Recommended Posts

Publicado:

Olá Alves,

já li num artigo algures (penso que foi no REEF CENTRAL) que as T5 devem ser colocadas entre 7 e 15 cm.

Bruno Quinzico - The Twin

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Publicado:

Afinal já não são as T5 mas simas T8, é porquê a calha que tenho só pode levar T8 de 30w.

Isto é o seguinte:o aquário é de 1.20x60x70 e a calha que tenho é de 2x150w com 2x actinias de 27, que é muito pouco, então quero aproveitar as calhas que vinham no aquário que vinham com lampadas de 30W, para colocar as T8, o que acham.

Cumprs

João Alves

Publicado:

Olá João,

para aproveitares a calha de origem não estás a pensar em fechar o aquário, pois não? Caso seja mesmo só aproveitar os suportes, etc, sem fechar o aquário, penso que não há problema. Se fosse a ti trocava esses suportes por suportes T5 e colocava lâmpadas T5. É que as T5 têm o dobro de luminosidade, para a mesma potência, relativamente às T8.

Um abraço

www.algareef.com

Publicado:

Não vou fechar o aquário!

Acalha é que encaixa nos rebordos laterais do aquário, e não dá para substituir os suportes, porquê a calha é de origem da Rena em que os suportes são de lado agarrados a uma ciaxa de aluminio, e as lampadas são só de 30W, e as T5 acho que não dão.

João Alves

Publicado:

As T5 não dão...mas força! sempre fica melhor...agora é uma questão de veres qual o melhor espectro para colocares...talvez mais 1 actinica e uma de 10000K.

Um abraço

www.algareef.com

Publicado:

Quanto à distância à água é o mais próximo possível desde que não fiquem mergulhadas claro. 7cm é um bom ponto de partida mas podes ir experimentando até encontrares a melhor solução. Não há um limite como nas HQI pois o perigo de aquecer a água é muito menor com essas lâmpadas que queres usar.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.