cianobacterias


Frederico

Recommended Posts

gostaria de saber como combater as cianobacterias que me apareceram no substracto(akadama)....e em algumas folhas...acham que com red cherries eles comem aquilo tudo?

 

Cumprimentos

Frederico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Função pesquisar???

 

Os Red´s não as comem.....eu usava agua oxidenada, numa aplicação directa com seringa nas "ditas" e tive bons resultados.

 

Mas no meu caso devia-se ao facto de ter pouca circulação da agua no aqua...é preciso averiguar o porquê das cianonacterias aparecerem!

 

Abraço

A verdadeira beleza anseia por ser tocada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá, Frederico!

 

Uma forma eficiente de combatê-las é com o estolato de eritromicina. Amigo, procure uma farmácia de manipulação, com certeza lá você conseguirá o medicamento na dose precisa. O fármaco é eficiente e seguro, desde que você use a quantidade preconizada e faça as TPA recomendadas. Abaixo ensina direitinho como fazer.

 

http://aquabrasilis.sites.uol.com.br/text/...nta/cianos.html

 

No meu aqua surgiu essa "alga" (ou melhor, bactérias cianofíceas) eu usei esse tratamento e foi um sucesso. :?

 

Com relação à água oxigenada, é uma opção, mas acredito que ela seja mais adequada para o tratamento das algas petecas.

 

Água oxigenada: deve-se aplicar na área acometida pela alga, através de uma seringa. Não se deve simplesmente jogar H2O2 no aquário, a aplicação deve ser localizada. Deve-se tomar esse cuidado pois há muitos materiais oxidáveis no aquário e o objetivo é atingir as algas.Não aplique a água oxigenada sobre as Riccia fluitans, pois fatalmente elas morrerão. A dose é de 6 ml para cada 100 litros de água efetiva (descontar o volume ocupado pelo cascalho, enfeites...). O água oxigenada deve ser a de 10 volumes. A aplicação não deve ser diária, eu acho que o período mínimo (nada científico, é no "achômetro" mesmo, ) seriam de 3 dias. Não se deve aplicá-la diariamente, pois a peróxido de hidrogênio (água oxigenada) ao oxidar, libera O2, e o excesso de oxigênio na água é prejudicial. Borrife no local desejado e depois de cerca de uma hora faça uma TPA.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voto também na pouca circulação de água, se a aumentares vais ver resultados mas não a curto prazo, mas a natureza é assim lenta, e se algo ou alguém a apressar modifica tudo o resto.

 

Já agora Luiz, "PETECA" - também quero... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não ha cianobacterias...nada melhor que umas mudas de agua e um reforço da equipa de limpeza :?

 

Obrigado pelos vossos comentarios e tambem pela vossa ajuda é importante e faz tambem aprendermos alguma coisa...sim porque estamos sempre a aprender mesmo que estejamos neste hobbie a imenso de tempo que é o meu caso mas por incrivel que pareca nunca tinha tido cianobacterias...ha sempre uma primeira vez... :wink:

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

equipa de limpeza duvido um bucado porque nada pega nisso.

 

geralmente costumam aparecer quando a niveis de nitratos que promovem o aparecimento da bacteria em zonas de fraca corrente. Isto é as condições genéricas para aparecerem segundo tenho lido por ai.

 

Com as plantas a bombar em plento (e os niveis de o2 a um bom nivel) é tiro e queda para as gajas morrerem de vez :wink:, alias, para qualquer alga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais