Projecto OinqDaCosta 1800Litros? Temperatura???


Recommended Posts

Como já alguns de vós sabe, está a sair do mais recondito canto dos meus sonhos um projecto para o aquario que será incluido na casa que vou construir...

 

Será um aquario da costa atlântica Portuguesa, ( vou tentar recriar um fundo caracteristico da Ilha da Berlenga ou Farilhão ). Terá uma capacidade de 1200 litros no aquario [ 2500 x 800x 650 (600 de altura de agua)], e ainda uma sump de 950 litros brutos ( 1285 x 1080 x 685 ) um Contentor Domplex Ref. 580 que será incluido numa divisão criada especialmente para o efeito( casa das maquinas do aqua :) ), na garagem, quer seja um piso exactamente abaixo, ou na divisão do lado. Conforme o projecto da casa tenha garagem na cave ou na lateral da casa.

 

Como é lógico, venho partilhar este projecto convosco, querendo tambem MUITOS comentarios vossos com melhorias no projecto, assim como ideias adicionais...

 

 

Ora eu estimo 1200 litros no aqua mais uns 600 litros na sump ficaria com uns 1800 litros no sistema.

 

:D Pergunta 1 - Quanto pensam que tenha de colocar de bomba na entrada do agua saido da sump? se respeitar as correntes dos reefs, terei de considerar um turnover de 10 ou 20 x. 10x serão uns 18 m3/h, 20x serão uns 36 m3/h. Mais, adicionalmente terei de colocar umas powerheads? ou resulta colocar umas 4 bombas de retorno da sump em 4 locais diferentes de 8 ou 9 m3/h?

:) Pergunta 2 - o que sugerem para tirar a agua do aqua para a sump? Já li tanto que estou cada vez mais confuso, embora esteja tentado para a coluna seca, ocupando uma lateral do aqua...

 

 

Mais tarde colocarei esboços do que penso que venha a ser a coisa :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

tem atenção numa coisa. A nossa costa tem agua a 15º e é dificil manter agua a essa temperatura no verão. Com essa litragem vais te tornar num exelente cliente da EDP.

 

1ª questão

 

aponta para uns 30x. Utiliza só uma bomba de retorno e complementa com bombas de circulação pois o consumo em wts é muito menor.

 

 

coluna seca

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem atenção numa coisa. A nossa costa tem agua a 15º e é dificil manter agua a essa temperatura no verão. Com essa litragem vais te tornar num exelente cliente da EDP.

 

Eu ia apontar para os 18 graus, pois é a temperatura aqui em Peniche, na primavera. Mas na realidade a agua do mar na Berlenga anda sempre por essas temperaturas, seja verão ou inverno...

A ideia da cave é por ser sempre fresca, o que ajudava na coisa... :D Preciso de mais um brainstorm...

 

 

 

1ª questão

 

aponta para uns 30x. Utiliza só uma bomba de retorno e complementa com bombas de circulação pois o consumo em wts é muito menor.

 

e utilizaria uma bomba de retorno de quanto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

curiosidade estatistica:

 

Agua da praia, hoje, recolhida a 3 metros de fundo - 16.5º C

 

Agua da praia , em Agosto do ano passado, recolhida quase na margem da praia, 1 metro de profundidade - 23º C

 

 

Se os animais pro fundo a 20 metros chegam a ter 10º C, enquanto se tiverem a comer na rebentação, podem ter 19º C...

 

 

Será que os 1800L no aquario vão aquecer assim tanto? tenho uma media de 20º C na sala no verão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficas com a temperatura ambiente + o calor gerado pelas luzes e qq equipamento q tenhas na agua. O qto calor é q n sei indicar mas mais uns graus é certamente, por isso ou tens uma sala fria em q de verão a temperatura n suba muito e q com o aquecimento adicional do equipamento n a faça subir para valores q te obriguem a por arrefecimento ou n vai ser facil fazeres isso sem ajuda de arrefecimento. E depois tens o inverno em q a temperatura ambiente desce logo se a sala é fria o suficiente para o verão no inverno deves precisar de lhe por uma botija de agua quente na cama á noite para o aqua n se constipar.

 

Penso eu de que... :)

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem salgados não é o meu forte.

Também confirmo que a água da berlenga tem mais ou menos essa temperatura, e no verão até sobe uns bons graus, não creio que prejudicasse muito os peixes, mas no inverno, de facto, numa cave, é provável que a temperatura desca considerávelmente. Mas isso é uma quetão de experiência, e se verificares que cumeça a descer muito, também não demoras muito tempo a arranjar aquecimento.

(humilde opinião)

 

Já agora, uma vez que ficas quase com um oceanário em casa, podias pensar abrir visitas ao público. :wink:

 

Abraço

Sam Lopez

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu problema é o quanto pode aquecer e não o quanto pode arrefecer... pois a berlenga chega a ter 10ºC ( já lá mergulhei assim ) agora penso que vá subir dos 18ºC e aí vou precisar de arrefecimento :wink: a não ser que vá para especies intertidais ( zona das mares )...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a cave for bem fresca mesmo no verão e se tipo a luz por exemplo estiver com aueles suportes que levantam um pouco pode ser que não precises. E também com esse volume todo não sei se aquece assim tanto :wink:

 

Abraço

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E também com esse volume todo não sei se aquece assim tanto  :P

 

Ora ai está... isso é o que eu penso :wink: o problema é que este volume todo se aquecer... para arrefecer :lol: :D :? :?

 

 

Por isso pedi opinião da malta dos salgados... sei que há ai pessoal com salgados da costa, e gastaria de ter as opiniões deles :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem verdade, e com esse volume tanto o aquecimento como refrigeração fica com preços quase dignos de record.

 

Devias pôr o post nos salgados, assim havia mais gente para ajudar.

 

Boa sorte quero ver isso a andar =)

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de controlo de temperatura, tudo depende do tipo de seres que queres lá meter...

 

Se forem espécies intertidais, tenho anemonas saudáveis, camarões, mexilhões (constantemente comidos por um caranguejo das trevas), um góbio e o dito caranguejo maléfico, a 25º, e chegaram a tar a 28 no pico do verão. A piscina onde apanhei a maior parte desta malta marcava uns saudáveis 30 graus quando os apanhei.

Já tenho o aqua à mais de um ano e a única chatisse são algas à brava (fruto da doideira da alimentação), porque só dois turbos e um chiton é que se andam a aguentar com a temperatura.

 

Tenho tudo iluminado por 130 watts de PCs.

 

Para espécies de fundo, em mar aberto, vais mesmo ter de manter a temp abaixo dos 15 graus. Os peixes, principalmente, e echinodermes não aguentam mais que isso por muito tempo. Mas, por sorte, também te podes cortar muito mais na iluminação.

 

Se é uma cave fresca, pode ser que te safes com um mínimo de refrigeração, usando algusn truques.

 

Usar a iluminação apenas suficiente para se verem os peixes e permitir o crescimento das algas de profundidade.

Usar bombas de circulação externas, em closed loop, para que os motores não dissepem calor para a água.

Usar um refrigerador pequeno apenas enquanto as luzes estão acesas

Usar ventoinhas sobre a fuperfície para aumentar a evaporação.

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta dos salgados, se não colocar aquecedor, nem refrigerador, que temperatura acham que venha a ter na agua?

 

As temperaturas em peniche não são tão altas como no resto do país. A maior parte do verão duvido que venhas a ter problemas a não ser que tenhas o aquário numa localização muito batida pelo sol e pouco "arejada" pela "magnífica" nortada sempre presente nessa época.

Poderás eventualmente ter problemas com dias de pico extraordinários mas pelo menos em agosto não me lembro de grandes temperaturas em peniche.

Normalmente um aquário dessas dimensões não aquece logo às primeiras subidas de temperatura do ar, são precisos alguns dias seguidos de calor e também não me lembro de ver muitos dias seguidos de temperaturas altas em peniche.

Talvez te aguentes bem com ventoinhas até porque nem vais precisar de ter muita iluminação.

 

Um refrigerador é a melhor solução e como vais poupar na iluminação penso que seria uma opção a considerar.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que em tempo quente, a sala fica com os cortinados corridos...

 

é... em Peniche a temperatura raramente desce dos 15 e sobe dos 22 ou 25... e não nos podemos esquecer que prai um terço da agua vai estar na cave, à sombra... tou a pensar que me safo... mas não quero nada, meter-me nisto e depois chegar a conclusão que devia ter comprado uma mesa de snoquer que era mais barato... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás a comparar esse projecto com uma mesa de snoker acho que devias fazer contas primeiro... porque para um projecto desses o valor da mesa de snooker não chega nem para a iluminação hehehe.. ainda não tens esboços ?

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

ya, atrasado mental :lol:

 

se bem que se apoderou a possibilidade doutro projecto mais pequeno

aí uns 700 Litros na possibilidade de não construir ainda a casa e ter de excutar nesta mesma casa onde moro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais