Luis Filipe Ribeiro Publicado Junho 10, 2006 Publicado Junho 10, 2006 boas, Tenho um dos meus discus com a barriga extremamente inchada, está tb mais escuro e por vezes coça-se. Tenho cá em casa o Hexamita da eSHa, devo dar-lhe? Entre dia 24 e 26 do mês passado fiz-lhe um tratamneto com este medicamento pois ele por duas vezes tinha largado um verme grande branco, desde ai nunca mais o fez mas agora apresenta os sintomas que descrevi, no restante age com normalidade, ah, e deixou de comer já hà alguns dias. Obrigado
Esgalha Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 verme grande é um nematode de certeza, e com o hexamita não vais lá (suponho que deva ser a base de metronidazol). as escamas do peixe estão levantadas? se sim, é possivel que seja hidropsia. quanto ao nematode, demora tempo a debilitar o peixe, e geralmente quando o debelita é muito rápido a acabar com ele, ao contrario dos hexamitas e spironucleus que debelitam o peixe muito mais rapidamente, mas de forma homogénea. vê se era isto? tive de tratar os meus a isto aqui a uns tempos... http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=#278869 o alho é um bom preventivo para nematodes. podes cortar ao cubinhos e dar que eles comem, ou entao comprar o garlic da seachem para lhes dar esporadicamente embebido no granulado.
Esgalha Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 perdi-me com os nematodes... relactivamente ao inchaço, se as escamas estiverem levantadas e com uma ou outra mancha vermelha no corpo é hidrópsia e cura-se com nipurfirinol. pode também ser obstipação. num caso pior poderá ser um tumor. de qualquer das formas arriscava que isso poderam ser sinais de actividade por por parte dos nematodes, que não desaparecem com medicamentos a base de metronidazole
Luis Filipe Ribeiro Publicado: Junho 10, 2006 Autor Publicado: Junho 10, 2006 boas, parecia um fio de cabelo de um branco compacto mas desde esse tratamento nunca mais vi. quanto a escamas levantadas não noto nada, aliás o comportamento dele parece normal.
Esgalha Publicado: Junho 10, 2006 Publicado: Junho 10, 2006 se fizeste o hexamita entretanto, nao deverá ser nem spironucleus nem hexamitas. podes nao o ter visto a fazer mais por coincidencia, ou pq nao saiu mais nenhum, mas nao quer dizer que nao estejam lá... ainda por cima agora o peixe ficou escuro e deixou de comer... continuo a ir com os nematodes... se quiseres experiemntar, nesse link que te dei, digo como procedi para me livrar deles, ou então espera por mais opiniões.
Recommended Posts