Dúvida Pastilhas CO2 da Sera [acho que já resolvi!]


Recommended Posts

Já estive a ler na secção DIY, embora haja lá excelente trabalho, continuo com bastantes dúvidas.

 

No Domingo passado fiz um "UpGrade" ao meu aquario e adquiri novas plantas, a maioria das plantas que tenho necessita de CO2.

 

Adquiri umas pastilhas de CO2 da "Sera"... embora tivesse lá um kit para utilizar com essas pastilhas o funcionário disse-me que daria (e ficava muito mais barato) utilizar um pauliteiro.

 

Assim o fiz, peguei num pauliteiro vazio de plastico, abri e coloquei a pastilha lá dentro e logo de seguida coloquei dentro do aqua mas aquilo encheu rápidamente de água e a pastilha desapareceu num instante. Tenho medo que a aplicação directa dessas pastilhas faça mal aos peixes!

 

Nunca utilizei CO2 antes, não sei se é normal o que aconteceu!?

 

Edit: Acho que cometi um erro grave. Esqueci de vedar a parte de baixo e entrou àgua em excesso fazendo com que a pastilha derretesse.

 

Acabei de experimentar no lavatório, vedei com fita isoladora a parte de baixo e coloquei o pauliteiro debaixo de água deixando o pequeno orifício da saída dos paulitos para cima.

 

E pelos vistos está a funcionar!

 

Tenho que arranjar uma forma de manter o pauliteiro no fundo do aqua!

 

Já não tenho dúvidas sobre o assunto! Brevemente mais um DIY ou então no tópico sobre o meu aqua coloco os passos efectuados.

Cristiano Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço esse sistema com um pauliteiro!!!!!!!!!! Normalmente usa-se o kit de CO2 completo com as pastilhas, ou então o sistema caseiro, e nada fica dentro do aquario, exepto o tubo com o difusor da ponta ou a pedra difusora no caso do sistema caseiro.

Cumprimentos

 

 

Alberto Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já tive esse sistema da sera

http://www.tropiacuariumbilbao.com/index.html

e é mesmo assim, a pastilha desaparece logo,

eu punha uma dia sim dia não.

mas acho que não dá muito resultado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

As pastilhas em principio são para utilizar no reactor/difusor da sera porque este está dimensionado para ficar cheio de CO2 a cada aplicação de uma pastilha. o paliteiro é capaz de funcionar, com mais ou menos desperdicio de CO2, mas o trabalho que dá a adaptar isso era mais bem empregue a fazer um sistema de co2 caseiro, quer pelo preço quer pela facilidade!

 

Há no fórum vários tópicos que ensinam a fazer um sistema caseiro, tanto biológico como quimico! qualquer um deles funciona e é bem mais barato que essa solução da sera!

 

Já agora: as pastilhas da sera foram desenvolvidas para aplicação no aquario. A fervura é mesmo assim e os peixes nada sofrem!

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso as pastilhas da sera num aqua de 100cm 2 em 2 dias e noto resultado tenho e que mudar a peça onde se coloca as pastilhas de sitio

 

Julguei que as pastilhas seriam para ser usadas de semana a semana!

 

Assim sendo hoje vou colocar uma pastilha de CO2 e vou procurar fazer um DIY bem documentado para colocar aqui.

Cristiano Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sendo hoje vou colocar uma pastilha de CO2 e vou procurar fazer um DIY bem documentado para colocar aqui.

 

Funciona mesmo este "difusor" feito com pauliteiro :(

 

Acabei de colocar-lo no fundo do aquário com uma pastilha de CO2 da Sera dentro.

 

De 8 em 8 segundos (aproximadamente) solta uma pequena bolha de ar...

Cristiano Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.