Inicio de actividade


mestre

Recommended Posts

Ora viva.

 

6 anos apos o inicio do hobby, que já é uma mais que regular actividade ,em agua doce, cerca de 600 litro cá em casa.

passei por todas as fases, com sucessos e insucessos, mas sempre na humilde posição de aprender.

tenho um comunitário, plantado com escalares e apistos 200lts, um de 250 com discus e um com 150 lts biotopo ciclideos africanos tanganika.

aliado a isto, uma filhota com 2 anos e uma sábia esposa que tem paciencia para estas coisas.

relato este ultimo facto, pois ele é o que me trouxe aqui.

à cerca de mês e meio de férias em vila nova de milfontes, deu-nos pra aproveitar a maré baixa par mostras o fundo do mar à filhota.

anemonas, lapas, algas, peixitos , camrões, carangueijos etc.

surpresa, ou talvez não. surge a ideia: aproveitamos o aqua que está parado de 50*30*30, levamos algumas coisas e montamos um aqua para a filhota.

Asneira?

pois bem trouxemos agua,Jericam da loja chinesa de 25 litros ( 2) algumas pedritas com alga coralina, 2 camarões, varias algas e 2 anemonas: sulcata?

e alguma areia.

 

em casa tudo ao molho para o aqua.

mais duas bombas powerheda 302, iluminação calha aquapor com miseravel lampada floragrow.

 

 

resultado:

tudo sobrevive até hoje, com mudas semanas de 5 lts de agua, mais uns 3 kls de rocha viva oferecida já com novas formas de vida. e uma lampada nova actinica.

 

MAS: a seguir leitura, leitura, pesquisa e tudo mais que aqui e nos livros sempre me ajudou.

acho que não estou a dar as melhores condições ao seres que ali estão e assim vou:

Aproveitar uma aqua panoramico daqueles com o vidro arredondado na frente, com cerca de 90 litros, filtro de decantação para criar alguma coisa util.

Questões, apesar de muito ter lido aqui.

este tipo de aqua tem varios problemas:

1. a profundidade lateral não é muita apesar de o centro frente ser aceitavel.

2 como aproveitar, ou não o filtro de decantação?

3 estou apensar adquirir umescumador da red sea berlin air lift 90 chega

4 quantas bombas devo colocar e de que potencia( nota somente quero manter Corais moles e LPS).

5. iluminação, calha lifetech 100cm 4 x 36?

quilos de rocha viva quantos.

pois isto vai ficar um mini, mini reef.

 

agradeço a paciência dos que leram até aqui.

se puderem ajudar: Obrigado.

Mestre

:)(Y)

diz o tubarão para femea:

- tubaralhas-me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pelo que percebi, queres montar um recife tropical, certo? Se assim fôr, vou tentar dar umas dicas:

 

1) Se tens pouca profundidade nos lados, então aconselhava-te a colocar a rocha viva (RV) mais no centro do aquário.

 

2) Não utilizes o filtro de decantação para filtragem, aí podes colocar o termostato e escumador ou então transformá-lo num refugio de camarões da nossa costa para alimentar o aquario principar com larvas de camarão...se for assim deves colocar uma bomba de água pouco potente (tipo 300 l/h)

 

3) O escumador dá...mas penso que não seja muito fiável, já que terás de substituir a pedra difusora todos os meses...seria bom veres um escumador com principio de funcionamento "Venturi".

 

4) Se queres LPS, eu apontava para cerca de 30x o volume do aquário, ou seja perto dos 2700 l/h

 

5) Iluminação - A tua calha é de T5 ou PC, se sim e a altura da coluna de água do teu aquário não for superior a 50cm, serve muito bem.

 

6) RV - a RV nunca é demais, eu apontava para mais ou menos 15 a 20% do volume do teu aquário...isso andará à volta dos 15 kg

 

Depois ainda terás que adicionar kalkwasser...não te esqueças!

 

Boa sorte

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.