Pedro Ferrer Publicado Abril 28, 2006 Publicado Abril 28, 2006 O meu aquário (200L + sump) tem cerca de 16 meses. Quando o comprei, decidi comprar um escumador Tunze, no entanto, a gordura que se acumulava no comparttimento onde estava inserido na sump, sempre me intrigou... apesar de ser normal, diziam uns, algo se passa diziam outros... Bom, desde Janeiro/Fevereiro que não tenho peixes no aqua. Decidi economizar e juntar para uma calha HQI a ser comprada no final do ano. Entretanto propus-me a reduzir os fosfatos. Para tal incrementei para 30L nas TPA's semanais, contra os 10L que fazia. Decidi apostar no incremneto de macro algas na sump e reforçar a equipa de limpeza (ainda desfalcada)... de modo a reduzir a quantidade de algas presentes no meu aquário. Ultimamente têm surgido escumadores DIY bastante interessantes nos sites nacionais, com fotos bastante interessantes. Devido a essas fotos, perante a quantidade de porcaria retirada, percebi que o meu escumador era fraquito... pouca ou nenhuma espuma, a que havia era branquinha e algum líquido amarelado. Perante isto, pensei em trocar de escumador e atrasar assim a compra da minha calha, fazer um DIY, mas percebi que afinal não fica assim tão barato... ou então brincar com o meu! Foi o que fiz. Sentindo que a bomba do escumador (840L/h) estava a ser sub-aproveitada, pois a entrada de ar estava cerca de 50% da sua capacidade, pois se abrisse mais, rapidamente o copo ficava cheio de água... O diâmetro do pescoço do copo original tem um diâmetro de 54mm. Fiz um copo com diâmetro de 180mm e o pescoço com 100mm (quase o dobro do original). Abri a válvula toda e durante uma semana o escumador apesar de o aquário não ter peixes, nunca tirou tantos resíduos sólidos como então. A gordura não apareceu durante essa semana... Ao fim dessa semana, percebi que ainda podia fazer melhor. Fazer com que a água proveniente do aquário entrasse directamente no escumador. assim fiz... nunca o meu escumador funcionou tão bem! Yuppie! Em funcionamento: 1h30' de funcionamento 12h de funcionamento 24h de funcionamento 48h de funcionamento Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Recommended Posts