Camarão vs Betta


Recommended Posts

Muito boa noite.

Desde já, e enquanto novo pelo mundo da aquariofilia, gostaria de saudar todos os presentes pelo excelente site e optimos artigos que cá se encontram.

Um abraço muito especial tambem a quem com tanto gosto cuida dos seus peixes quase com que se de "crianças" se tratassem!

Eu infelizmente/felizmente vim parar a este mundo sem querer. Foi-me ofertado um Betta á cerca de 6 meses, e atrás dele veio todo um investimento para com o seu proprio bem estar.

Mas o motivo que me leva a recorrer aos vossos sábios conselhos é o seguinte:

Fui "brindado" á algum tempo com camarão, aka "Camarões Macrobrachium (Palaemonidae)" (pelo menos, e confrontando as fotos desse com o meu são muito identicos) quando me deslocava do almada forum para minha casa.

Tal animal encontrava-se no chão, em terra batida, não manifestando grande prazer em estar ali (ainda n entendi como lá foi parar...).

Acontece que levei-o para casa, coloqueio numa pequena terrina com água e verifiquei que se dava bem naquele meio, deixando-o no entanto isolado.

Mais tarde, num dia de deambulação pelo forum, vim a descobrir que se tratava de um camarão e que, pelo menos suponha eu, podia cohabitar com peixes, e foi isso que fiz.

Coloquei-o dentro de um aquairo que pussuo onde se encontram ainda 4 guppies e tudo bem, viviam que era uma beleza, até que hoje...

Hoje resolvi fazer uma troca de água total, para tal coloquei os guppies num recipiente, e o camarão no aquario onde se encontra o betta, ainda a recuperar de umas maselas antigas.

Qual não é o meu espanto quando a besta do camarão se atira ao meu betta deixando-o magoado na barbatana inferior...

Assim, concluo com as seguintes questões, o camarão é efectivamente violento para com os peixes ou o que é que se passou? porque nunca atacou os gupies, por serem mais pequenos e ageis? Posso junta-lo novamente com os guppies ou é arriscado? Quando o betta finalmente recuperar, poderá cohabitar tanto com os guppies como com o camarão?

Agradeço desde já qualquer comentário que me possa ajudar.

As maiores felicidade para todos voces.

José Miguel Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pelo que parece ataca os peixes e alimenta-se destes.Isso não te come os caracois?A razao pela qual não atacou os guppies e só agora o betta é porque estes são peixes de superficie e como tal o tal "camarão" não lhes chegava....Posta uma foto para se puder identificar isso....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

o teu betta é um macho? acho que não é lá muito boa ideia colocares um betta macho com guppies machos! podes ter sorte mas às vezes pode haver lutas entre eles (começadas sempre pelo betta - que é um peixe territorial e lutador- e o guppy macho acaba sempre por ficar mal). eu tenho muitos guppies e tenho 4 bettas...3 femeas e um macho mas em aquas separados. pelo que dizem os bettas podem confundir os guppies com outra betta macho visto que são ambos coloridos e tem aquela barbatana caudal grande...

eu tive sorte com o meu betta macho era muito submisso! tava sempre na dele mas quando vieram as femeas houve problemas....

Ana Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa tarde.

 

Varez, desde já obrigado pela resposta.

Se come caracois ou não não sei, não tenho! Como disse no primeiro post dedico-me a esta vida piscicola á relativamente pouco tempo

e tive o infortunio de me cruzar com este ser!

Permite-me uma correção, embora os guppies sejam efectivamente peixes de superficie, não poucas vezes se cruzavam com o camarão sem

que este reagisse de forma violenta, ainda assim aceito a tua sugestão.

Coloco ainda fotos da fera, na esperança que alguem me diga o que vem a ser isto e se é ou não correcto voltar a junta-los.

 

Ana_Rita, obrigado tambem a ti pelo teu post.

É sim um macho, mas como ainda se encontra a recuperar de umas maselas antigas, como dito no primeiro post, ainda se encontra num aquario sozinho.

Ainda assim achas que poderá ser violento para com os guppies? Na loja disseram que não, e é um betta bastante pacifico. Pelo menos já cohabitou

com outros peixes sem que houvesses qualquer especie de problemas, ou melhor, foi ele a vitima de agressões por parte de 2 zebras!

 

Coloco então ás fotos na esperança que alguem o identifique, e aproveito para perguntar se será anfibio e até que ponto poderá voltar a viver com os guppies e com o betta.

Desde já o meu muito obrigado.

 

Pic_8565_1.jpg

Pic_8565_2.jpg

Pic_8565_3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dado a maneira como o encontraste penso que possivelmente será um lagostim de agua doce que habitava em alguma ribeira perto de onde o encontraste. tirando esta hipotese é uma especie do genero Macrobrachium sp.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jmdcfigueiredo quanto ao teu bichinho...nao é um anfibio! ca para mim também me parece um lagostim! nao sei é a especie

quanto ao betta...o que eu tinha tambem se dava bem com todos os peixes. ate esteve num aqua com escalares e correu tudo bem mas nem arrisquei junta-lo com os guppies. podes tentar! se correr tudo bem...melhor :wink: boa sorte

Ana Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não é anfibio como é que me explicam que estava na terra e ao sol quando foi encontrado, e para tirar as fotos tirei-o de dentro do aquario por pelo menos 5 minutos. No entanto não pareceu importar-se muito.

Foi efectivamente encontrado perto de uma ribeira, mas fora de água, e a cerca de 10 metros da mesma. Sendo um lagostim e não um camarão (não que isso faça grande diferença!) poderá ou não conviver com o betta e os guppies? Tem historial de ser violento e alimentar-se de peixes???

Até estar com o betta nunca tinha causado problemas, inclusivé dava-se bastante bem com os guppies, limpava o aquario e andavam bastante perto uns dos outros, sem nunca ter havido violencia entre eles... Apenas os guppies estranharam as antenas do lagostim inicialmente.

Estou a ficar ligeiramente preocupado com o animal, porque se não puder ir para o aquario onde estão os guppies, vou ter de leva-lo para o sitio onde o encontrei. Penso ser o mais correcto (Ou então faço arroz de marisco!).

Só mais uma coisa, será este ser "made in portugal"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jmdcfigueiredo dou-te a certeza absoluta que isso não é um anfíbio!! estou num curso de biologia marinha e era muito mau se eu nao soubesse o que isso era. como o Claudio Cabral disse é um lagostim de água doce.

nao sei como ele foi parar fora de água...pode ter sido para fugir a algum predador ou uma cena do género.

quanto à tua questão: "Se não é anfibio como é que me explicam que estava na terra e ao sol quando foi encontrado, e para tirar as fotos tirei-o de dentro do aquario por pelo menos 5 minutos." podias ate tê-lo deixado por mais tmpo fora de água que ele não morria! não sei se o encontraste à sombra ou não porque quanto mais baixa é a temperatura exterior mais tempo fora de água conseguem aguentar! eles baixam o metabolismo de tal forma que conseguem aguentar um dia fora de água (nas lotas isso acontece). os teus 5minutos fora de água para ele nao foram nada.

quanto a voltares a junta-lo com os guppies...tenta! eu nao sei se tinha coragem porque ele tem umas pinças muito grandes!!! mas podes tentar! se o caso der pró torto pega nele e leva-o para o sítio de onde o tiraste. deve ser "made in portugal" --> isso nao te posso dar a certeza porque nao sei a especie.

boa sorte!!!

Ana Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

amigo e o seguinte...o que se passa e que encontraste um animal SELVAGEM e como tal nao esta abituado a cohabitar com outras especies de loja( de aquario ou como quiserem).....

 

faz como entenderes experimenta juntar, separar o que quiseres mas lembra-te......ANIMAL SELVAGEM !!!!

 

 

fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais