diego Publicado Maio 6, 2006 Publicado Maio 6, 2006 boas, já tou farto de fazer tratamentos e de gastar dinheiro em medicamentos para dar cabo de parasitas intestinais e das guelras dos meus discus. Sinceramente já não sei o que fazer, espero que alguém me dê alguma luz. tenho 6 discus num aqua de 160L Filtro: Eheim 2028 profissional II 29ºC pH 7.0 No3: 0.0 tirei 60L e o aqua ficou 100L( para que fosse mais eficaz o tratamento) tinha prai 20 kg de areão retirei uns 15 kg, fiquei com uns 5kg. Fiz um tratamento com Zipyran 5 pastilhas(250mg) para 100L e fiz uma TPA 5 dias depois. Não notei melhoras significativas. Durante o tratamento quase todos os meus discus ficaram com fezes brancas e transparentes,por isso quando acabou o tratamento com zipyran fiz tratamento com flagyl durante 6 dias 2 pastilhas de manhã e duas à noite. Dois deixaram de comer e ficaram escuros.Os outros todos melhoraram, mas 5 dias depois estavam novamente com fezes brancas. Agora ando a fazer tratamento com Zipyran já vai no 4º dia e ainda têm a respiração acelerada. Tenho já 2 discus meios magros por já não comerem à mais de uma semana. Estou a pensar seriamente em injectar papa caseira com um pedacinho de flagyl utilizando uma seringa. O que posso fazer mais para dar cabo dos parasitas ? Formol será que vai resolver o problema? Estes parasitas das guelras parecem que já se tornaram imunes ao parazinquantel porque em Janeiro fiz um tratamento e logo no 2 dia os discus respiravam normalmente. Agradeço desde já a ajuda dos mais experientes
Luis Dias Publicado: Maio 6, 2006 Publicado: Maio 6, 2006 tenho 6 discus num aqua de 160L Oi, Suponho que grande parte do teu problema está aqui. Se usares como regra, no minimo 50L para cada peixe, evitas muitos stresses.(teus e dos peixes) É que não adianta de muito andares a cura-los se depois os mantens nessas condições. Eles vão voltar a adoecer. Luis.Dias [/b]
Esgalha Publicado: Maio 6, 2006 Publicado: Maio 6, 2006 depende do tamanho dos discus.. e apesar de 160 litros ser muito pouco para 6 discus adultos, nao quer dizer, que os peixes tenham de andar sempre com parasitas.. as fezes são filamentosas ou sao tipo isto: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=42598
diego Publicado: Maio 6, 2006 Autor Publicado: Maio 6, 2006 boas, são filamentosas e transparentes. O discu maior que tenho neste aqua tem cerca de 10 cm, os outros todos tem menos. não (palavra corrigida) quer dizer, que os peixes tenham de andar sempre com parasitas.. Pois é. Conheço uma pessoa que tinha até não há muito tempo num aqua de 100L, 24 discus com cerca de 12cm. Estiveram lá uns 5 meses e sem nenhum problema. Cresceram que foi uma loucura. E com TPA's cada 15 dias. Os meus com TPA´s cada semana e com todos os medicamentos que deito só arranjam problemas. Hoje estive a pensar e a única coisa que poderá estar a lixar isto são as minhas TPA's. A minha água da torneira sai cerca de 7.0/7.5 dependendo. Tenho turfa no filtro pa baixar um pouco o pH e ao final da semana antes de fazer uma TPA anda á volta de 6.0/6.5(dependendo da quantidade de água que troquei no inicio da semana). E não uso nenhum condicionador. Apenas deito aquasafe e vai directamente para o aqua. Por isso o pH que está no aqua anda á volta de 6.0/6.5 sobe um bocado com a entrada de água da torneira a 7.0/7.5. Por isso todas as semanas eles andam pra cima e pra baixo com o pH. Isto stressa bastante, provocando o infraquecimento do sistema imuniológico com que faz que sejam presas fáceis para parasitas. Acham que esta pode ser a causa destes problemas todos?
Esgalha Publicado: Maio 6, 2006 Publicado: Maio 6, 2006 insiste no flagyl. Faz o flagyl na água, nas proporçoes indicadas no post do rui ferreira. e mete um beco na comida tambem. lá porque esses 24 discus sobreviveiam, nao quer dizer que tivessem condições... nao é só a quimica da agua que interessa. sao peixes grandes, territoriais, por isso nao acho correcto mante-los num molho desses. O espaço é tao importante como a quimica da água, a alimentação etc etc. eu tenho 4 em 300 litros e acho apertado. o casal dominante tem um canto, um deles tem outro canto, e outro está ao meio, e mesmo assim andam sempre a solha... para alem de que dao duas barbatanadas e estão no outro lado do aquario. o espaço que lhes forncemos já e tao pequeno, por isso nunca devemos abusar na quantidade de animais que metemos num aquario...
Recommended Posts