ajuda algas acastanhadas..


Recommended Posts

boas pessoal, tudo?

 

 

tenho andado com um problema! os meus dois aquas um de 60 e outro de 90 litros ao fim de algums dias (nao muitos porque faço mudança de agua todos os fim de semanas) aparececem umas algas acastanhas k se retiram facilmente com a mao!aparecem nos troncos e folhas das plantas! tenho os niveis de ph, gh, nitritos, nitratos, amonia.. normais, mas nao sei qual o problema! a minha questao é! i

-->sto acontece por nao ter os akuas com plantas suficientes para "comer" os nutrientes existentes aparecendo assim as algas?ou esta relacionado com a iluminaçao? tenho uma iluminaçao muito fraca(90 L 25W no de 60L 18W, no verao vou muda-la :wink: ). em relaçao a filtragem gostava de saber k kalkulos se fazem para estimar a potencia da bomba a usar.(pk talvez possa ser esse o problema mas penso k nao pk nunca tive problemas c os filtros) ajudem-me pls lol ando com este problema a cerca de 1 mes desde k montei novamente os dois akuas

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

boas pessoal, tudo?

 

 

tenho andado com um problema! os meus dois aquas um de 60 e outro de 90  litros ao fim de algums dias (não (palavra corrigida) muitos porque faço mudança de agua todos os fim de semanas) aparececem umas algas acastanhas k se retiram facilmente com a mao!aparecem nos troncos e folhas das plantas! tenho os niveis de ph, gh, nitritos, nitratos, amonia.. normais, mas não (palavra corrigida) sei qual o problema! a minha questao é! i

-->sto acontece por não (palavra corrigida) ter os aquas (palavra corrigida) com plantas suficientes para "comer" os nutrientes existentes aparecendo assim as algas?ou esta relacionado com a iluminaçao? tenho uma iluminaçao muito fraca(90 L 25W no de 60L 18W, no verao vou muda-la :wink: ). em relaçao a filtragem gostava de saber k kalkulos se fazem para estimar a potencia da bomba a usar.(porque (palavra corrigida) talvez possa ser esse o problema mas penso k não (palavra corrigida) porque (palavra corrigida) nunca tive problemas c os filtros) ajudem-me pls lol ando com este problema a cerca de 1 mes desde k montei novamente os dois aquas (palavra corrigida)

 

Obrigado

Geralmente a presença de algas castanhas indica falta de luz ou excesso de silicatos. Aumentar os níveis de luminosidade faz em geral com que estas desapareçam. Retiram-se facilmente limpando o vidro, ou sifonando a área afectada.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se aumentares a luz, aumentas a fotossíntese (desde que haja CO2), há um maior crescimento de plantas e, logo, uma maior competição pelos nutrientes.

Claro que não é assim tão linear, pois envolve concentrações de nutrientes nas proporções certas, etc., mas tens bons tópicos sobre isso aqui no forum. E só uma questao de pesquisar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao a filtragem gostava de saber k kalkulos se fazem para estimar a potencia da bomba a usar

 

Para o de 90 usa uma filtro externo de 750L/h, para o de 60 podes usar um externo de 300 a 500L/h

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu vivo aqui na zona de Alverca e acontece-me a mesma coisa.

A água da companhia está carregada de silica.

 

O que melhor que consegui até agora, passou por comprar Resina Redutora de Fosfatos e Silica da RedSea (matéria filtrante granulada , que coloquei no penultimo nivel de filtragem , antes da lã de vidro).

Sei que a Seachem tb. tem equivalente.

 

Os resultados são de facto notaveis em menos de 48H, já vês resultados. O problema é que torna-se muito caro. Gasto em resinas 30€ a 40€ por mês.

 

Estou a pensar usar uma abordagem diferente.

Como habitualmente preparo a agua da TPA em tanque à parte para dar entrada no meu aqua de Discus, estou a pensar eliminar os silicatos nessa fase. Assim a resina filtrante duraria muito mais tempo.

 

As algas castanhas são cianobactérias o que levou-me em tempos idos a cometer um erro dramático. Comprei um anti-algas que não resultou e 2 semanas depois apareceram mais cianobáctérias.

 

A solução passa a meu ver por controle com massas filtrantes ou através de fauna.

 

Alguem conhece por ai alguma outra técnica para controlar os Silcatos?

Ouvi dizer que o carbono activado é uma boa solução. Será verdade?

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.