Recommended Posts

Publicado

Antes de mais chamo-me Pedro e tenho 27 anos, os meus sinceros parabéns a este extraordinário forum, já passei aqui muitas horas desde que me inscrevi à pouco tempo, o bichinho da aquariofilia já vinha crescendo e agora foi de vez, ontem "perdi" a cabeça e comprei o meu primeiro aquario, um Aquapor de 100/30/40, não sei se devia ter começado por um mais pequeno mas este pareceu-me um tamanho mais "agradável".

Como não gosto de fazer perguntas do tipo, comprei um aqua e agora, estive a pesquisar bastante sobre equipamentos, peixes, plantas e tudo que involve um aquario, não sei se cometi já um erro pois adquiri só o aquario e não um kit, ou seja vou ter de comprar o restante equipamento peça a peça, ora o que eu tinha pensado comprar era isto:

Filtro Exterior Eheim 2211

Calha com duas lampadas de 39w ou 55w(ainda não sei bem)

Um aquecedor de 150w

Um termometro

Bomba acho que não será preciso

CO2 para já não me vou meter nisso...

Em termos de fauna tinha pensado nisto:

Equipa de limpeza (Otocinclus affinis, caridina japonica, coridora)

Tetra Neons

Guppys

Platy

Eventualmente Red Cherrys

Em termos de flora ainda tenho muitas duvidas, pensei em fazer um tapete de Eleocharis parvula mas não sei se me vou meter nisso, de resto um musgo de java num tronco que penso lá por, e talvez uma valisneria mas como disse ainda vou estudar melhor a flora. Ainda tenho também de escolher um substracto.

Agora a minha questão é: acham que estou no bom caminho? Em termos de equipamento por exemplo e de escolha de fauna e flora.

Agradecia a vossa opinião e eventuais sugestões.

Desde já muito obrigado!

Publicado:

Boas

Desde já os meus parabéns por teres entrado neste maravilhoso mundo que é a aquaiofilia (ou deverei antes dizer "vicio2 :P ).

Não fizeste mal nenhum em adequirir só o aqua em vez dum kit, uma vez que normalmente estes estão subdimensinados para o aqua com que são vendidos (é o meu caso comprei um kit todo catita, e agora arrependo-me de não ter comprado um aqua separado e o resto depois, assim ando constatemente a tentar convencer o meus pais para me deixarem ter um filtro novo :crazyeyes: ). Agora vamos ao que te interessa bowdown .

As tuas ideias para o aqua não estão nada más, só tenho que te chamar a atenção a um pormenor: não mistures guppys e platys com neons, corys e Otocinclus pois as suas nessecidades de água são bastante diferentes (os guppys e platys nessecitam de águas com um pH alcalino e água dura, e os neons, corys e otocinclus de águas moles e ácidas).

Com os neons começa por pôr um minimo de 5 individuos para que se comece a formar um pequeno cardume.

Quanto às calhas, se tencionas montar um plantado aconselho-te as duas de 55w uma vez que terás uma medida de cerca de 1w por litro.

Bomba - se te tás a referir a uma bomba de ar acho que não vais necessitar.

Espero ter ajudado :crazyeyes:

Cumps

Publicado:

Obrigado pela ajuda, vou ver melhor a fauna então :) , e era a bomba de ar que eu estava a falar

Publicado:

acho que devias ter comprado um filtro mais forte para esse aquário. esse é capaz de ser insuficiente. está mesmo no limite dos limites.

bomba de ar só podes dispensar se tiveres a superficie bem movimentada. a saida do filtro tem de ficar perto da superficie para remover ligeiramente a água.

boa sorte :)

smflogo.gif
Publicado:

ah bom :)

então compra maior. a água tem de passar suficientes vezes por hora no filtro, para transformar a amonia e nitritos que possa ter dissolvida, em nitratos. se a água toda do aqua´rio nao passar 3 ou 4 vez por hora, pelo filtro, o mais provavel é a amonia e os nitritos começarem a acumular e atingir niveis toxicos. eu ia para um 2222 ou 2224

smflogo.gif
Publicado:

ok, vou ver isso então, obrigado :)

EDIT: um Filtro HAILEA HF-150, será que vale a pena? são bons? é só mesmo por causa do €€€...

Publicado:

Boas

ontem "perdi" a cabeça e comprei o meu primeiro aquario, um Aquapor de 100/30/40, não sei se devia ter começado por um mais pequeno mas este pareceu-me um tamanho mais "agradável"

Fizeste bem ... é um aquário bom para iniciar o hobbie ... se fosse muito pequeno iria te trazer maiores dificuldades, assim tens mais margem de manobra, mais margens para erro.

não sei se cometi já um erro pois adquiri só o aquario e não um kit

Fizeste bem outra vez ... :) (começas bem, hehehe) porque normalmente os kits nunca trazem aquilo que queremos ... em termos de iluminação principalmente ... apesar de serem um pouco mais em conta existem coisas que não te vão servir e depois fica sempre mais caro porque vais ter que substituires por outras.

Filtro Exterior Eheim 2211  

Calha com duas lampadas de 39w ou 55w(ainda não sei bem)  

Um aquecedor de 150w  

Um termometro  

Bomba acho que não será preciso  

CO2 para já não me vou meter nisso...

Filtro - não ia para esse filtro ... o filtro é como o "coração" do aquário, tem de ser uma boa aposta ... no minimo escolheria o Eheim 2213 que faz 440L/h , e que leva mais massas filtrantes que o 2211.

Calha - Tens de saber o que queres fazer no teu aqua ... só depois escolhes a iluminação adequada ... se quizeres um plantado(com plantas exigentes, vermelhas por exemplo) tens de ter forte iluminação, ou seja optava por exemplo por uma calha 2x55w da Lifetch. Se quizeres plantas menos exigentes, como por exemplo anúbias, vallisnérias, fetos e musgos de java, etc ... Chega bem 60W ...

Aquecedor - Pode ser o de 150W como um de 100w.

Bomba - Desnecessário

CO2 - Tens de te meter se apostares em forte iluminação ...

pensei em fazer um tapete de Eleocharis parvula mas não sei se me vou meter nisso

Vê lá a iluminação ... requer boa iluminação ...

acham que estou no bom caminho?

Acho que sim... pelo menos estás a perguntar antes de comprar ... e pareces ter um conhecimento minimo daquilo que vais fazer ...

Cumprimentos

Filipe Santos

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Publicado:

Obrigadão pelas dicas, achei melhor saber a vossa opinião e parece que fiz bem porque já ia fazer asneira no filtro :D , vou então comprar o material e depois pôr mãos à obra :wink:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!