Iniciado neste mundo! Ajuda?!


Czar

Recommended Posts

Boas,

 

tenho aqui um aquário que em tempos foi oferecido à minha irmã e que ela acabou por nunca usar e queria começar a aprender qualquer coisa deste mundo.

 

Assim, o aquário tem 60x35x35 e tenho algumas dúvidas

 

- como é que posso ver a quantidade de agua que ele leva?

- quantos peixes e de que tamanho é aconselhado pôr lá?

 

Já tenho um filtro, se bem que não perceba como é que aquilo se monta... já encaixei tudo mas aquilo está solto. Parece-me que é filtro com esponja lá dentro.

 

Tenho também a areia, 3 plantas de plástico e 3 pedras para decorar. Que mais costumam usar?

 

No vidro tem um indicar de Temperatura e por fim, tenho uma coisa para aquecer a água, será?

 

Espero alguma ajuda vossa, a ver se começo a participar mais nestas andanças :wink:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ainda ninguem me respondeu, mas vou deixar aqui mais algumas considerações após ter lido mais uns posts aqui do fórum:

 

De facto tenho o termostato que já liguei a 26º C

 

Devo ter o aquário a funcionar correctamente algum tempo antes (2 semanas) de colocar os peixes certo?

 

Quanto ao fundo, tenho um areão que já vinha com o aquário, pelo que não sei se será o mais indicado, os "grãos" têm dimensões variáveis, desde os 2mm a quase 1cm. Será indicado?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

- como é que posso ver a quantidade de agua que ele leva?

 

Para saberes a quantidade de água que o aquário leva calculas o seu volume! O volume do rectângulo é dado por comprimentoxlarguraxaltura! No teu caso 60x35x35/1000 (para saberes a quantidade de litros que leva) e temos: 73.5 litros, é claro que depois temos de dar descontos pelo areão portanto aponta lá para os 60 litrinhos de água!

 

Para teres umas noções basicas aconselho o site, que acaba por ser o classico por onde todos começamos http://faq.thekrib.com/pt/

 

Para além disto tens muitos tópicos aqui no fórum para te guiares! Aconselho a analisares os parametros fisico-quimicos da tua água e tambem o equipamento que tens (ou podes adquirir) e a partir dai tentares ver que tipo de especies se enquadram! Depois de saberes isso o pessoal ajuda com mais alguns pormenores.

 

Espero ter ajudado.

Abraços, Pedro Pinheiro (mr.p)

 

PS: Tens disponivel no fórum a função "pesquisar" (no canto superior direito). Com isso podes poupar muito tempo e pesquisar sobre assuntos que já terão de certo sido tratados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

o meu amigo devia ter começado pelo 1º tópico [Manual]Inicio na aquariofilia, que está aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36380

 

Muitas duvidas teriam sido eliminadas logo à partida.

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

(...)

Devo ter o aquário a funcionar correctamente algum tempo antes (2 semanas) de colocar os peixes certo?

 

Quanto ao fundo, tenho um areão que já vinha com o aquário, pelo que não sei se será o mais indicado, os "grãos" têm dimensões variáveis, desde os 2mm a quase 1cm. Será indicado?

(...)

 

Boas,

 

le no site anteriormente referido artigos sobre o ciclo do azoto. Deves ter o aquário a funcionar durante 2 semanas apenas com um ou 2 peixes.

 

Porquê? tem a ver com as a criação de colonias de bactérias (ciclo do azoto)

 

Quanto á 2a questão, o que vai acontecer é k os grãos pekenos ficam no fundo e apenas vais ver grãos grandes. com 1 cm vai ser dificil fixares as plantas e vai acumular mais sedimentos.

 

 

 

Cumprimentos,

Gonçalo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

já li esses dois tópicos e tirei algumas dúvidas que tinha, no entanto há outras que persitem!

 

Eu não tenho plantas, nem substratos! Só tenho 3 plantas artificiais, não sei até que ponto é vantajoso ter plantas verdadeiras?!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O oxigenio diminui com o aumento da temperatura, logo, no caso de quereres peixes de agua quente, estes vao ter menos oxigenio que peixes de agua fria. Para solucionar este problema de oxigenio existem as plantas. Elas ajudam os peixes atraves da fotossintense.

 

__PIGMEU__

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vantagens das plantas naturais?! Para além da indiscutivel vantagem estética, o aumento das concentrações de O2 na água, o combate contra as algas (que gosta de [muitas] algas no aquário), são uma excelente ajuda na filtragem biológica! No meu ver apenas existem vantagens em ter plantas naturais.

 

Como é obvio as dificuldades aumentam, mas plantas de facil manutenção não abrem qualquer problema! Aconselho a leitura de alguns tópicos importantes no sub-fórum PLANTAS, e também de tiveres acesso à rubrica que existia na Aquario Magazine sobre plantas naturais. Rubrica essa que penso estar disponivel no site da NATURLINE (patrocinadora do fórum).

 

Mas para mais ajudas aconselho (como já disse) a analisares a tua água, algumas lojas fazem-no de graça e a dares uma vista de olhos pelo sub-fórum FOTOS E VIDEOS para teres uma ideia de que genero de aquario gostas e de que especies gostas. Depos de teres uma ideia é mais facil o pessoal limar as arestas do teu projecto.

 

Abraços,

Pedro Pinheiro (mr.p)

 

PS: Aconselho também a começares a ver algum equipamento básico e a ver o que tens. Filtros, Aquecedores e iluminação, podes arranjar algumas soluções em conta mas tudo depende das especies que queres manter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

estive a ver as referências dos equipamentos que tenho ali e são:

 

- Filtro: TetraTec IN400, 230v ~ 50Hz 4 W, Qmax: 400l/h

 

- Iluminação: Aquapor 230v ~50Hz 15W

 

- Termostáto: AquamaticPlus 100W 230v ~50Hz

 

que acham, servirá para manter plantas naturais?

 

Quanto ao filtro, não sei o que passa! Ele tem duas partes, a superior que é fixa e a inferior que tem dentro a esponja e permite desmontar, no entanto, a parte inferior não está a encaixar bem, conhecem algum site com esquemas dele ou alguêm terá fotografias que me possa ajudar na montagem?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quanto à montagem do filtro, tenho um da mesma gama (desactivado) e ele até se monta facilmente...Suponho que esse filtro à semelhança do meu tenha uma "base" que serve de fixação do dito ao aquário, certo?! O que tens de fazer é colocar a parte inferior da "base" e depois encaixar a superior! Simples, talvez o que estejas a fazer é tentar montar sem estar na "base" que neste caso serve de suporte ao filtro!

 

Esse filtro tem uma capacidade de bombiar água bastante razoável para esse aquário. Eu tinha um (de 800L/h) a funcionar numa tartarugueira, mas como limpava aquilo todas as semanas (já sabem como são as tartarugas...) não sei como poderá ser o seu desempenho em aquário. Mas certamente alguém já terá utilizado esse filtro e tenha a experiencia para partilhar.

 

O aquecedor tem os W necessários, mas desconheço a marca! Não tenho portanto opinião a dar...

 

A iluminação....Pois eu já estava mesmo a prever se fosse essa...O problema disso é que têm um rácio (W/L) muito baixo...Não sei até que ponto poderá ser suficiente para manter algumas plantas de mais baixa exigencia! Mas depende do que queres fazer!!! Como tas a começar provavelmente meteres-te num aquario plantado seja "muita areia". Suponho que queiras um aquario com plantas. Assim sendo eu aconselharia a tentares colocar mais uma lâmpada de 15W nesse iluminária, talvez se tirares o balastro para fora consigas encaixar ai outra! Pesquisa na secção DIY e terás com certeza alguns tópicos a explicar a como fazer isso! Com 30W já terias perto de 0.5W/L o que dá perfeitamente para manteres algumas plantas pouco exigentes. Consulta o site da tropica no sentido de saberes que plantas se encaixavam.

 

Agora é só leres uns tópicos, as FAQ que te mandei, e pesquisares sobre que especies queres(podes) manter! Ai podemos falar mais em população e quantidade de fauna e também flora que se encaixa.

 

Boa noite,

Pedro Pinheiro (mr.p)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado pela ajuda.

 

Penso que o esquema é mais ou menos esse. Estou a fixar uma base vertical à parte fixa (esta base tem 4 ventosas para a parede do aquário), mas o problema é quando ponho o recipiente com a esponja ele fica solto e não prende. Ao colocar no aquário, começa a boiar. :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

entre exames da faculdade e o aquário, já consegui montar tudo e está a funcionar à dois dias, com o filtro ligado e o termostato em 25ºC.

 

o filtro deverá ser ligado no máximo? ou devo regular a meio? E devo colocá-lo a lançar o jacto para dentro d aquário ou de forma a que fique à superfície e faça pequenas bolhas?

 

Vou ver se compro os testes de pH, nitritos e nitratos e o primeiro peixe (um limpa-vidros) e depois ponho aqui como estão a correr as coisas.

 

Obrigado pelas dicas.

 

Cumps

 

EDIT: Surgiram-me mais duas dúvidas:

 

- O aquário tem uma iluminação própria na tampa, devo encher com água até que ponto? O máximo, até não se ver a linha de água? É que com o termostato a funcionar, vai acumulando pequenas gotículas na parte da tampa...

 

- A água está a ficar com uma côr escura, meio acastanhada/ avermelhada e não sei bem do que é, alguma ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

outra coisa estranha que reparei agora é que o indicador de T, que está na parte exterior do aquário marca 30º (máximo da escala) o que é estranho pois tenho o termostato em 26º...

 

minguém me dá umas dicas?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,  

 

outra coisa estranha que reparei agora é que o indicador de T, que está na parte exterior do aquário marca 30º (máximo da escala) o que é estranho pois tenho o termostato em 26º...  

 

minguém me dá umas dicas?  

 

Cumps

 

Olá,

Nesta altura do ano é normal que a temperatura da agua esteja perto dos 30º, tens o aquario perto de alguma janela, ou apanhar os raios solares directamente?

O meu aquario está a 27º e tenho o termostato a 24-25º.

 

- O aquário tem uma iluminação própria na tampa, devo encher com água até que ponto? O máximo, até não se ver a linha de água? É que com o termostato a funcionar, vai acumulando pequenas gotículas na parte da tampa...

 

Deves de deixar pelo menos 2cm desde o nivel da água até ao fim do vidro.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sim, o aquário está perto de uma janela, não é grave estar a 30º?

 

se deixar os 2 cm o nível de água fica a ver-se do exterior, é sipost? Preferia esconder o limite da água...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, o aquário está perto de uma janela, não é grave estar a 30º?

 

Depende do tipo de peixes que tens.

Nem todos os tipos de peixes aguentam muito essa temperatura.

E tambem quanto maior a temperatura menor o oxigenio na água, o que pode provocar um desequilibria na quimica da água e os peixes podem começar a ter problemas.

 

se deixar os 2 cm o nível de água fica a ver-se do exterior, é sipost? Preferia esconder o limite da água...  

 

Só tens de ter cuidado em deixar cerca de 1.5cm entre a água e a lâmpada, e de modo a água não saltar para fora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ainda não pus plantas naturais, quero pôr mas com calma, agora vou tentar controlar a água e já tenho lá 3 peixinhos que comprei hoje, vou deixar aquilo estabilizar e depois vejo isso.

 

Não me recordo do nome da espécie, mas vou ver isso e depois ponha aqui.

 

Cumps e obrigado pelas dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ainda não me lembro e já estou a fazer confusão, não sei se comprei mollys ou platys ou outra espécie :wink:

 

Sei que lá gostei e a senhora aconselhou-me a trazer estes para primeiros peixes, são laranjas e disse-me que a diferença entre o macho e a fêmea é o tamanho da barriga. Querem dar-me dicas de como os distinguir, antes de voltar à loja para ver a espécie ao certo...?

 

EDIT: Fiz agora os testes à água e os resultados foram:

 

- pH: mais próximo do 6,4 que do 6,8

- kH: entre o 0 e o 3

- gH: entre o 0 e o 3

 

Podem comentar isto também sff e ajudar-me a perceber o significado.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

belo site! muito útil, obrigado.

 

Eles parecem-se com estes:

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_molly.php

 

de facto parecem molly, mas são laranjas e não pretos, têm a cauda com um rebordo preto...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possivelmente serão platys.

Vê se são parecidos com estes:

http://www.aquahobby.com/gallery/b_platy.php

 

De qualquer das formas nos viviparos a distinção macho/fêmea é muito fácil.

Na zona ventral do peixe, as fêmeas têm uma barbatana em forma de leque, já os machos têm um espigão.

2 minutos a olhar para eles dás logo conta :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

realmente são mais parecidos com estes, mas a minha namorada que foi comigo comprar os peixes diz que tem quase a certeza que são mollys. Tenho que lá ir ver a espécie ao certo, mas agora só depois de dia 19 que tenho um exame muito importante :wink:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.