se fumamos libertamos co2 , se deitamos arvores abaixo para construir estamos a contribuir para baixar os nivei de o2, quando vamos á casa de banho vai tudo para os rios, se lavamos roupa os detergentes vão para os rios , o lixo que fazemos vai para as lixeiras ...... tudo mas mesmo tudo que fazemos destroi a natureza , é uma tristeza..... :wink:

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas vejo que já tem tempo este tópico mas concordo com os dois membros a nível do que é deixado por fazer em certas áreas que parece ninguém ver que são básicas como a limpeza não só da terra mas sim das águas sejam rios, lagos, mares etc.

Divulgação e sensibilização e tudo o que nós comuns mortais podemos fazer, mas se souberem algo mais digam, ajudo no que for preciso

Abraços defensores da natureza

Atentamente,

 

Rui Maria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dentro em brave o Homem acordará,mas como é seu apanágio em muitas outras situações,só acordará com a corda ao pescoço,e por isso tremos ver se conseguimos aguentar sem respirar o tempo suficiente até retirar a corda...

 

Lucro.Tudo se resume a isto. O Homem protegerá efectivamente o Planeta quando retirar lucro dessa situação. O Homem não tem ligado no cérebro o ''transistor'' que as formigas e qualquer outro animal deste Planeta tem, que é a salvaguarda das gerações futuras, e que é simplesmente a coisa mais importante que possamos imaginar.

 

Podem não haver gerações futuras.Isto é um facto. O Homem só pensa no presente,só pensa que no seu tempo de vida útil ainda terá oxigénio para respirar,portanto... Os netos dos nossos netos terão um Planeta carregado de dilemas para resolver,onde as pessoas lerão as ganâncias e egoismos e atentados contra a Natureza e pensarão: como foi possivel?

 

Não se trata apenas de fazer com que a espécie humana sobreviva,trata-se de fazer com que a nossa espécie consiga conviver perfeitamente com todas as outras do Planeta,que já cá estavam antes de nós e que por isso merecem mais (ou tanto no maximo) que nós cá viver.

 

Cada um de nós,no dia-a-dia pode fazer muito pelo Planeta.Separando o lixo,desligando a torneira ao escovar os dentes, tentando mudar mentalidades através de conversas do dia-a-dia,sensibilizando,demonstrando que é importante pensar na Natureza.É um processo lento,de alteração das mentalidades,mas possivel.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço muitas dessas cenas e pelo menos a mentalidade da mulher já consegui mudar um pouco.Desde ao lavar os dentes desligar a água,não atirar lixo pela janela do carro nem na rua.Poupar energia etc mas o que é triste é ao falarmos disso com algumas pessoas ainda se rirem na nossa cara como se isto fosse uma brincadeira :? só apetece mesmo fo#$% los á chapada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ontem estive a ver um programa com a procura do maior peixe de agua doce do mundo e la deu pa ver como foi dificil proculalo

 

um deles era um peixe amazonico que a vinte anos era o que havia mais lá com o aumento dos humanos a procura da sua carne aumentou e quase foi estinto encontrando-se muito poucos agora(pirarucu)

 

o bagre do rio mekong so se virao de tamanhos muito pequenos e so encontraram um grande e meteram lhe um transmisor para estudarem a sua reproduçao

 

 

dentro de poucos anos podemos perder estes maravilhosos peixes e no documentario diziao que 30% da populaçao dos peixes de agua doce esta em via de extinçao se nao mesmo se vai extinguir em breve

 

o que havemos de fazer mais?=C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo imensamente mas e a desflorestaçao, o buraco do ozono?isso nao passa dum dia para o outro. nós nao vamos destruir a terra... nós vamo-nos destruir a nós proprios porque a evoluçao de ceras espécies que vivam em climas assim vao subreviver e evoluir mas nós vamos estinguir e ir ter com os milhares de espécies que extinguimos!

 

na minha terra havia um riacho que foi coberto pelo esgoto e passou a ser mesmo esgoto a ceu aberto! mas a camara municipal vai fazer uma etar mas há pessoas que nao querem a etar pk cheira mal! acham normal?? pois a minha casa vai ser a casa mais perto da etar e eu QUERO que a fassam e o mais rapido possivel!!

 

quando estiver limpo meto para lá fauna e flora que aguente...

 

cumps

greenpeace!!

4125.png

homer-simpson-fan.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais