discu com problama na bexiga natatória


Recommended Posts

Oi

 

Necessito ajuda...

 

Tenho um Disco White pigeon que está de cabeça para baixo faz 4 dias.

No 1º dia pu-lo em sulfato de magnésio durante 24h ao qual o peixe não respondeu tendo visivelmente piorado , passando a estar de lado á tona de água.

Resolvi então pô-lo em solução de antibiótico (nifurpirinol) Sera Bactopur Direct, no qual está há 3 dias, com 7 a 8gr de NaCl para ajudar na regulação osmótica.

O peixe não está a responder ao tratamento sendo que apresenta sinais de infeção bacteriana externa pois tem as barbatabas a apodrecer se bem que têm estado fora de água durante bastante tempo.

Estou a pensar em limpar tudo e entrar com metronidazol, mas estou inseguro pois o peixe já perdeu a noção de espaço e alguma força.

 

Aqua 50l

PH 7

temp 27º

GH 2

KH 2

TPA todos os dias 50%.

 

Aguardo opiniões

 

sintratotta0032xv.jpg

sintratotta0019fg.jpg

 

Lamento as fotos mas não tenho melhor..

É só para dar a noção

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me cheira que o metronidazol faça alguma coisa. pois não me parecem parasitas. poede ser alguam infecçao bacteriana de algum orgão...

 

há outros antibióticos seguros que podes aplicar na agua...

 

eu com baytril tive bons resultados com columanris, mas não sei se será o mais indicado para o teu caso.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o problema dele deve ser com a bexiga natatória. Penso que deverá ser díficil a sua recuperação, pois o peixe já não consegue "afundar".

 

Contacta o Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Esses problemas são, normalmente, provocados por infecções bacterianas na "valvula" de expulsão do excesso de gás da B. nadatória.

Se os antibióticos não fizerem efeito rápido terás de tentar uma manobra de recurso:

 

- Arranja uma seringa e retira a agulha (de seringa/furada)

Informa-te da anatomia do peixe para saberes o preciso local da

bexiga nadatória.

 

Quando te encheres de coragem:

 

- Molha um pano, saca o peixe da àgua e embrulha-o no pano

molhado.

Na zona da b. nadatoria introduz a agulha, ligeiramente em diagonal

de forma a passar entre as escamas, e perfura a bexiga.

Espera uns segundos que o ar saia.

 

Normalmente os peixes com este problema continuam a comer mas como não conseguem afundar :) .

Se o peixe voltar a comer alimenta-o com comida medicada com antibiotico, por expl. Tetraciclina.

Boa sorte.

JPM

 

Ps-> è uma actuação arriscada mas se não agires rápido ele vai juntar-se

ao criador :) .

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado a todos pelas respostas, mas o peixe foi-se esta noite.

 

Esgalha a intenção de usar o metro não era só para os parasitas mas por ser um antibiótico para bactérias anaeróbicas e o peixe JÀ estava noutro antibiótico.

 

João essa seria a próxima tentativa mas não tive tempo e o peixe estava ainda na quarentena... de facto já o fiz com um Oscar adulto e deu resultado.

Por outro lado a bexiga não me parecia tão inchada assim para ter esse tipo de intervenção..enfim menos um... :wink:

 

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais