Resultados das análises 1ª semana. E agora?


Recommended Posts

Olá.

15L, água doce a 22ºC, filtro biológico de fundo, 2 Carassius sp., decoração toda artificial, montado há uma semana.

Agora:

pH - 7,6 (demais?)

KH - 50 mg/L (pouco?)

NH3 - 1,2 (compreensível para 1 semana?)

NO2 - 0,3

 

Acham que devo baixar o pH? Como?

Faço normalmente apenas uma TPA de cerca de 20%?

 

Agradeço ajuda e se faltar alguma coisa, p.f. peçam.

Obrigado

 

José Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 carassius sp num aquário de 15L e nh3 a 1,2???? :D :?:P

 

José, desculpa mas começaste na aquariofilia com o pé esquerdo :(

 

Alguns erros:

-Tamanho do aquário. 15L além de ser muito pouco para manter peixes é um "terror" para manter equilibrado e em condições. Deverias ter escolhido um aquário maior, são bem mais fáceis de manter em condições.

 

-Muitos peixes! Os carassius ficam enormes! E logo 2 num aquário desses!

 

-Apenas uma semana... só com uma semana o aquário nem teve tempo de ciclar e daí os valores elevadissimos de nh3 que estás a registar. Só para teres uma ideia valores acima de 0,5 são perigosos e acima de 1 são potencialmente mortais! Esses teus peixes só não morreram ainda porque são muito resistentes.

 

Coisas a fazer:

-Diria que uma TPA de 50%... mas isso com esse aquário vai ser prato do dia.

-Retirar os peixes daí quanto antes... Conseguir devolvê-los à loja seria o ideal.

-O filtro de fundo é uma tanga... é optimo para teres problemas sérios no futuro, devias ter um filtro interno, se bem que em 15L é dificil encontrar um filtro interno decente.

-Arranjar um aquário maior... idealmente 60L mas se puderes maior tanto melhor, os peixes agradecem. Se não puderes arranjar agora um aquário e na loja não te aceitarem os peixes de volta tenta comprar uma daquelas caixas de arrumação de plástico... levam quase 200L e fazem um aquário de "emergencia" espectacular.

 

Só me resta desejar-te boa sorte, vais precisar de toda a que encontrares para manter esses pequenos vivos.

Qualquer duvida suplementar avisa... e não leves a mal a descasca, é preferivel saberes já com o que contar que veres os peixes a morrer sem saberes porquê.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José

 

Eu também tenho um aquario de 15 L mas apenas mantenho um Betta com um filtro interno e mudo 50% de água a cada 5 dias.

Experimenta devolver os peixes e adquirir um betta. Podem não ser tão resistentes á toxicidade, mas penso que se aguentam um pouco melhor num aquário desses, que dá muito trabalho a manter.

E não tentes pôr mais que um peixe aí, seria desafiar muito a resistência deles...

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa para que fiques a saber.

É um erro ENORME pensar que os peixinhos dourados são bons para esses aquários pequenos. Eles só se aguentam porque são muito resistentes...

Podias exprimentar pôr praí uns 5 zebras, se tiveres um bom filtro, mas claro, isso só resulta na primavera/verão. No inverno terias de ter água aquecida.

 

Abraço e boa sorte..

 

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois.

Após TPA de 50% a amónia desceu para metade (lógico, não?).

Neste momento não tenho possibilidades de arranjar uma aqua maior nem a loja vai aceitar os peixes (nem experimento a pedir!).

Das duas uma: a) "sacrifico" os peixes em prol da completação do ciclo do azoto de forma natural e depois adquiro só um quando já estiver estabilizado ou então b) ofereço um deles a uma amiga e tento estabilizar o meu apenas com 1.

O facto é que, à presente data, qualquer dos dois aparenta óptimas condições (vitalidade, aspecto, hábitos alimentares bons e regulares, etc.)

De facto, gostaria era de manter os 2 :wink: , tentando optimizar o meio com mais TPA's...

Não sou casmurro nem falo em scrificar os bichinhos de ânimo leve.

Masi alguma opinião que me ajude a dicidir?

Obrigado

José Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coisa passa-se mesmo como o Nuno Antunes disse, penso não haver mais a acrescentar...

 

.- recomendo retirares esse filtro de fundo e colocares um interno ou cascata

..- recomendo "emprestares o outro a algum amigo e entretanto quando completares o cilclo experimentar colocar o amigo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto, gostaria era de manter os 2  :P , tentando optimizar o meio com mais TPA's...  

Não sou casmurro nem falo em scrificar os bichinhos de ânimo leve.

Masi alguma opinião que me ajude a dicidir?

Obrigado

José Medeiros

Para perceberes o porquê de eu dizer que não dá:

http://www.fishbase.org/Summary/speciesSum...auratus+auratus

 

59cm... 3kg de peso... não é bem um peixe pequeno pois não?

 

abraço

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já para não falar dos mais próximos das carpas, que por vezes vejo em aquários que não são assim tão pequenos, e ainda assim são peixes próprios para lagos...

As carpas originais têm várias decadas de vida e podem chegar a atingir bem mais de 20 kg ( :!: )

Sempre adorei a pesca desportiva de carpas =) pena que o meu record pessoal foi uma carpita de 3 kilitos e meio. Mesmo assim deu muita luta.

Ainda lá deve estar na barragem a crescer e a ganhar experiência.

São peixes bem espertos quando crescem... Dificeis de apanhar

:P

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rendido às evidências :P:cry::cry:

Obrigado.

Por enquanto vou oferecer um e tentar manter o outro. Quando tiver condiçõ€s, parto para uma solução mais definitiva.

Desculpem a ignorância bang

Até um destes dias e obrigado.

José Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ignorância não!

Uma pequena falha de conhecimento. :P

Quando se está a começar é impossível saber certas coisas.. Especialmente quando o mercado de aquariofilia habituou o senso comum a certas coisas.

Boa sorte com esses peixes, e faz mais pesquisa! =)

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.